Com três vencedores diferentes, campeonato principal vê empate triplo entre Muller, Hahn e Paludo na liderança
A temporada 2022 da Porsche Cup coroou no Velocitta Enzo Elias como o terceiro vencedor diferente em três corridas da Carrera Cup. Após a prova de sábado, o sinal mais emblemático da competitividade em alta na divisão profissional da categoria dos carros de competição era ostentado na tabela de pontos, com um tríplice empate entre Miguel Paludo, Marçal Müller e Christian Hahn na liderança do campeonato.
Já pelos subcampeonatos os dominantes na abertura do campeonato em Goiânia seguem reinando. Tanto Lucas Salles na classe Sport quanto Lineu Pires na Rookie lideraram os treinos livre e classificatório e todas as voltas em suas divisões, mantendo 100% de aproveitamento.
Na Sprint Challenge o panorama é bastante parecido. Raijan Mascarello converteu pole em vitória depois de um pega disputadíssimo nas voltas iniciais. Ele é o terceiro vencedor diferente em três corridas no ano. Já nos subcampeonatos os poles lideraram praticamente de ponta a ponta e venceram pela primeira vez em 2022. Guilherme Bottura fechou a corrida em sétimo para vencer na Sport; Gustavo Zanon em 14º e levou o triunfo na Rookie.
Com a vitória na Challenge, Mascarello subiu para a liderança do campeonato, com apenas um ponto de vantagem sobre Nelson Marcondes.
Neste domingo acontece mais uma corrida de cada categoria, começando pela Carrera Cup com largada às 13h. Os lastros de performance serão redistribuídos de acordo com o ranking da tabela de pontos.
As corridas
Carrera Cup
Werner e Hahn foram além do limite na primeira freada da prova. O #26 ainda sofreu um toque do pole e, com isso, Enzo Elias e Miguel Paludo assumiram as duas primeiras posições na largada.
No complemento da segunda volta, o top5 indicava: Elias, Paludo, Müller, Hahn e Neugebauer.
Na terceira volta, Alceu Feldmann colocou o carro de lado na subida da Caipirinha e passou Georgios Frangulis pelo nono lugar.
Na sexta volta, Hahn atacou Muller na primeira curva e trouxe junto Werner para a briga pelo terceiro lugar. O #26 percorreu toda volta colado no #544, até que desenhou habilmente a manobra para assumir a terceira posição aplicando um “xis” clássico na tomada da curva 1. Logo atrás, Werner perdeu rendimento e foi obrigado a recolher o carro #8 para box com falha no motor.
O pega pela liderança na Sport era bonito também, envolvendo Franco Giaffone, Frangulis e Lucas Salles -este, em oitavo, era o líder na divisão. Em 11º, Lineu Pires havia liderado todas as voltas na classe Rookie.
A 10 minutos da abertura da volta final, Hahn alcançou Paludo e passou a pressionar o piloto do Porsche #7. Logo atrás, Pedro Aguiar ultrapassou Müller para ser quarto.
Na volta 12, Giaffone passou Frangulis para ser nono e vice-líder na Sport.
A corrida entrou na fase final com as posições inalteradas. O destaque era Alceu Feldmann tentando tirar a diferença para Müller a fim de tentar lutar pelo quinto e último posto no pódio. Mas não houve tempo para ataques.
Vitória para Enzo Elias, o terceiro vencedor diferente em três provas com o novo carro da Carrera Cup. Paludo, Hahn, Aguiar e Muller completaram o top5. Na Sport, nova vitória para Lucas Salles, 100% em 2022. Quem também sustenta aproveitamento perfeito é Lineu Pires, até aqui imbatível na classe Rookie.
Após a cerimônia de pódio, Enzo sorteou o número 7, determinando a respectiva inversão do grid para domingo. Assim, Renan Pizii larga na pole a prova de encerramento da etapa 2.
Sprint Challenge
O pole Raijan Mascarello segurou a dianteira, enquanto Daniel Correa saiu de terceiro para segundo na primeira curva. Marcio Mauro escapou no fim da reta, enquanto Caio Castro protagonizou salto incrível de 12º para quinto.
Correa passou Mascarello na reta Oposta para assumir a liderança e depois Mohr também deixou o #80 para trás. Em incidentes separados, Josimar Junior, Nasser Aboultaif e Ricardo Fontanari escaparam na segunda volta.
Com o pelotão estabilizado, o top5 mostrava: Correa, Mohr, Mascarello, Marcelo Tomasoni e Castro. Em sétimo, Guilherme Bottura liderava na Sport e, em 15º, Gustavo Zanon era o melhor Rookie.
Mas a ordem entre os ponteiros logo mudaria. Na volta 4, Mascarello foi sagaz na entrada da reta Oposta e fez ultrapassagem dupla para voltar à liderança. Tomasoni aproveitou a balada e passou Mohr.
Raijan conseguiu uma folga na marca de 10 minutos de prova. Logo atrás as trocas de posição eram constantes. Correa, Mohr, Tomasoni, Castro e Fontanari vinham em disputa memorável. Urubatan Junior, por sua vez, havia deixado meio grid para trás: largou de último e era décimo em sete voltas.
A 10 minutos da abertura da volta final, o top5 indicava Mascarello, Tomasoni, Mohr, Castro e Fontanari.
Mas na décima volta Castro perdeu rendimento e foi forçado a parar, abrindo vaga para Correa voltar ao top5. Tanto o #69 quanto Ayman Darwich no #555 alcançaram Fontanari e a briga entre eles foi belíssima. O #17 conseguia sustentar a frente, mas o egípcio passou Correa para ser quinto.
Ayman eventualmente superou Fontanari, que voltou a ser acossado por Correa nas voltas finais. Urubatan Jr chegou para a briga, com o último lugar no pódio indefinido até a bandeirada. Correa retomou o quinto lugar na entrada do Saca-Rolha antes de abrir a volta final. Urubatan quase acompanhou a balada e, como consequência, Nelson Marcondes também chegou para a briga.
O que eles disseram:
“Cresci muito desde que entrei na Porsche Cup. Estou feliz demais com essa vitória, ela foi muito importante para o campeonato. Começamos o ano sem sorte em Goiânia e conseguimos dar a volta por cima no Velocitta. Uma pista que sempre foi boa comigo, mas nunca havia vencido aqui, então quebrei este paradigma hoje com a vitória e agora meu nome está escrito na galeria de vencedores do Velocitta. Queria dedicar a vitória para minha cidade, Brasília, que fez aniversário recentemente. Feliz pelos pontos e pela vitória, agora vamos focar na corrida de amanhã para conquistar mais pontos e quem sabe outra vitória.”
Enzo Elias
“Infelizmente faltou um pouco no quali, faltou o acerto ideal. Largar por fora é mais complicado, mas deu certo na disputa entre os ponteiros. Consegui subir para P2 e imprimir um ritmo forte atrás do Enzo. Feliz com o resultado para o campeonato e foco voltado para amanhã em melhorar o carro.”
Miguel Paludo
“Foi um fim de semana difícil até aqui, quase consegui uma boa volta para largar mais na frente. Consegui uma boa largada e subir para P3, mas um furo de pneu na volta me atrapalhou um pouco. Hora de acertar o carro para melhorar o desempenho amanhã.”
Marçal Muller
“Larguei bem, consegui tomar a primeira curva na frente do Werner, mas estava no limite do desempenho e um toque me fez escapar ali na frente. O trabalho foi muito bom ao longo dos treinos, consegui me entender bem e escalar bem de quinto para terceiro. As disputas já se definem para a briga pelo campeonato, todo os pontos são importantes. Para amanhã é importante me manter na frente de Miguel e Marçal, vai ser uma missão difícil, mas vamos trabalhar para seguir na liderança do campeonato.”
Christian Hahn
“Corrida muito boa hoje, bem difícil com o carro bem traseiro no fim. O quali foi bom, pena não ter conseguido uma boa volta no Q2 para largar ainda mais na frente. Feliz com a vitória e agora é tentar avançar na corrida 2 brigando contra excelentes pilotos.”
Lucas Salles
“Foi difícil em Goiânia, contente em melhorar por aqui. Estamos andando sem o ABS nessa etapa, então é como se fosse mais uma vez um carro novo, mas me entendo bem com este tipo de carro. Treinamos e classificamos bem, cometi um pequeno erro na disputa com o Giaffone que ele me passou pela P2. Saldo positivo com esse P3, agora é hora de focar em amanhã e largar bem da 10ª posição. Importante essa evolução de andar entre os 10 primeiros da categoria principal, este é o nosso lugar na Carrera Cup.”
Georgios Frangulis
“Estava bem nos treinos, tivemos um problema de ABS nos treinos. Não consegui o melhor quali, mas consegui largar bem e sobreviver aos incidentes da largada. No fim o Sylvio bateu na reta e conquistei mais uma posição. Bom P2 aqui e agora é hora de trabalhar para conseguir a vitória que eu quero.”
Nelson Monteiro
“Fazia tempo que não corria aqui, apanhei bastante no começo e tentei guardar os pneus. Errei o setup da classificatória e larguei muito para o fundo. P2 na categoria em uma corrida de aprendizado do traçado e bom ritmo. Feliz com o resultado de hoje aqui no Velocitta.”
Franco Giaffone
“O carro estava perfeito, perdi a primeira posição na curva 5 por um erro, mas consegui recuperar. Obrigado aos mecânicos que me entregaram um ótimo equipamento. Agora vamos focar na corrida de amanhã e tentar repetir a vitória.”
Raijan Mascarello
“Começo muito bom de campeonato, o Gaetano, meu coach tem me ajudado muito! É uma pista desgastante, difícil de manter o ritmo, mas no fim deu tudo certo.”
Guilherme Bottura
“É uma pista difícil de passar por natureza, perdi a posição na largada, mas consegui recuperar bem e chegar em P2. O carro está bem equilibrado, mas o calor tem sido um fator determinante. Amanhã vamos remar de novo para subir do P6 e buscar a vitória.”
Marcelo Tomasoni
“Não esperava esse resultado, nunca havia corrido de carro na vida. Muito feliz em subir no primeiro lugar logo na minha segunda corrida. Agradeço ao Rafa Martins, meu coach, pelo trabalho e dedicação que ele tem tido comigo e me ajudado a conquistar essa vitória.”
Gustavo Zanon
Resultados – Velocitta – Corrida 1
Carrera Cup
1. #73 Enzo Elias 27:10.058
2. #7 Miguel Paludo +1.823
3. #26 Christian Hahn +2.323
4. #20 Pedro Aguiar +8.855
5. #544 Marçal Müller +9.133
6. #1 Alceu Feldmann +9.655
7. #16 Renan Pizii +13.076
8. #70 Lucas Salles* +17.157
9. #3 Franco Giaffone* +18.599
10. #88 Georgios Frangulis* +25.204
11. #888 Lineu Pires** +25.534
12. #80 Rouman Ziemkiewicz* +32.179
13. #29 Rodrigo Mello +32.218
14. #87 Nelson Monteiro** +34.691
15. #85 Eduardo Menossi* +39.913
16. #33 Bruno Campos** +49.093
17. #9 Edu Guedes** +54.087
18. #121 João Barbosa** +56.970
19. #44 Gustavo Farah** +1:14.634
20. #77 Francisco Horta* +1:21.800
21. #5 Sylvio de Barros** -1 volta
DNF
#8 Werner Neugebauer -11 voltas
#25 Paulo Sousa** -17 voltas
*Sport
**Rookie
Sprint Challenge
1. #80 Raijan Mascarello 26:36.808
2. #5 Marcelo Tomasoni +7.653
3. #3 Cristian Mohr +9.225
4. #555 Ayman Darwich +12.707
5. #69 Daniel Correa +15.108
6. #17 Ricardo Fontanari +16.495
7. #1 Urubatan Junior +17.318
8. #199 Nelson Marcondes +17.533
9. #117 Guiherme Bottura*+19.762
10. #20 Vina Neves +25.211
11. #14 Andre Gaidzinski* +29.220
12. #55 Ramon Alcaraz* +29.432
13. #33 Gustavo Zanon** +39.708
14. #11 Marcio Mauro +50.833
15. #7 Piero Cifali** +1:02.089
16. #77 Josimar Junior* +1:06.042
17. #99 Nasser Aboultaif** -1 volta
DNF
#22 Caio Castro -8 voltas
#21 Miguel Mariotti* -14 voltas
*Sport
**Rookie
Carrera Cup
1. #544 Marçal Muller, 54 pontos
#26 Christian Hahn, 54
#7 Miguel Paludo, 54
4. #1 Alceu Feldmann, 46
5. #20 Pedro Aguiar, 35
6. #73 Enzo Elias, 34
7. #70 Lucas Salles, 31
8. #16 Renan Pizii, 26
9. #3 Franco Giaffone, 24
10. #888 Lineu Pires, 19
11. #8 Werner Neugebauer, 14
12. #87 Nelson Monteiro, 13
13. #80 Rouman Ziemkiewicz, 10
14. #88 Georgios Frangulis, 9
15. #5 Sylvio de Barros, 8
16. #29 Rodrigo Mello, 6
17. #17 Leonardo Sanchez, 5
18. #77 Francisco Horta, 3
19. #85 Eduardo Menossi, 2
20. #121 João Barbosa, 0
#9 Edu Guedes, 0
#33 Bruno Campos, 0
#25 Paulo Sousa, 0
#44 Gustavo Farah, 0
Carrera Cup Sport
1. #70 Lucas Salles, 34 pontos
2. #3 Franco Giaffone, 28
3. #88 Georgios Frangulis, 20
4. #77 Francisco Horta, 16
5. #80 Rouman Ziemkiewicz, 15
6. #85 Eduardo Menossi, 12
Carrera Cup Rookie
1. 888 Lineu Pires, 34 pontos
2. 87 Nelson Monteiro, 26
3. 5 Sylvio de Barros, 19
4. 33 Bruno Campos, 17
5. 121 João Barbosa, 15
6. 17 Leonardo Sanchez, 13
7. 44 Gustavo Farah, 10
8. 9 Edu Guedes, 9
9. 25 Paulo Sousa, 3
Sprint Challenge
1. #80 Raijan Mascarello, 50 pontos
2. #199 Nelson Marcondes, 49
3. #555 Ayman Darwich, 44
4. #3 Cristian Mohr, 40
5. #69 Daniel Correa, 38
6. #5 Marcelo Tomasoni, 34
7. #1 Urubatan Junior, 28
8. #55 Ramon Alcaraz, 27
9. #20 Vina Neves, 26
10. #11 Márcio Mauro, 17
#117 Guilherme Bottura, 17
12. #14 André Gaidzinski, 16
13. #17 Ricardo Fontanari, 12
14. #77 Josimar Junior, 11
15. #22 Caio Castro, 10
16. #71 SangHo Kim, 8
17. #33 Gustavo Zanon, 7
18. #21 Miguel Mariotti, 6
19. #7 Piero Cifali, 5
20. #99 Nasser Aboultaif, 2
21. #78 Rafael Cardoso, 0
Sprint Challenge Sport
1. #55 Ramon Alcaraz, 28 pontos
2. #117 Guilherme Bottura, 24
3. #14 André Gaidzinski, 23
4. #77 Josimar Junior, 18
5. #33 Gustavo Zanon, 14
6. #7 Piero Cifali, 12
7. #71 SangHo Kim, 11
8. #21 Miguel Mariotti, 6
#99 Nasser Aboultaif, 6
10. #78 Rafael Cardoso, 4
Sprint Challenge Rookie
1. #33 Gustavo Zanon, 27 pontos
2. #7 Piero Cifali, 25
3. #71 SangHo Kim, 22
4. #99 Nasser Aboultaif, 14
5. #78 Rafael Cardoso, 8
Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 2 – Velocitta
Domingo, 24 de abril
12:55 – 13:00 – Formação de grid – Corrida 2 – Carrera Cup
13:35 – 13:40 – Formação de grid – Corrida 2 – Sprint Challenge
Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.
Por: Luis Ferrari