Go Cup 2022: Fluminense e Goiás se consagram, ao lado do Grêmio, as equipes mais vitoriosas do torneio

0

O torneio de futebol, que reuniu mais de 2.600 crianças do Brasil e do exterior entre as categorias Sub7 à Sub13, terminou no último sábado (15) em Goiás

A 8ª edição do Go Cup, apresentada pelo Santander, marca o retorno de grandes equipes do futebol brasileiro e internacional para um dos mais cobiçados torneios mundiais de futebol infantil. Entre os vencedores, destaque para o Fluminense e o Goiás, que com as conquistas dessas edições igualaram o mesmo número de títulos do Grêmio. Cada uma tem sete títulos. Neste ano, o lugar mais alto do pódio também foi ocupado por escolinhas como a paulista Esplanada, a goiana Flagyn e Águas Claras, do Distrito Federal.
Fernando China, técnico do Fluminense comenta sobre a responsabilidade de liderar uma geração vencedora como é esta Sub12 e que voltou a colocar o Fluminense no topo de equipes mais vitoriosas do torneio: “Os títulos são muito importantes para criar o espírito vencedor nas gerações, mas o clube se preocupa mais com o processo de formação do que propriamente com o título. E a gente tem conseguido várias conquistas. Uma coisa vai andando ao lado da outra”.
Mesmo tendo caído num grupo razoavelmente fácil, o técnico do tricolor carioca reforça que esse cenário sempre requer atenção. “No início fizemos jogos com placares bem elásticos. Isso pode dar uma tendência a relaxar, por isso tivemos a preocupação em manter o foco dos meninos. Chegamos à final num jogo bem difícil e estamos muito felizes por ter conseguido levantar a taça”, avalia o desempenho no torneio.
A segunda equipe a chegar no topo de mais vitoriosas da competição foi o Goiás. Com duas conquistas nesta edição, os conterrâneos do torneio se igualaram à equipe carioca e à gaúcha. “Esse é o resultado da soma de muitos profissionais envolvidos, a dedicação de cada um faz muita diferença. E não podemos esquecer que o Goiás é um time formador”, reforça Junior Henrique Alves, coordenador da iniciação esportiva do Goiás.
O alto nível do torneio surpreendeu até mesmo algumas equipes de camisa, o que torna ainda mais especial a chegada de uma escolinha na Série Ouro, como foi o caso do Esplanada, de São José dos Campos (SP). A maior delegação de fora de Goiás, com 64 atletas, faturou dois títulos: um pela categoria Sub10 na Série Prata e outro pela Sub13 na Série Ouro, numa final contra a base do Botafogo.
“O Go Cup faz parte do nosso planejamento. Nós fizemos uma preparação técnica com esse objetivo. Por isso, estamos muito satisfeitos de ter chegado a duas finais neste ano. O nosso desempenho aqui nos ajuda bastante quando voltamos para casa. Afinal de contas a gente vem num crescimento constante. No primeiro ano viemos com duas equipes e estamos aumentando cada vez mais a nossa delegação, não só por um título em si, mas por tudo o que acontece. Você vê a festa que os pais fazem e a integração que tem com as crianças. Tudo isso é muito gratificante pra gente também”, avalia Washington Mascarenhas, ex-jogador profissional de futebol e proprietário do Esplanada, que neste ano participou em seis categorias: Sub9 (A e B), Sub10, Sub11, Sub12 e Sub13.
Além das escolinhas que batem ponto no Go Cup todo ano, o Independiente del Valle, do Equador, é outra figurinha carimbada no torneio. “O Go Cup faz parte do nosso planejamento estratégico para os nossos meninos e vai além da formação técnica. “A experiência que ganham aqui é incrível, aprendemos mais sobre o futebol brasileiro e a forma apaixonada com que os jogadores se entregam em campo e isso nos inspira já que nós não somos assim, “comenta Jimmy Arias, Diretor de Escolas de Formação do Independiente del Valle, presente pelo quarto ano consecutivo no Go Cup.
Estreia da categoria feminina no Go CupO brilho no olhar das meninas que participam do Go Cup é contagiante. Além de poderem participar nas equipes originalmente masculinas, pela primeira vez, o torneio conseguiu fechar uma categoria exclusivamente feminina. Pelo Sub13, as equipes do Wilson Goiano, do Cardim e da Rede Gol disputaram um triangular super equilibrado. Se classificavam para a final as duas melhores equipes da primeira fase do torneio.
A Rede Gol passou com folga com sete pontos, após duas vitórias e um empate em quatro jogos. Quem também se classificou para a final foi a equipe goiana com cinco pontos conquistados após uma vitória e dois empates. Na final, que lotou o campo 5 do Complexo Esportivo Go Cup, na sexta-feira (14) à tarde, o jogo no tempo normal terminou empatado e a organização do evento em comum acordo com as equipes, optou por premiar ambas. 
“E se não fosse o desejo da organização do Go Cup em proporcionar essa categoria, jamais seria possível para elas viverem tudo isso. O que eu fico mais feliz é que vieram meninas de oito diferentes comunidades do DF e elas levaram o ouro. Não pelo resultado em si, mas por representar três mil crianças que estão em Brasília que precisam respirar esse ar da vitória”, se emociona Deiza Leite, coordenadora geral da Rede Gol.
Neste ano, o Go Cup teve a participação de mais de 200 equipes do Brasil e do exterior. Durante seis dias, cerca de 2.600 crianças disputaram 673 jogos, em 30 campos, distribuídos em oito categorias (Sub7 à Sub13, além da Sub13 feminina). Entre os grandes times do Brasil estavam presentes: Palmeiras, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Remo, Goiás, Sport, América Mineiro, Botafogo, Fluminense e Bangu. De fora vieram duas equipes norte-americanas; o Benfica, de Portugal; e o Independiente Del Valle, do Equador.
“Estou muito grato por ter conseguido realizar o Go Cup mais um ano. Ainda estamos em ritmo de retomada e por isso os desafios têm sido ainda maiores. Terminar um grande evento como esse com todos bem, podendo ver que os valores do esporte foram passados e as crianças e famílias felizes é o que nos motiva. Confio que no ano que vem, nosso evento vai ser ainda maior com mais estados representados, com o retorno forte da América do Sul e de países da Europa para promovermos o intercâmbio ainda mais ricos entre as crianças”, afirma Roberto Faria, idealizador do evento e sócio da IMM Soccer. 
Campeões da Série Ouro:Sub 7 – CardimSub 8 – GoiásSub 9 – SportingSub 10 – GoiásSub 11 – Águas ClarasSub 12 – FluminenseSub 13 – Esplanada Sub 13 Feminino – Rede Gol e Wilson Goiano
Campeões da Série Prata:Sub 7 – Instituto SetSub 8 – BSC UberlândiaSub 9 – Águas ClarasSub 10 – EsplanadaSub 11 – FlagynSub 12 – América-MGSub 13 – Brasília Futebol Academia
Campeões da Série Bronze:Sub 8 – Wilson GoianoSub 9 – SportingSub 10 – SportingSub 11 – JuventusSub 12 – Independente de Rio VerdeSub 13 – Flagyn

RESULTADOS DAS FINAIS:Série Ouro:Sub 7 – Goiás 5 x 6 CardimSub 8 – Barça City 0 x 5 GoiásSub 9 – Goiás 1 x 2 SportingSub 10 – Flagyn 2 x 6 GoiásSub 11 – Goiás 1 x 2 Águas ClarasSub 12 – Fluminense 3 x 1 GoiásSub 13 – Botafogo 0 x 3 Esplanada Sub 13 Feminino – Rede Gol e Wilson Goiano
Série Prata:Sub 7 – Fla Canadá 2 x 3 Instituto SetSub 8 – Águas Claras 1 x 5 BSC UberlândiaSub 9 – Águas Claras 12 x 0 Instituto SetSub 10 – Esplanada 2 x 1 Juventus Sub 11 – Flagyn 3 x 2 Atlético-MGSub 12 – América-MG 2 x 0 RemoSub 13 – Brasília Futebol Academia 6 x 5 Academia Futebol Gama

Sobre o Go Cup:O Go Cup, apresentado pelo Santander Brasil, conta também com os patrocínios: Hapvida, Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O evento tem o apoio da Água Nativa e da Physicus. O Go Cup é promovido pela IMM Soccer e realizado pela Federação Goiana de Futebol 7.
Sobre a IMMA IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte e entretenimento, através de uma plataforma de marcas relevantes em seus segmentos e recorrentes.
Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul) e o Go Cup, o maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência nesta área, já produziu várias edições do UFC, jogos da NBA Global Games, eventos de golfe com chancela do PGA e a regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race.
Em entretenimento, a empresa promove o Cirque Du Soleil em suas turnês no Brasil. Em 2015 lançou a área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia, Sunset Boulevard e Chicago. A IMM é promotora também dos festivais gastronômicos Taste Brasília Festival que fará sua primeira edição e o Taste São Paulo Festival, que vai para a sua sexta edição. Em 2018 adquiriu a São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda do País, e no ano de 2020 a São Paulo Oktoberfest se tornou o mais novo produto da IMM. Em sua quinta edição, o evento contará com um novo endereço e muitas outras oportunidades de negócio.
Santander – Esportes e Atividades Físicas
O Santander reforça e mantém a estratégia e o posicionamento da empresa em apoiar a prática de atividades físicas e esportivas. No futebol, o Santander é o principal patrocinador da CONMEBOL Libertadores, maior torneio de clubes das Américas, e também tem os direitos sob o nome da La Liga, o campeonato espanhol de futebol.
Em 2021, o Banco anunciou uma série de atividades e iniciativas conectadas ao ciclismo, incluindo a criação de produtos especializados, investimento em ciclovias e patrocínio ao atleta olímpico de Mountain Bike, Henrique Avancini, além dos naming rights da Santander Brasil Ride, um dos principais circuitos do mesmo segmento.
A empresa ainda possui os naming rights do Santander Track&Field Run Series, maior circuito de corridas de rua da América Latina, com etapas por todas as regiões do Brasil.
As iniciativas do Banco também incluem mais de 350 estações de ginástica e alongamento ao ar livre, algumas com acessibilidade e espaço destinado a pessoas com deficiência. As capitais contempladas com as estações são São Paulo (165) e Rio de Janeiro (107).
O Santander Brasil é um dos bancos que mais investe na expansão das energias renováveis. Líder em crédito para energia solar e com um portfólio completo de financiamentos para geração de energia renovável, redução de emissões de carbono e de consumo de água e energia, o banco também assumiu o compromisso de zerar sua emissão líquida de carbono até 2050.
Por: Assessoria de Imprensa – Agência Digitalle Danielle Lima
Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade