GT Sprint Race abre temporada 2022 com estreia em Santa Cruz do Sul

0

Inovação é a tônica do campeonato, que trabalha um calendário intenso e motivador, recheada de muita velocidade, emoção e adrenalina

Uma nova temporada da GT Sprint Race tem início nesta semana. O campeonato dará a largada à sua décima primeira edição, entre os dias 11 e 13 de março, e será a primeira vez no Autódromo de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. O calendário de competições prevê nove etapas em sete diferentes circuitos brasileiros, que é sempre uma atração à parte, diversificado e eclético, que contará também com a estreia em Brasília (DF) no mês de novembro.

A aposta da categoria é de sempre entregar a seus competidores um legítimo carro de competição, com o mais alto grau de qualidade, desempenho e segurança. Hoje, graças a este conceito, se destaca, entre as competições nacionais, como a que mais evolui tecnicamente na performance de suas máquinas. E também é considerada a que mais despontou inovações em mais de uma década para o automobilismo brasileiro.

“A cada ano nos fortalecemos e nos estabelecemos no universo do automobilismo mundial. E esta tem sido a tônica que inspira a todos nós da GT Sprint Race. Passo a passo, com muita calma e cautela para atingir os objetivos traçados, com o firme propósito de sempre evoluir. É um esporte único e apaixonante e estamos orgulhosos por chegar até aqui, iniciando este 11º ano, como um evento consolidado”, declara Thiago Marques, CEO da GT Sprint Race.

Quanto às expectativas da categoria para este novo ano, o CEO da GT Sprint Race é enfático. “E estamos superanimados para a temporada. Tem muitas inovações no carro, bastante modificação não só técnica, como estética. O trabalho foi intenso de toda a equipe, sem folga, sem férias para deixar os carros prontos, e estamos preparados para mais um grande ano!”, conclui Thiago.

PRINCIPAIS MUDANÇAS

Para a edição 2022, as máquinas receberam três principais alterações. A primeira delas foram ganhos em itens de segurança no interior, com um dispositivo modelo Nascar de proteção da cabeça e do pescoço do piloto para o movimento lateral. O segundo incremento foi quanto à utilização de uma barra estabilizadora traseira. Anteriormente, só havia a barra dianteira, agora teremos também a barra traseira com a possibilidade de manusear para mole, duro ou até desligá-la. E, por fim, houve um avanço no desenvolvimento da injeção eletrônica, para sentir o motor e entrar com maior qualidade quando for acelerar.

O HISTÓRICO

Em 12 de maio de 2012, o campeonato iniciou as atividades nos circuitos nacionais e a primeira etapa foi no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na capital paulista. Porém, os treinos preparatórios e testes com seus bólidos sempre estiveram concentrados no Autódromo Internacional de Curitiba, no município de Pinhais (PR), onde fica localizada a sede da GT Sprint Race. O evento sempre contou com um calendário eclético e com novidades, em todas as temporadas. Um dos marcos da competição e da história do automobilismo foi à estreia da categoria na América do Norte, em 2019, com as provas da Sprint Race Internacional Cup, nos icônicos autódromos de Homestead e Sebring, na Flórida (EUA) e atravessondo a fronteira ao sul para etapas em Rivera, no Uruguai.

Entre as implementações especiais realizadas nas etapas pela GT Sprint Race e que foram consagradas em mais de uma década, estão atrações como a Guest Race, na qual um piloto consagrado no automobilismo é convidado para compor o grid; a Super Pole (Q2), sistema de qualificação destinada apenas para os cinco pilotos mais rápidos, os quais têm somente uma volta independente; a Inverse Race, com grid invertido para os oito primeiros; a tradicionalíssima Night Challenge, corrida noturna; a corrida no anel externo (oval) do Autódromo Internacional de Curitiba que agora é dado histórico com o circuito desativado; a Set Up Free, na qual os pilotos têm liberdade para realizar o acerto do seu carro; além da etapa decisiva com o Match Point.

NOVA ERA

As novas máquinas foram a grande novidade da edição 2020 e um novo conceito da marca foi estabelecido como GT Sprint Race. Após oito anos de um projeto bastante elogiado, a categoria teve em seu grid novos carros, mas manteve suas premissas de segurança e equilíbrio, em sintonia com as principais competições de turismo no mundo. Esses pontos foram garantidos com o conceito de cockpit utilizado nos modelos anteriores, o qual o piloto fica sentado no meio do carro, o que ajuda no distanciamento dos impactos em “T”, ficando longe das laterais e garantindo maior segurança.

A GT Sprint Race, uma das principais categorias do automobilismo nacional, leva como princípio sempre inovar. Com uma versão bem diferente do habitual trouxe para o calendário, há dois anos, o minitorneio Special Edition e que será mantido na edição 2022. O sistema de classificação segue regulamento ao estilo exclusivo, onde as duas primeiras corridas são classificatórias para a grande final. A cada etapa são três corridas com um ou dois pilotos inscritos nas respectivas classes PRO, PROAM e AM.

OS GTs

O carro GT Sprint Race, conta com chassi tubular de aço inox e peso total de 1.000 kg, motor V6, 3.6 litros, 300 cv de potência e um torque de 40 kg. Em relação aos freios, as pinças são de fabricação Argentina, marca doppler, discos de freios Fremax e pastilhas de freios TecPads. Já na parte eletrônica, passaram a usar o modelo GT Attack, onde o piloto tem todas as informações técnicas do carro no volante, as quais facilitam muito o entendimento dos sinais vitais do motor, evita possíveis quebras e, acima de tudo, traz uma facilidade ainda maior com relação ao equilíbrio de todos os carros. Já na parte da suspensão, todas elas são independentes, através de duplo triângulo e push rods. Além disso, os GTs estão compostos por um câmbio sequencial de fabricação francesa, superconceituado no mundo do automobilismo, chamado Sadev, com seis marchas, power shift e paddle shift (câmbio na borboleta).Os pneus são Pirelli 265/645 R18  modelos  (Slick – pista seca) e  (Wet-pista molhada).

A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm apoio da TecPads, Fremax, Real Radiadores e Graxa.

Calendário da GT Sprint Race 2022:

Etapa 1 – 13 de Março – Santa Cruz do Sul (RS)

Etapa 2 – 03 de Abril – Velocitta – Mogi Guaçu (SP)

Etapa 3 – 01 de Maio – Interlagos – São Paulo (SP)

Etapa 4 – 05 de Junho – Goiânia (GO)

Etapa 5 – 10 de Julho – Londrina (PR)

Etapa 6 – 21 de Agosto – Interlagos – São Paulo (SP)

Etapa 7 – 18 de Setembro – Tarumã- Viamão (RS)

Etapa 8 – 06 de Novembro – Brasília (DF)

Etapa 9 – 11 de Dezembro – a definir

Siga-nos também nas redes sociais:

Youtube: youtube.com/gtsprintrace

Instagram: instagram.com/sprintrace

Facebook: fb.com/SprintRaceBrasil

Twitter: @Sprint Race

Site: www.sprintrace.com.br

Por: SIG Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade