Melhor defesa do Campeonato Mineiro é trunfo para o Athletic Club chegar às finais do estadual

0

A grande surpresa do Módulo I do Campeonato Mineiro até agora, o Athletic Club figura na 3ª posição do Estadual, atrás apenas de Atlético-MG e Cruzeiro, e já sonha com as semifinais. E motivo não falta para acreditar nessa façanha histórica. Passadas oito rodadas, o time de São João del-Rei possui a defesa menos vazada do torneio ao lado do Galo, com apenas quatro gols sofridos, e já enfrentou os três grandes clubes de Belo Horizonte.

Muito organizado e sólido defensivamente, o Athletic dificultou a vida de Cruzeiro, América e Atlético-MG e não foi vazado em quatro de seus oito jogos no campeonato. Os bons números do Esquadrão de Aço passam por atuações seguras de Pedro Rocha, que jogou todas as partidas e é o goleiro menos vazado da competição, e do quarteto defensivo formado pelos zagueiros Danilo e Sidimar e pelos laterais Wallison Nunes e Vinícius.

Para Léo Taná, preparador de goleiros do Athletic, a pré-temporada realizada com organização foi um diferencial para que os goleiros e o time, como um todo, estivessem bem preparados para o campeonato. Taná também falou sobre a boa fase de Pedro Rocha: “Quando o Pedrão faz uma grande defesa, para nós, preparadores de goleiros, é um como se fosse gol. Estou muito feliz com o trabalho que ele vem realizando e, tomara, renda frutos, porque é um goleiro jovem, de 23 anos, com um potencial muito grande e um futuro promissor”.

O zagueiro Sidimar, capitão, ídolo e um dos pilares da equipe, credita os bons números defensivos ao trabalho de Roger Silva, treinador do Esquadrão, e à responsabilidade de todos os jogadores do time no cumprimento de suas funções: “Estamos muito felizes com o trabalho que vem sendo feito. Acredito que estamos executando bem o que o Roger nos pede desde a pré-temporada e estamos colhendo os frutos em campo. É preciso parabenizar todo nosso grupo, não apenas o miolo defensivo, mas também os jogadores do meio e do ataque, que nos ajuda muito com a recomposição e a marcação”.

A mesma linha de pensamento é compartilhada por Roger Silva, que fez questão de exaltar o comprometimento de todos os jogadores dentro de campo e apontou que o equilíbrio do time é o principal fator para esse sucesso defensivo: “Quando falamos de defesa menos vazada, creditamos sempre à linha de trás, mas entendemos que todas as linhas do time são importantes para a conquista de números como esses. Todos que entram em campo estão fazendo um grande trabalho defensivo. O time sabe baixar as linhas, nossos volantes e meias competem muito pela bola e facilita a vida de nossos zagueiros e laterais, que também fazem um grande campeonato. Esse equilíbrio é o nosso diferencial”.

O treinador do Athletic, no entanto, não deixou de destacar o futebol jogado pelos atletas da linha defensiva e o número de duelos vencidos pelo seu time no campeonato: “o nível de jogo do Wallison, do Danilo, do Sidimar e do Vinícius têm chamado atenção, principalmente pelos duelos ganhos. Estatisticamente, somos a equipe que mais vence embates defensivos no campeonato. Nosso maior destaque não está no individual, mas no jogo coletivo. Esperamos seguir assim, com uma defesa sólida para nos manter como a equipe menos vazada da competição até o final”.

O Athletic volta a campo às 15h deste sábado diante da URT, na Arena Unimed, em São João del-Rei. Se vencer, chega aos mesmos 19 pontos de Cruzeiro e Atlético-MG, que jogam no domingo. A venda de ingressos para o jogo do Esquadrão de Aço já acontece, de forma antecipada, na portaria principal da Arena Unimed e tem o preço único e promocional de R$50.

Por: Rodrigo Zavagli 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade