A aplicação, feita em silk em relevo, estampa as costas da nova camisa do Magnus Futsal; feito inédito no futsal brasileiro reforça ação do Instituto Magnus, que visa atingir a meta de 65 cães-guias entregues até o fim de 2022
Com o intuito de sempre buscar iniciativas que vão ao encontro de seus propósitos institucionais, tendo o esporte como agente transformador e inclusivo, a Penalty ― uma das maiores fabricantes nacionais de material esportivo ― levou a causa das pessoas com deficiência visual para o novo uniforme do Magnus Futsal, time de Sorocaba (SP) tricampeão do Mundial de Clubes de Futsal e finalista das três últimas edições da Liga Nacional de Futsal.
“Além de levar o futsal a sério e procurar sempre se fortalecer dentro da modalidade, a Penalty acredita que tem o dever de contribuir com a transformação social. Por isso, a nova camisa do Magnus entrega muito mais do que tecnologia e performance. Criamos uma peça única, que tem a missão de ser uma verdadeira porta-voz de união, atitude e inclusão. A parte de trás da camisa conta com uma inscrição em braile, aplicada em silk em relevo ― ação inédita no futsal brasileiro ―, com os dizeres: Magnus Futsal desde 2014”, comenta Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas, da Penalty.
O novo uniforme do Magnus foi criado com uma padronagem em marca d’água na faixa principal do peito, para promover a ação do Instituto Magnus ― entidade que promove a cidadania e a inclusão social às pessoas com deficiência visual e é, hoje, o maior centro de formação de cães-guias da América Latina ―, que visa atingir a meta de 65 cães-guia entregues até o fim de 2022, além de um selo no centro da faixa, com o logo da instituição.
A causa do Instituto Magnus contou com mais um reforço de peso: o rapper Dexter, que compôs a música para a trilha sonora do vídeo de divulgação do novo uniforme. Questionado sobre o porquê de ter topado participar da ação, o músico foi categórico: “Esse projeto é importante porque ele é inclusivo. Tudo que tem a intenção de incluir as minorias, faz parte do que eu faço. Eu faço rap e o rap salva vidas, assim como a inclusão salva vidas. Se todos nós fizéssemos a nossa parte, se todas as empresas e as pessoas de forma geral apostassem nisso, nós teríamos uma sociedade muito mais igualitária. A causa é maior e foi por isso que topei participar e podem contar comigo sempre”.
De acordo com Fellipe Drommond, CEO da TFW Marketing Esportivo e presidente do Magnus Futsal, a parceria com a Penalty foi alicerçada para ir além das quatro linhas. “Desde o início dessa união, nós queríamos construir algo impactante, mas, principalmente, que nos engajasse com uma causa muito além do esporte. Defender a bandeira da inclusão social das mais de 7 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil é o nosso compromisso. Planejamos diversas ações durante a temporada, para que o Instituto Magnus atinja a meta de 65 cães-guias doados até o final deste ano”, conta Drommond.
Fortalecimento do projeto
No Brasil, existem menos de 150 cães-guias em atividade e cerca de 700 pessoas inscritas à espera por um cão. Números que motivam o instituto a trabalhar cada vez mais para implantar e desenvolver este serviço na comunidade, algo feito em conjunto com especialistas e voluntários que buscam uma sociedade mais justa e inclusiva.
“O trabalho sério do Instituto reflete diretamente em nossas vidas. As pessoas com deficiência visual ainda enfrentam muitas dificuldades principalmente na questão da acessibilidade. Os cães-guia nos trazem independência, são os nossos olhos diante de tantos obstáculos que enfrentamos no dia a dia”, afirmou Marcela Pandolfi, usuária de cão-guia e analista de relacionamento do Instituto Magnus.
Para Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus, estampar o objetivo da instituição no uniforme de um time de futsal reconhecido mundialmente é uma forma de reforçar o compromisso com a sociedade. “Temos conhecimento da grande demanda de pessoas com deficiência visual aguardando uma oportunidade de se tornarem mais independentes. Aumentar o número de cães aptos e treinados para a convivência, é garantir que essa fila diminua”, destaca.
Mais sobre o novo uniforme do Magnus
As camisas oficiais contam com a tecnologia Dry One, que traz mais respirabilidade e permite a eliminação da umidade, proporcionando sensação de leveza e conforto ― garantindo um melhor desempenho dos atletas. Outro diferencial do tecido é o tratamento nanofresh, que inibe a proliferação dos maus odores, além de possuir tecnologia UV50+, para proteção nos dias de uso ao ar livre. Já o decote tipo “V”, em cor contrastante, possui detalhe interno em tecido elástico, enquanto o corpo conta com costuras laterais finalizadas em vivos, que proporcionam um melhor ajuste da camisa ao corpo do atleta.
As camisas de jogo e de goleiro e os calções serão comercializadas a partir de março no e-commerce da Penalty.
Sobre a Penalty
Com 50 anos de história, a Penalty® é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. A marca faz parte do portfólio do Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. Além de três fábricas nacionais, a Penalty® possui operações na Argentina e presença mundial, com distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa. A marca é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas três instituições máximas das principais modalidades de esporte coletivo com bola: FIFA (futebol e futsal), FIVB (vôlei) e FIBA (basquete). Site oficial da Penalty.
Sobre a TFW
Trabalhando para transformar a sua paixão em negócio, a TFW Marketing Esportivo atua no desenvolvimento de projetos exclusivos, seja qual for a atuação da empresa, capazes de suprir toda a demanda institucional e comercial dos nossos clientes. Seu portfólio contempla parcerias com grandes instituições: Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Liga Nacional de Futsal, Palmeiras, Vasco, São Paulo, Santos, Corinthians, Coritiba, Internacional/RS ― desenvolvendo novas plataformas de marketing, planejamento de novas receitas e intermediação de patrocínios.
Sobre o Instituto Magnus
Localizada em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, a sede conta com uma estrutura completa. São 15 mil metros quadrados, com maternidade, canil, clínica veterinária, centro cirúrgico, área de soltura, lazer e treinamento, prédio administrativo e hotel para receber futuros usuários de cães-guia, e uma equipe multidisciplinar, distribuída nas áreas de saúde e bem-estar, equipe técnica, administrativo, relacionamento e operacionais, totalizando 26 colaboradores. Antes de chegarem ao seu destino, os cães são acolhidos por famílias voluntárias onde ficam pelo período de um ano. O papel dos socializadores é expor os animais às mais diversas situações do cotidiano, para promover seu desenvolvimento e acostumá-los à rotina. Além, é claro, de dar a eles tempo e amor. Depois desse período, os animais voltam para o instituto e ficam cerca de cinco meses aprendendo a seguir comandos e desviar de obstáculos. Após formados, poderão ser doados para dar início a missão: transformar a vida de pessoas com deficiência visual.
Por: Paula Bueno – Trama Comunicação