ALPINE ESTÁ DE VOLTA NA BUSCA PELO CAMPEONATO MUNDIAL DA FIA DE ENDURANCE EM 2022

0
  • Depois do retorno triunfal à categoria em 2013, a Alpine se prepara para viver sua nona campanha consecutiva em Endurance. 
  • A marca vai disputar sua segunda temporada na categoria máxima do Campeonato Mundial da FIA de Endurance (FIA WEC), tendo na conta seis pódios em seis corridas – dentre eles o terceiro lugar nas 24 Horas de Le Mans –em seu primeiro ano na classe Hypercar.  
  • Campeã em 2016 e 2019 e tricampeã das 24 Horas de Le Mans na classe LMP2, a Alpine Elf Endurance Team retorna com a confiança de sempre no trio formado por Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière.

Lançado em 2013, o atual programa da Alpine em Endurance está recheado de sucessos e a marca se prepara para enfrentar novos desafios. Após duas coroas na ELMS (European Le Mans Series), duas consagrações mundiais no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA e três vitórias de prestígio nas 24 Horas de Le Mans, a Alpine fez um retorno notável à elite de uma categoria na qual escreveu algumas das mais belas páginas de sua história. 

Fiel ao seu DNA, a Alpine soube superar desafios na ascensão para a classe Hypercar. Confiado à talentosa equipe de competição comandada pela Signatech e ao trio formado por Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière, o carro de corrida Alpine A480 se destacou rapidamente como o único rival dos detentores do título, levando a decisão até a final do calendário, no Bahrein. 

Depois desta primeira campanha rica em aprendizados, neste ano a Alpine Elf Endurance Team está focada na estabilidade, para subir ao patamar mais alto.

Vice-Campeã Mundial da FIA de Endurance em 2021, a escuderia renova com Nicolas Lapierre, que em 2016 e 2019 protagonizou os sucessos da marca conhecida pelo A em formato de flecha. O francês terá mais uma vez como companheiro de equipe o brasileiro André Negrão – bicampeão das 24 Horas de Le Mans e membro da equipe Azul desde 2017 – e seu compatriota Matthieu Vaxivière, que demonstrou toda sua capacidade e talento desde o início de sua carreira na Alpine.

Assim como em 2021, os três pilotos têm apenas um objetivo: dar o máximo em cada uma das seis provas do calendário para levar a Alpine ao topo, apesar da concorrência a cada dia mais acirrada na elite. Este novo ano também será usado para preparar a chegada do futuro Alpine LMDh, projetado com um chassi Oreca e motor Alpine desenvolvido em Viry-Châtillon, que competirá na classe Hypercar a partir de 2024. 

A equipe do Alpine A480 n° 36 dará início à sua campanha em Sebring (Estados Unidos), durante o prólogo oficial do WEC da FIA nos dias 12 e 13 de março, antes da primeira corrida da temporada neste mesmo circuito, em 18 de março.

“O programa de Endurance da Alpine destaca o nosso compromisso e nossas ambições no automobilismo esportivo. Competindo tanto na Fórmula 1 como em Endurance, a Alpine é uma das raras marcas presentes em dois campeonatos mundiais organizados sob a égide da FIA. Mais uma vez, teremos adversários de prestígio no WEC da FIA, mas confio totalmente nas equipes de Philippe Sinault, que contam com uma lista de premiações mais do que comprovada nesta categoria e vários sucessos, tendo feito brilhar as cores da Alpine em Le Mans e no cenário internacional há quase dez anos. O desafio promete ser ainda maior, mas tenho certeza que nossa equipe estará mais uma vez à altura das expectativas dos apaixonados pela marca Alpine”, explica Laurent Rossi, CEO da Alpine. 

“Neste início do nosso décimo ano com a Alpine, reafirmamos o desejo de competir mais uma vez com nosso trio de pilotos ao volante do A480 na classe Hypercar. Nossos pilotos André, Matthieu e Nicolas são a verdadeira personificação deste projeto e todos nós estamos fazendo tudo ao nosso alcance para continuar nossa parceria neste ano. Soubemos encontrar o equilíbrio nas nossas operações e em nosso relacionamento, que são dois elementos indispensáveis para o sucesso. Eles já estão totalmente inseridos no espírito da nossa equipe, o que configura uma situação ideal, nos dando muita serenidade e bases sólidas para enfrentar nossos próximos desafios. Já existe uma confiança mútua e isso faz com que a gente ganhe tempo. Apesar da intertemporada ter sido muito curta, estamos trabalhando pra valer para melhorar nosso pacote. Com a chegada de novos concorrentes na categoria, os aspectos técnicos podem mudar e, por isso, realizamos um imenso trabalho de fundo para sermos uma versão ainda melhor do que já fomos no ano passado. Devemos ser ambiciosos com nossa atuação na elite, e estamos fazendo o nosso melhor a cada dia para estarmos à altura deste desafio grandioso e de alto prestígio”, conta Philippe Sinault, Diretor da Equipe Alpine Elf Endurance Team.

Calendário 2022 

12-13 de março: Prólogo – Sebring (Estados Unidos)
18 de março: Mil Milhas de Sebring (Estados Unidos)
7 de maio: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
8-12 de junho: 24 Horas de Le Mans (France)
10 de julho: 6 Horas de Monza (Itália)
11 de setembro: 6 Horas de Fuji (Japão)
11 de novembro: 8 Horas do Bahrein (Bahrein)

Sobre a Alpine

Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade