A Renault DP World F1 Team terminou em oitavo lugar pela terceira vez consecutiva em um movimentado Grande Prêmio da Hungria, com Daniel Ricciardo acumulando quatro pontos. Seu companheiro de equipe Esteban Ocon terminou fora da zona de pontuação, em décimo quarto lugar.
Seguindo a tendência do sábado de qualificações, nuvens escuras rodeavam o circuito Hungaroring, com previsão de temporais para o decorrer do dia.
A chuva chegou antes da corrida e os dois pilotos largaram com pneus Pirelli intermediários. No grid de largada, Daniel ocupava a décima primeira e Esteban estava na décima quarta posição.
Daniel avançou duas posições nas primeiras voltas e Esteban seguia mais lento, caindo para a décima sétima posição.
Enquanto seus adversários passavam pelos boxes para fazer a troca por pneus para pista seca, Daniel e Esteban chegaram a correr em segundo e terceiro lugar, antes de passar para pneus médios, na volta de número 4.
O pelotão se formou rapidamente, com Daniel se aproximando dos pontos e Esteban optando por uma estratégia agressiva, parando na metade da corrida para trocar por pneus duros.
Daniel continuou ultrapassando vários carros que seguiam à frente, antes de parar na 43ª volta para trocar por um novo jogo de pneus médios. Ele continuou na briga entre os oito primeiros, buscando terminar entre os seis primeiros – o que quase conseguiu, por uma diferença de apenas dois segundos.
Esteban seguiu com os pneus duros até o final da prova, terminando em décimo quarto.
Daniel Ricciardo: largada P11, chegada P8
“Foi uma corrida bastante acirrada e estou satisfeito como tudo aconteceu no geral. Dei o máximo que pude e acho que fizemos o melhor possível hoje. Nossa largada foi boa e todo mundo logo passou para os pneus médios. Mostramos um bom ritmo com os pneus médios e quase conseguimos terminar entre os seis primeiros. Mas o oitavo lugar foi o melhor resultado que conseguimos conquistar no final. Chegamos em oitavo lugar em todas as corridas até agora. Não é ruim, mas tenho certeza que temos velocidade para conseguir mais, tendo em vista o que mostramos nas três primeiras corridas. Não estamos longe de chegar entre os seis primeiros – isso vai acontecer logo e sabemos que temos tudo para acumular melhores pontos.”
Esteban Ocon: largada P14, chegada P14
“Foi um fim de semana difícil desde o início. É claro que não estamos satisfeitos e não foi um grande resultado. Estamos todos decepcionados e só podemos seguir em frente mais fortes. Temos que aprender com o que passou, seguir em frente e nos manter unidos como equipe. Aconteceu muita coisa durante a corrida, mas não fizemos progressos em nenhuma situação. Temos que rever o que foi feito e trabalhar duro juntos, para evitar este tipo de resultado. As duas primeiras corridas foram satisfatórias, mas não houve progressos suficientes desta vez.”
Cyril Abiteboul, Diretor da Equipe
“Esta é a terceira corrida seguida em que terminamos em oitavo lugar. Tendo em vista o nível de competitividade do pelotão, este é provavelmente o lugar em que nosso carro se encontra atualmente. Foi bom terminar a prova com os dois carros, pois trabalhamos muito para superar os problemas de confiabilidade das duas primeiras corridas. Este fim de semana foi decidido em torno da estratégia dos pneus, de olho na previsão do tempo. Nossa forte competitividade na sexta-feira nos motivou a tentar usar pneus médios nas qualificações. Mas agora, olhando para trás, é provável que tenhamos dificultado nossa sessão de qualificação e, além de não ter nos beneficiado em termos de posições na largada, isso não nos favoreceu em nada, pois todos nós fizemos a largada com pneus intermediários. Nossas primeiras voltas não foram excepcionais, mas conseguimos nos recuperar após a primeira parada, que foi provavelmente bem calculada, pois a pista estava secando. Dali por diante, foi uma questão de gerenciar uma corrida em pista seca, com dois jogos de pneus médios para Daniel e médios para duros no caso do Esteban. Mais uma vez, os dois carros mostraram um ritmo bastante satisfatório ao ar livre, mas o ritmo delta não foi suficiente para avançarmos mais no pelotão até o final da corrida. O Esteban ficou bem chateado com o resultado deste fim de semana e vamos aproveitar o tempo disponível até a próxima série de três corridas para ver o que podemos fazer para dar uma reviravolta na situação.”
Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil