Maior incentivadora do esporte a motor no Brasil acrescenta mais uma categoria à sua plataforma de patrocínio nas pistas
Maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e no mundo, a marca Shell ingressa na Copa Truck na temporada 2020.
Em sua primeira incursão nas populares corridas de caminhão disputadas no Brasil desde 1996, a Shell estampa a máquina #21, do piloto Djalma Pivetta. Natural de Laranjal Paulista (SP), o competidor da Usual Racing faz neste ano sua segunda temporada na Copa Truck.
Ele pilota um caminhão Iveco, preparado na sede da equipe em Laranjal Paulista. Embora recente em competições, a trajetória de Djalma com caminhões tem décadas de história: foi como caminhoneiro que ele iniciou sua vida profissional, despertando a paixão pelos “brutos” trabalhando nas estradas brasileiras.
Além de levar a concha Shell na coluna do caminhão e no macacão do piloto em 2020, o truck de Pivetta carrega as marcas Shell Evolux Diesel e Shell Rimula.
A primeira jornada da Shell na Copa Truck aconteceu com a etapa de abertura da temporada, em Cascavel (PR). Djalma conquistou um top10 na primeira prova e abandonou a segunda. Foi o primeiro evento do esporte a motor brasileiro realizado em meio à pandemia do covid-19, com um rígido protocolo de segurança que serve de modelo para a retomada das corridas no país.
A segunda etapa do campeonato deve acontecer em agosto, em data e local a serem anunciados pela Copa Truck conforme as condições sanitárias permitam.
Com a entrada nas corridas de caminhão, a Shell amplia sua presença nas pistas. Em 2020, a marca patrocina quatro carros na Stock Car e outros dois na Porsche Cup -onde é também a fornecedora oficial de combustíveis. A marca também apoia o brasileiro Gianluca Petecof na F3 Regional Europa, tem a equipe ONS Motorsport como sua representante no kartismo, é fornecedora oficial de combustíveis da Turismo Carretera na Argentina e patrocina o piloto Erick Goldner em automobilismo virtual.
O que eles disseram:
“Corridas de caminhão são um sucesso de público no Brasil há mais de 20 anos e fico muito contente com a presença inédita da marca Shell nesse universo. A história do Djalma no esporte é muito rica: ele começou como caminhoneiro, se estabeleceu como empresário de sucesso e perseguiu seu sonho até virar piloto. Do kart aos autódromos, é gratificante ter a marca Shell como combustível para ajudar a realizar sonhos”
Vicente Sfeir, gerente de patrocínios e motorsport da Raízen
“Fico muito honrado com a chegada da Shell. A marca está presente nos principais campeonatos do Brasil e do mundo, sempre associada com grandes histórias. É motivo de orgulho e também uma grande responsabilidade levar essas cores. Quando estabelecemos a Usual Racing em 2019, nossa meta era um projeto profissional de longo prazo na Copa Truck. Iniciar a segunda temporada com um patrocínio da relevância da Shell mostra que estamos no caminho certo”
Djalma Pivetta, piloto Shell na Copa Truck
Sobre a Raízen:
A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Por: Luis Ferrari