Piano/Mendes e Luppi/Justo abrem temporada no 1º South American Rally Race, na Argentina

0

Únicos representantes do Brasil na categoria UTVs terão como desafio encarar sete etapas e mais de 2.500 km, por três províncias argentinas, de 7 a 14 de fevereiro. Roteiro passará por trechos de edições anteriores do Dakar

A Equipe Território Motorsport começa a temporada 2020 de ralis com uma prova internacional que promete muitos desafios. Entre 7 e 14 de fevereiro, as duplas Edu Piano/Solon Mendes #204 e Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 irão disputar a 1ª edição do South American Rally Race (SARR 2020), na Argentina, com largada em San Juan e chegada em Santa Maria. Serão os únicos brasileiros na categoria UTVs e terão de acelerar por um roteiro de mais de 2.500 km por três províncias. Com a ida do Rally Dakar para Arábia Saudita, a partir deste ano, os organizadores da SARR resgataram parte do roteiro, quando o maior rali do mundo passou por solo argentino, tanto que já atraiu mais de 160 inscritos entre motos, quadriciclos, UTVs e carros, de 11 países.

“Devido ao grau de dificuldade do roteiro e nossa curiosidade em conhecer outros tipos de terrenos, principalmente que fizeram parte do Dakar, resolvemos participar dessa prova praticamente de última hora”, afirma o multicampeão dos ralis Edu Piano (Tatuí/SP), piloto com oito títulos no Rally dos Sertões (Carros, Caminhões e UTVs), a maior prova off-road do Brasil que fica apenas atrás do Dakar. Segundo Piano, decidiram em dezembro disputar o South American Rally Race e tiveram pouco tempo para fazer as adaptações necessárias nos UTVs e preparar a logística e infraestrutura da equipe que irá com 14 integrantes, um motorhome, um caminhão oficina e um carro de apoio. “Nosso objetivo é completar todo o roteiro e ganhar experiência em provas internacionais para disputar o Dakar, que é meu grande sonho”, destaca Piano.

Quem também está empolgado com a novidade é o cearense de Fortaleza Solon Mendes, que após 35 anos de off-road e sete títulos no Sertões (ao lado de Piano) vai disputar a primeira prova internacional. “Gostamos de provas longas e difíceis e essa parece que será de bom tamanho. Teremos um grande desafio e nossa equipe está pronta para encarar a prova a partir da próxima semana”, ressalta o experiente navegador.

A bordo de outro UTV Can-Am Maverick X3 estará Rodrigo Luppi. “Estou bem otimista para essa prova, porque me adapto muito melhor a provas longas e a dupla com o Maykel será bem promissora, pela sua experiência no Dakar e acredito que isso será um diferencial também. Para mim será novidade pilotar nessas regiões na América do Sul e isto é o que me instiga mais”, destaca o piloto de Vinhedo (SP), que fechou 2019 como vice-campeão brasileiro de Rally Cross Country e do Campeonato Sertões Series na categoria UTV Pró, após a dupla ser campeã do Rally Rota Sul, na categoria, prova que encerrou a temporada.

O navegador Maykel Justo é ó único da equipe com nove participações no Dakar – duas edições na África e sete na América do Sul – “Já passei por todas as regiões do roteiro e posso dizer que será uma prova muito dura, pois são dunas altas e íngremes, deserto aberto, muitas pedras, rios secos e exigirá demais da navegação”, conta o competidor de Taubaté/SP que disputou o último Dakar na América do Sul (no Peru), também de UTV. “Posso dizer que o Brasil estará muito bem representado nos UTVs e vamos para cima. Estou bem confiante no nosso desempenho”, finaliza Justo.

A equipe saiu de Tatuí, no interior de São Paulo, nesta quinta-feira, 30. As vistorias técnicas terão início na próxima segunda-feira, em San Juan, localizada a aproximadamente 1.000 km da capital Buenos Ayres. Na quinta-feira (6), acontecerá a Largada Promocional e na sexta (7) o South American Rally Race (www.sarr2020.com)  começa para valer! O roteiro passará pelas províncias de San Juan, La Rioja e Catamarca.

Para acompanhar a equipe em tempo real – Durante o 1º South American Rally Race será possível acompanhar, em tempo real, os competidores da Território Motorsport pelo numeral – Edu Piano/Solon Mendes #204 e Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 – acessando o link http://www.satcron.com.br/territoriomotorsport/index.php

Equipe multicampeã– Com 21 anos, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 três pódios: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Jr/Weberth Moreira (vice-campeões na UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Já no Campeonato Sertões Series 2019, Lélio Jr/Weberth Moreira foram Campeões na UTV Super Production e Rodrigo Luppi foi vice-campeão na UTV Pró. A dupla Piano/Mendes fechou 2019 em 3o na UTV Over Pró no Sertões Series, em 3o na UTV Over Pró no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e finalizou entre os TOP 5 dos UTVs na geral. Piano, ao lado do navegador Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tricampeonato.

A equipe Território Motorsport conta com o apoio da Minuano Petróleo e SFI CHIPS. Mais informações:
Site: www.territoriomotorsport.com.br
Facebook: @territoriomotorsport4x4
Instagram: @territoriomotorsport
Twitter @territorio4x4

Roteiro –  1º South Amercian Rally Race  (7 a 14/2 – Argentina)

7/2 sexta-feira: Etapa 1 / SAN JUAN – SAN JUAN (332 km)
SS1 142 km + ss2 151km

8/2 sábado:  Etapa 2 / SAN JUAN – VALE DE FERTILLE (446 km)
ss1 113 km + ss2 134 km

9/2 domingo : Etapa 3 / VALE DE FERTILLE – CHILECITO (514 km)
ss1 161 km + ss2 148 km + ss3 41 km

10/2 segunda-feira: rest day/ descanso

11/2 terça-feira: Etapa 4/ CHILECIO – FIAMBALA (412 km – Maratona)
ss1 91 km + ss2 64 km + ss3 159 km

12/2 quarta-feira: Etapa 5/ FIAMBALA – BELEN (404 km)
ss1 126 km + ss2 157 km + ss3 149 km

13/2 quinta-feira: Etapa 6/ BELÉN – SANTA MARIA (321 km)
ss1 49km + ss2 132 km + ss3 81 km

14/2 sexta-feira : ETAPA 7 / SANTA MARIA – SANTA MARIA (144 km)
SS1 142 km

Por: Assessoria de Imprensa – Equipe Território Motorsport – MSuzuki Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade