Toyota ingressa na categoria com modelo Corolla. Fábrica japonesa também patrocina nova academia de talentos
O Campeonato Brasileiro de Stock Car confirmou que contará com mais uma montadora a partir da temporada 2020. A Toyota ingressará na competição com o modelo Corolla, em uma temporada na qual a categoria também estreará um novo projeto de carro, que adotará monoblocos originais produzidos pelas fábricas participantes e uma filosofia mais alinhada com as expectativas dos fãs de automóveis.
O anúncio foi realizado em Buenos Aires, na Argentina. Segundo o acordo, a Toyota fornecerá carros para pilotos do grid da categoria, passando a disputar as vitórias com a Chevrolet, tradicional parceira da Stock Car, que no próximo ano continuará a utilizar o modelo Cruze.
Outra novidade importante apresentada pelos executivos da Toyota e da Stock Car é a “Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing – Brasil”, que já selecionou seis kartistas entre 15 e 17 anos de idade para uma seletiva que se dará nas etapas de Goiânia (24/11) e Interlagos (15/12), os dois últimos compromissos da Stock Car em 2019. Os participantes serão submetidos a um treinamento por parte de profissionais especializados, que visa desenvolver habilidades específicas e importantes para os pilotos na atualidade, como relacionamento com a imprensa, estratégias de carreira, conhecimento técnico, condicionamento físico e mental, e processos de trabalho com o engenheiro de pista.
“A Toyota é uma marca de grande tradição no esporte e sua entrada representa um passo importante na reformulação que está em andamento na Stock Car”, disse Carlos Col, CEO da Vicar Promoções Desportivas, organizadora da categoria. “Toyota e Chevrolet impulsionarão nosso projeto de evolução técnica e desportiva, além de reforçarem nossa imagem de categoria líder no cenário sul-americano. O automobilismo brasileiro recebe uma grande notícia hoje e nós ficamos felizes em poder trazê-la a público”, completou o dirigente.
Desde o início de 2019, a Stock Car vem implementando ajustes em suas plataformas desportiva, técnica e de marketing. Os principais destaques são a decisão de retomar a configuração de campeonato multimarcas, o projeto do novo carro, o reforço de sua presença no universo digital, a implantação de novos equipamentos e ferramentas para otimização do trabalho da Confederação Brasileira de Automobilismo e a racionalização de custos, com a realização de eventos de dois dias – ao invés dos tradicionais três dias, de sexta-feira a domingo.
“Também vale destacar a implantação da Academia de Jovens Pilotos, que fará o elo entre o celeiro de talentos do esporte, que é o kartismo, e a Stock Light – categoria que é o último estágio dos pilotos que sonham em competir na Stock Car. Com isso, completamos o ciclo de formação, algo bastante importante para o nosso projeto de modernização”, comentou Carlos Col sobre o novo projeto que utilizará o Toyota Yaris como veículo de treinamento para os jovens pilotos. O objetivo da Academia de Jovens Pilotos é oferecer a estes jovens kartistas de potencial reconhecido a oportunidade de receber treinamento e uma visão mais ampla do que é ser um piloto profissional. “Aquele que obtiver a melhor somatória de notas nos diversos quesitos do projeto receberá apoio financeiro da Toyota e da Stock Car para correr na temporada 2020 na Stock Light”, observou o dirigente.
Conheça os selecionados para a Academia
(Piloto, idade, local de nascimento, títulos principais)
Pedro Souza, 15 anos, Belo Horizonte (MG), Vice-Campeão Brasileiro 2018
João Matos, 16 anos, Belo Horizonte (MG), Campeão da Copa Brasil 2018
João Bertoluzzi, 16 anos, Chapecó (SC), Campeão Gaúcho (2017) e Catarinense (2018)
Richard Annunziata, 17 anos, Jundiaí (SP), Campeão da Copa Brasil 2018
Stefano Marins, 17 anos, Caçador (SC), Campeão da Top Kart Brasil 2015
Zezinho Muggiati, 16 anos, Curitiba (PR), Campeão Brasileiro 2019
Por: Rodolpho Siqueira/Bruno Vicaria