Pela GT3 Cup 4.0, Maurizio Billi fica com as duas vitórias, enquanto estreante Lucas Salles vence a primeira da 3.8 com Fran Lara prevalecendo na segunda; todos os títulos ficam para a preliminar da F1
A penúltima etapa do campeonato de sprint da Porsche Império Carrera Cup teve emoção de sobra em Interlagos. Foram quatro vencedores diferentes na etapa, marcada por troca de liderança da Carrera Cup 3.8 em favor de Felipe Baptista e definição de seu irmão Vitor Baptista como o indicado brasileiro para a fase global da seletiva do Porsche Junior Program.
O dia começou com a corrida da 4.0 largando sob safety-car. Líder do campeonato, Vitor Baptista largou da pole e viu as chances de vitória de ponta a ponta frustradas por um pneu furado. A vitória ficou com seu concorrente direto pela vaga no “shootout”, Marcel Coletta. Alceu Feldmann fez um belo segundo lugar, com Miguel Paludo em terceiro. Vitor recebeu a bandeirada em 13º depois de trocar pneu e fez os pontos necessários para disputar a seletiva na Europa em novembro. Pela GT3 Cup 4.0, Maurizio Billi liderou de ponta a ponta.
Na prova da Carrera Cup 3.8, Felipe Baptista largou por fora na primeira fila e percorreu lado a lado com o então líder Enzo Elias até o fim da reta oposta. Matheus Iorio chegou a emparelhar com eles por dentro na freada para a Curva do Lago. Mas Felipe prevaleceu por fora e levou o carro até a bandeirada, à frente de Enzo e Iorio. Na GT3 Cup a disputa foi intensa e o estreante Lucas Salles levou para casa o troféu de vencedor.
Ambos os vencedores da manhã sortearam o número 8 no pódio, determinando a máxima inversão de posições no grid. Assim, Maurizio Billi partiu da pole na 4.0 e Zeca Feffer na 3.8.
Werner Neugebauer foi o autor da grande largada na classe dos carros 991-II e logo aparecia em primeiro com Miguel Paludo em seu encalço -perseguição que foi até a bandeirada, sempre muito intensa e limpa. Billi acabou favorecido pela posição de honra na largada: perdeu algumas posições ao longo da prova, mas acabou novamente como o melhor da classe GT3 Cup, em sétimo no geral. Vitor Baptista escalou o pelotão largando de 13º e teve contato com Marçal Müller na segunda perna do S do Senna a duas voltas da bandeirada em disputa pelo sexto posto -Baptista levou o carro #120 até o final, mas seu concorrente direto pelo título da Carrera Cup 4.0 não conseguiu completar.
Na 3.8 Iorio e Felipe Baptista fizeram grandes largadas, avançando de P8 e P6 para líder e vice-líder. Enzo Elias acabou fechado e logo forçado a abandonar. Os carros então passaram pelos pits para colocar pneus de chuva. Retornaram à pista e não houve duelo direto pela cabeça da corrida, com Iorio controlando Felipe até a bandeira. Pela GT3 Cup, Fran Lara levou o carro com tranquilidade a prova toda, para ser terceiro no geral e vencedor na classe de entrada. O resultado deixou o competidor do carro #3 muito perto do título -ele precisa anotar apenas dois pontos na classe, para levantar o título na preliminar do GP Brasil de F1 sem depender dos resultados de Nelson Monteiro e Urubatan Junior.
Atual campeão, Sylvio de Barros aproveitou a passagem dos carros de corrida mais produzidos no planeta por Interlagos para ultrapassar Rodrigo Mello no topo da pontuação da GT3 Cup 4.0. O competidor do Porsche #5 tem 72 pontos, contra 66 do piloto do “Pink Pig” #29. Com 63, Adalberto Baptista segue de olho no título; enquanto Billi, catapultado pela vitória dupla em Interlagos, atingiu 60.
Na Carrera Cup 3.8, Felipe Baptista tirou proveito do infortúnio de Enzo Elias em Interlagos. Ele assumiu a liderança nos pontos corridos na prova realizada na sexta-feira (adiada desde a etapa do Estoril) e foi a 186 pontos após a rodada dupla de sábado. Mas, considerando a pontuação com descartes, Elias chegará à preliminar da F1 com vantagem de 160 a 156 do representante da Academia Shell. Iorio ainda está muito vivo na luta pelo campeonato, pois com os descartes tem os mesmos 152 que nos pontos corridos.
Já na Carrera Cup 4.0, Vitor abriu 10 pontos de vantagem sobre Marçal Müller e 20 sobre Coletta (156 x 146 x 136). Aplicados os descartes, o atual campeão da classe 3.8 soma 142, contra 138 de Marçal e 136 de Coletta. Paludo, com 122 (já considerados os descartes), permanece com chance real de título.
Antes da decisão do título de sprint em novembro no evento suporte do Grande Prêmio Brasil de F1, a Porsche Império Cup retoma seu campeonato de Endurance, em Goiânia, nos dias 25 e 26 de outubro.
As corridas
Corrida 1
4.0
Com a pista úmida, os pilotos partiram para a largada atrás do safety car. Vitor Baptista manteve a liderança à frente de Marcel Coletta e Miguel Paludo. Werner Neugebauer avançou posições mas logo houve o contato com Pedro Aguiar, que abandonou – Werner foi superado por Eloi Khouri e Maurizio Billi, o líder da classe GT3.
Também na GT3, uma bela disputa teve Rodrigo Mello, Adalberto Baptista e Rouman Ziemkievicz. À frente deles, Billi mantinha a liderança à frente de Sylvio de Barros, mas em seguida houve um contato entre Mello e Baptista, o que permitiu a Ziemkievicz avançar.
A dez minutos da bandeirada, outro grande pega entre Ricardo Baptista, Werner Neugebauer e Eloi Khouri. No fim, Neugebauer prevaleceu, enquanto Khouri tentou acompanhar. Na nona volta, Alceu Feldmann chegou em Miguel Paludo para brigar pelo terceiro lugar, e Vitor tinha um segundo de vantagem sobre Coletta – Müller fechava o top 5 e na GT3, Billi liderava à frente de Sylvio e Ziemkievicz.
Na décima volta, Vitor Baptista teve um pneu furado e ficou lento na pista, o que deu a liderança a Coletta, seguido por Paludo e Feldmann. Em seguida, Alceu fez a ultrapassagem e assumiu o segundo lugar. Baptista foi para os boxes trocar o pneu furado.
Nas voltas finais, Feldmann ainda tentou um ataque em Coletta, mas não o suficiente para ameaçar a liderança, enquanto Paludo tentava se recuperar. Na GT3, Billi, Barros, Rouman e Adalberto seguiam nos quatro primeiros lugares. Após o pit stop, Vitor vinha em 13º, o que lhe dava a pontuação necessária para garantir a vaga no Junior Program.
Coletta garantiu sua terceira vitória na temporada à frente de Feldmann e Paludo. Müller e Neugebauer fecharam o top5, enquanto na GT3 Billi cruzou a linha de chegada apenas 0s2 à frente de Sylvio, com Ziemkievicz em terceiro, e Adalberto Baptista e Dominique Theysseyre completando os cinco primeiros.
3.8
A largada foi emocionante, com Felipe Baptista e Enzo Elias andando lado a lado até o fim da Reta Oposta. Baptista prevaleceu por fora, enquanto Matheus Iorio tentou se aproveitar da disputa, mas ficou mesmo em terceiro. Logo o safety car foi acionado após um contato entre os carros de Ayman Darwich e Urubatan Junior.
Na GT3, Fran Lara liderava com o quarto lugar no geral, à frente de Lucas Salles e Marco Billi. Márcio Mauro passou Billi, e Urubatan tentou vir junto mas os carros se tocaram no fim da Reta Oposta. Nelsinho Monteiro passou lotado, e Eduardo Menossi acabou rodando para evitar os carros atravessados no meio da pista. O safety car foi acionado.
Na volta 6, foi dada uma relargada limpa, com Felipe Baptista liderando na Carrera, e Fran Lara, em quarto no geral, ponteando na GT3. Na oitava passagem, Ramon Alcaraz e Leo Sanchez tiveram um contato na Junção mas conseguiram voltar para a pista sem a necessidade de uma nova intervenção do safety car.
Faltando um minuto para o fim, Enzo Elias emparelhou de novo com Felipe Baptista, que fechou a porta, enquanto Matheus Iorio acompanhava a briga de camarote. Mais atrás, Lucas Salles passou Fran Lara para tomar-lhe o quarto lugar no geral e a liderança na GT3 em seu fim de semana de estreia.
Na última volta, Enzo Elias alargou um pouco a trajetória na Junção mas, mesmo assim, seguiu pressionando Baptista, com Iorio por perto deles. Felipe conseguiu resistir até o fim para vencer à frente de Elias e Iorio, com os três separados por apenas 1s150.
Lucas Salles confirmou a primeira vitória na classe GT3, com Fran Lara em quinto no geral e segundo, 1s9 atrás. Márcio Mauro, Nelson Monteiro e Zeca Feffer fecharam o pódio da GT3.
Corrida 2
4.0
Com grid invertido entre os oito primeiros colocado da prova inicial, Eloi Khouri pulou na frente do pole position Maurizio Billi, e Werner Neugebauer e Miguel Paludo foram na carona para assumirem a segunda e a terceira colocações, respectivamente. Ainda na primeira volta, Billi foi ultrapassado por Ricardo Baptista e Marcel Coletta. Após largar em 13º, Vitor Baptista passou em 14º no fim da primeira volta.
Logo no começo, Neugebauer fez a ultrapassagem sobre Khouri, o mesmo acontecendo com Paludo na abertura da terceira volta. Nos minutos seguintes Ricardo Baptista, Marcel Coletta e Alceu Feldmann também passaram por Eloi para estabelecer o top5 que permaneceria até o fim da prova. Na GT3, Billi fazia a sua corrida e liderava seguido por
Faltando pouco mais de dez minutos para a bandeirada, Vitor encostou em Eloi Khouri e tentou ganhar o sétimo lugar, Enquanto isso, Paludo partia definitivamente para cima de Werner, mas sem encontrar o ponto ideal para tentar uma ultrapassagem.
Mais atrás, Feldmann passou Marçal Müller na Descida do Lago para tomar-lhe o sexto lugar. A oito minutos da bandeirada, Eloi tentou passar Marçal, mas os carros se chocaram, e Khouri foi para a grama, o que deu a sétima posição a Vitor.
Paludo seguiu na pressão, e a seis minutos da bandeirada deu uma taseirada no Laranjinha, quase saindo da pista, o que fez Neugebauer dar uma respirada. Na volta seguinte, Vitor Baptista encostou em Müller para tentar o quinto lugar. No último minuto, os dois tiveram uma disputa no “S” do Senna e houve um contato, com Marçal levando a pior.
Na frente, Werner seguiu ponteando, mantendo uma diferença superior a um segundo nas últimas voltas e conquistou a vitória à frente de Paludo, Ricardo Baptista, Marcel Coletta e Alceu Feldmann. Na GT3, Billi venceu com Sylvio de Barros em segundo, com Rodrigo Mello, Rouman Ziemkievicz e Dominique Teysseyre.
3.8
Com uma garoa caindo em Interlagos, a largada foi agitada, com Matheus Iorio saindo muito bem e assumindo o primeiro lugar à frente de Felipe Baptista, que também fez uma partida excelente. No meio do pelotão, houve um contato, e Enzo Elias ficou com a dianteira danificada, o que lhe fez ir aos boxes. Quem pulou bem foi Chico Horta, que saiu do fundo do grid para o nono lugar.
Na segunda volta, Leo Sanchez rodou na Descida do Lago depois que a chuva aumentou. A pista ficou mais molhada, e o safety car entrou por questões de segurança. Depois de ficar por duas voltas na pista, o safety car recolheu para os boxes, e os pilotos, também.
Com pneus de chuva, os carros voltaram à pista atrás do safety car, e o cronômetro apontava 12 minutos para a bandeirada. Depois de duas voltas atrás do safety car, a bandeira verde foi agitada a oito minutos do fim, com Iorio à frente de Felipe Baptista, e Fran Lara liderando a GT3 seguido por Nelson Monteiro e Zeca Feffer.
Na oitava volta, Chico Horta conseguiu passar Zeca Feffer no “S” do Senna e seguiu atacando Nelson Monteiro na Reta Oposta, mas o competidor do carro #87 conseguiu resistir. Na volta 9, continuava a briga entre Nelson Monteiro e Chico Horta, o que permitiu a Marcelo Tomasoni encostar, com Feffer um pouco mais atrás.
Na penúltima volta, Tomasoni tentou atacar, mas ficou com o carro de lado, e Feffer lhe deixou para trás. Na frente, Iorio já tinha quase dois segundos de vantagem sobre Baptista. No finalzinho, Chico Horta passou Nelson Monteiro para ser o quinto no geral, enquanto Feffer tentou vir junto sem sucesso.
Iorio manteve o primeiro lugar até a bandeirada, com Baptista em segundo, Fran Lara, o vencedor da GT3 seguido por Lucas Salles e Chico Horta. No pódio da GT3, Zeca Feffer e Urubatan Júnior completaram o top5.
O que eles disseram:
“Desde Curitiba sem vencer, um ano difícil para mim. Na primeira corrida, foi uma pena o toque com o Pedrinho, eu poderia ter conseguido um resultado melhor. Essa corrida eu sabia que o carro ficaria muito difícil no fim, pelo que vimos na primeira prova. Comecei poupando, vi que o Miguel tentou atacar, mas tinha um ritmo suficiente para ele não me ameaçar muito. Foi uma corrida de cabeça, pensando no ritmo, vendo o que Miguel estava melhor e onde eu podia arriscar mais e onde eu podia poupar. Deu para poupar e chegar bem, ótima vitória.”
Werner Neugebauer
“A vitória em Interlagos é sempre incrível, todos os pilotos consideram esta pista um verdadeiro templo do automobilismo, e vencer com uma marca como a Porsche deixa tudo ainda mais especial. Com o segundo lugar de ontem e o primeiro lugar de hoje, conseguimos subir para terceiro lugar no campeonato”
Marcel Coletta
“Acho que a chuva veio para lavar minha alma. Estava sendo um fim de semana complicado, mas a chuva veio e com a troca de pneus essa vitória veio. Não foi fácil, tive que me concentrar bastante, mas deu tudo certo. Estou muito feliz de trazer mais uma vitória para casa
Matheus Iorio
“Foi um fim de semana muito bom. Não fiz a pole por muito pouco, ganhei as corridas de ontem e de hoje pela manhã. À tarde, houve muitos fatores que fizeram com que eu não ganhasse. Se tivéssemos continuado com os pneus slicks e esperássemos a pista secar, provavelmente disputaríamos diretamente com o Mahteus. Quando colocou o pneu de chuva, o estilo de guiar para andar rápido eu teria de fazer alguma coisa que daria muito risco para o carro. Tinha de fazer as curvas de lado porque a frente não entrava. Tinha de fazer um ‘drift’, e, para não arriscar tanto, preferi não fazer tão forte como o Iorio fazia na frente. Preferi chegar em segundo e ganhar pontos para o campeonato do que arriscar. Estou muito feliz, o fim de semana não podia ser melhor, nunca na Porsche alguém conseguiu um fim de semana desse jeito. Estou muito feliz, o carro estava muito bom, e o Vitor e o Carbone me ajudaram muito a conquistar isso.”
Felipe Baptista
“Sem dúvida um fantástico resultado. Contando a corrida de sexta-feira, foram três segundos. Andei um pouco mais conservador, pensando no campeonato, porque sem o freio ABS é mais difícil é mais difícil fazer a ultrapassagem. Se tivesse mais umas voltinhas, dava para chegar no Billi mas também tinha gente chegando atrás de mim. Estava garoando no fim, e o carro estava mais traseiro.”
Sylvio de Barros
“Saio super satisfeito, foi uma corrida bem difícil. O Lucas estava vindo muito rápido, mas deu tudo certo. A condição estava ruim, quando colocamos os pneus de chuiva a pista secou e aí os pneus acabam muito rápido. Os tempos foram ficando muito alto, mas deu tudo certo. Estou muito feliz com o resultado”.
Fran Lara
“No fim deu certo, corremos com a cabeça essa prova também. Largar de trás é muito difícil, complicado ultrapassar, ainda mais os GT3, que não estão no campeonato comigo mas querem a disputa na pista. Mas meu foco era o Marçal Müller, que tinha um carro bem rápido. Disputamos nas últimas voltas, mas consegui ficar à frente dele e abrir um pouco no campeonato. Tem mais uma etapa, no fim de semana da Fórmula 1, mas estou feliz com a vaga no Junior Program.”
Vitor Baptista
“Assim como nas últimas duas corridas furou o radiador. O carro da frente não largou bem e não deu para sair da linha. Estava um pouco molhado, destracionou, e a frente não saiu o suficiente. É um prejuízo enorme, vamos ter de usar os dois descartes que tínhamos garantidos para a etapa da Fórmula 1. Viemos para cá na liderança, com chances de título, e o fim de semana foi só de azar. Mas o automobilismo é assim, e não desistimos. É levantar a cabeça e trabalhar bem.”
Enzo Elias
“Foi um pega do começo ao fim. Não consegui o que eu queria, mas também foi o que deu. Foi um fim de semana muito intenso, com muita briga. Tivemos até uma colisão na primeira corrida de hoje. Depois foi sensacional, vim lá de trás, de último, briguei muito, fui passando todo mundo, e cheguei nos primeiros. Se tivesse mais umas duas, três voltas, daria para passar. Quando olhei a placa de última volta falei ‘não, podia ter mais uma’. Mas tudo bem, estamos na luta até o fim.”
Rodrigo Mello
Resultados
Corrida 1
4.0
1. Marcel Coletta – 26:43.351
2. Alceu Feldmann – a 0.493
3. Miguel Paludo – a 0.843
4. Marcal Muller – a 8.445
5. Werner Neugebauer – a 11.441
6. Ricardo Baptista – a 15.113
7. Eloi Khouri – a 15.529
8. Maurizio Billi (*) – a 24.321
9. Sylvio de Barros (*) – a 24.532
10. Rouman Ziemkiewicz (*) – a 33.700
11. Adalberto Baptista (*) – a 49.370
12. Dominique Teysseyre (*) – a 50.898
13. Vitor Baptista – a 51.556
14. Rodrigo Mello (*) – a 1 Lap
15. Pedro Aguiar – a 14 Laps
3.8
1. Felipe Baptista – 27:16.790
2. Enzo Elias – a 0.225
3. Matheus Iorio – a 1.150
4. Lucas Salles (*) – a 11.161
5. Fran Lara (*) – a 13.065
6. Marcio Mauro (*) – a 15.593
7. Nelson Monteiro (*) – a 19.383
8. Zeca Feffer (*) – a 22.437
9. Marcelo Tomasoni – a 24.369
10. Cesar Urnhani (*) – a 35.404
11. Sang Ho Kim (*) – a 37.708
12. Eduardo menossi (*) – a 52.699
13. Marco Billi (*) – a 54.038
14. Andre Gaidzinski (*) – a 1:29.704
15. Leonardo Sanchez (*) – a 7 voltas
16. Ramon Alcaraz (*) – a 7 voltas
17. Nelsinho Marcondes (*) – a 11 voltas
18. Urubatan Junior (*) – a 15 voltas
19. Ayman Darwich (*) – a 15 voltas
20. Paulo Totaro (*) – a 15 voltas
21. Francisco Horta (*) – DNS
Corrida 2
4.0
1. Werner Neugebauer – 17 voltas em 27:45.601
2. Miguel Paludo – a 0.468
3. Ricardo Baptista – a 10.395
4. Marcel Coletta – a 10.541
5. Alceu Feldmann – a 15.591
6. Vitor Baptista – a 21.844
7. Maurizio Billi (*) – a 36.456
8. Sylvio de Barros (*) – a 37.080
9. Rodrigo Mello (*) – a 37.591
10. Eloi Khouri – a 42.339
11. Pedro Aguiar – a 49.874
12. Rouman Ziemkiewicz (*) – a 59.776
13. Adalberto Baptista (*) – a 1:08.285
14. Marçal Müller – a 2 voltas
15. Dominique Teysseyre (*) – a 12 voltas
(*) GT3 Cup
3.8
1. Matheus Iorio – 11 voltas em 27:34.340
2. Felipe Baptista – a 2.189
3. Fran Lara(*) – a 16.361
4. Lucas Salles(*) – a 16.673
5. Francisco Horta(*) – a 22.753
6. Marcelo Tomasoni – a 24.792
7. Zeca Feffer(*) – a 26.669
8. Urubatan Junior(*) – a 28.691
9. Nelson Monteiro (*)- a 29.282
10. Ramon Alcaraz (*)- a 30.111
11. Márcio Mauro (*)- a 30.184
12. Paulo Totaro (*)- a 32.691
13. Nelsinho Marcondes (*)- a 33.864
14. Eduardo Menossi (*)- a 33.874
15. Sang Ho Kim (*)- a 34.326
16. Marco Billi (*)- a 51.503
17. Leonardo Sanchez (*)- a 51.937**
18. André Gaidzinski (*)- a 1:03.165
19. Enzo Elias – a 10 voltas
20. Cesar Urnhani (*)- a 10 voltas
(*) GT3 Cup
** Punido com 20s por ultrapassagem durante safety car
Campeontatos (pontuações sem descartes):
Carrera Cup 4.0
1. Vitor Baptista, 156 pontos
2. Marçal Müller, 146
3. Marcel Coletta, 136
4. Ricardo Baptista, 123
5. Miguel Paludo, 122
6. Eloi Khouri, 113
7. Werner Neugebauer, 99
8. Alceu Feldmann, 91
9. Pedro Aguiar, 86
10. Sylvio de Barros, 58
11. Rodrigo Mello, 55
12. Maurizio Billi, 52
13. Adalberto Baptista, 50
14. Dominique Teysseyre, 34
15. Rouman Ziemkiewicz, 29
16. Carlos Ambrósio, 22
17. Tom Filho, 14
Foressi, 14
Daniel Schneider, 14
20. Carlos Renaux, 4
21. Rodolfo Toni, 3
22. Neto, 2
GT3 Cup 4.0
1. Sylvio de Barros, 72 pontos
2. Rodrigo Mello, 66
3. Adalberto Baptista, 63
4. Maurizio Billi, 60
5. Dominique Teysseyre, 42
6. Rouman Ziemkiewicz, 35
7. Carlos Ambrósio, 28
8. Foressi, 21
9. Tom Filho, 19
10. Carlos Renaux, 6
11. Rodolfo Toni, 4
12. Neto, 3
Carrera Cup 3.8
1. Felipe Baptista, 186
2. Enzo Elias, 160
3. Matheus Iorio, 152
4. Marcelo Tomasoni, 114
5. Fran Lara, 104
6. Nelson Monteiro, 90
7. Urubatan Jr., 87
8. Francisco Horta, 72
9. Ramon Alcaraz, 62
10. Marco Billi, 49
11. Cesar Urnhani, 48
12. Nelsinho Marcondes, 40
13. Zeca Feffer, 30
Lucas Salles, 30
15. Márcio Mauro, 29
16. Paulo Totaro, 25
17. Eduardo Menossi, 23
18. Ayman Darwich, 22
Andre Gaidzinski, 22
20. Murilo Coletta, 20
21. Leonardo Sanchez, 19
22. Pedro Marreiros, 16
23. Sang Ho Kim, 13
24. Raphael Reis, 12
25. José Carlos Vitte, 10
26. Alessandro Marchini, 7
27. Gustavo Kiryla, 5
28. Matheus Coletta, 0
Paulo Pomelli, 0
Georgios Frangulis, 0
GT3 Cup 3.8
1. Fran Lara, 77 pontos
2. Urubatan Jr., 60
3. Nelson Monteiro, 59
4. Francisco Horta, 44
5. Ramon Alcaraz, 40
6. Cesar Urnhani, 33
7. Marco Billi, 26
8. Nelsinho Marcondes, 23
9. Lucas Salles, 20
10. Zeca Feffer, 16
11. Márcio Mauro, 15
12. Paulo Totaro, 12
Ayman Darwich, 12
14. Andre Gaidzinski, 11
15. Alessandro Marchini, 5
José Carlos Vitte, 5
Eduardo Menossi, 5
18. Sang Ho Kim, 4
19. Leonardo Sanchez, 3
20. Georgios Frangulis, 0
Paulo Pomelli, 0
Por: Luis Ferrari