Brasileiro de Enduro FIM define campeões da temporada 2019

0

Na sétima e última etapa, em Patrocínio (MG), Bruno Crivilin confirma o bicampeonato nas categorias Enduro GP e E1; Francês Romain Dumontier é o destaque da E2

O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM encerrou a temporada 2019 em grande estilo. Com disputas acirradas, muito calor e alto nível técnico, a sétima e última etapa do ano revelou os campeões neste final de semana (14 e 15/9), em Patrocínio (MG). Bruno Crivilin (equipe Honda Racing) venceu o duelo com o francês Romain Dumontier (Yamaha O2BH Racing) na Enduro GP, conquistando o bicampeonato da categoria. O capixaba também levou a taça da classe E1, sendo que o europeu foi o vencedor da E2. A grande novidade do campeonato foram as categorias Kids, destinadas a pilotos menores de 18 anos.

Depois de uma temporada de recuperação, Crivilin terá o direito de manter o número 1 na sua motocicleta. Ele iniciou o ano com uma lesão e não disputou a primeira prova. A partir daí, venceu cinco das seis etapas restantes e fechou a competição novamente com dois títulos. “É uma alegria muito grande ser campeão, o título da Enduro GP continua no Brasil e o numeral um, na minha moto. Foi um ano difícil, mas tudo valeu a pena. Agradeço a Honda Racing por ter acreditado em mim, não é fácil contratar um atleta que vem de lesão, porque não se sabe como ele vai voltar. Agradeço a toda a equipe e também a minha família, amigos que vieram para me ver e alguns que não puderam vir, mas sei que ficaram orando de longe”, comemorou Crivilin, que agora acumula sete títulos brasileiros de enduro.

Na categoria E2 o francês da Yamaha foi imbatível e fechou a temporada com 100% de aproveitamento. “Fui o segundo na Enduro GP e primeiro na E2, por ser a primeira vez no Brasil estou muito contente. Foi um bom ano, conheci muitas pessoas, conheci um bom país, e estou muito feliz com minha equipe, a Yamaha O2BH Racing, e meus patrocinadores. Estou muito feliz e espero poder voltar”, afirmou Dumontier.

A categoria E3 teve disputa acirrada até o último dia de prova. O resultado coroou o paulista Vinicius Calafati (Sacramento Racing) como campeão, depois de uma disputa acirrada durante toda a temporada com o gaúcho Gustavo Pellin (Husky Power) e o argentino Crispy Arrriegada (Orange BH KTM Racing).

“Acho que foi um dos campeonatos mais difíceis pelo nível técnico de todos e pelas dificuldades que tive no início do ano em me adaptar com uma moto dois tempos. Esse foi o ano que mais treinei, dentre todos os meus anos de campeonato. Foi bem difícil, mas valeu a pena, acho que cresci muito neste final de campeonato e me sinto um piloto mais completo. Só tenho que agradecer a todos, estou muito feliz em conquistar esse título”, disse Calafati.

A categoria EJ teve domínio completo do capixaba Patrik Capila (Yamaha O2BH Racing). O piloto de 20 anos encerrou a temporada de forma invicta para comemorar o bicampeonato da classe e, de quebra, fechar o ano na terceira colocação da Enduro GP. “Estou bastante feliz por mais um título na EJ. O campeonato foi bem organizado, com provas bacanas. Esta última foi muito dura, a mais difícil de todas.

Consegui finalizar em terceiro lugar na Enduro GP, mesmo iniciando o ano com uma lesão e tendo um problema com o mousse da roda em outra etapa. Vim crescendo na geral durante o campeonato”, relatou.

Na categoria E4 Pró, com apenas um ponto de diferença, o piloto Anderson da Luz bateu seu companheiro de equipe Vitor Borges na disputa do título. A disputa caseira entre os pilotos da MXF Motors consagrou o vice-campeão da temporada passada. “O campeonato foi muito bem organizado, com provas bem diferentes umas das outras: muito barro e lama no Sul, aqui em Minas Gerais muita pedra. A disputa foi acirrada. Consegui conquistar o título, depois de uma disputa ponto a ponto o ano inteiro. Foi o meu primeiro título brasileiro.”

Apenas 10 segundos separaram o mineiro Fernando Pereira (Q4 Enduro Team) do capixaba Flávio Volpi (DNA Racing) na E4 Light – o suficiente para confirmar o título da categoria para motocicletas de 230cc. “Era um sonho que eu tinha estar aqui e conquistar o título. Tive uma lesão e quase abandonei o campeonato, mas voltei. Quero parabenizar o Flávio, ele fez eu treinar e me dedicar ainda mais. É um cara rápido e tem o mesmo sonho que eu, de ser campeão, e a gente deixou a decisão para o último momento”, contou Pereira.

O mineiro Nielsen Bueno comemorou seu sexto título brasileiro no enduro e já faz planos para as próximas temporadas. O piloto da equipe Power Husky foi o campeão da categoria E35 em 2019. “Acho que foi um dos mais disputados de todos os tempos, foi um campeonato muito marcante para todos. Mostrou a força do enduro e o profissionalismo que a modalidade atingiu, é muito importante esse momento que a gente vive. Estou muito feliz pelos seis títulos, e muito motivado também”, concluiu o experiente piloto.

Na categoria E40, o gaúcho Cassiano Tebaldi (Power Husky) nem precisou disputar a última prova, tamanha a vantagem. Mesmo com um início de temporada difícil, o piloto abriu pontos suficientes para não ser mais alcançado e comemorar o seu terceiro título nacional. “O início da temporada foi meio complicado, na primeira e na segunda etapa não fui bem, mas depois comecei a alinhar, me concentrar mais, treinar, e as coisas foram acontecendo. Recuperei e depois administrei até o final. Só quem ganha um campeonato sabe o significado, todo o trabalho durante todo o ano, chegar no final do ano e comemorar é uma coisa muito boa.”

A categoria E45 foi vencida pelo mineiro Frederico Garcia (Q4 Enduro Team), que contou com o apoio surpresa de sua família na última prova. Em seu primeiro ano na disputa do campeonato, já leva para casa o troféu de campeão. “É uma alegria que não tem tamanho. Foi uma experiência fantástica, que nunca vou esquecer. As cinco primeiras etapas foram muito boas para mim, mas é engraçado, no Enduro FIM eu venci usando a regularidade. Sofri uma lesão, quebrei o pé, usei a prova de Paraopeba como descarte e fiz muito esforço pra conseguir um pouquinho de condição de vir aqui fazer os pontos necessários pra conseguir esse título. Minha esposa, meu pai e minha mãe fizeram uma surpresa e vieram pra cá, sem eu saber, então foi muito bom”, explicou.

O piloto Daniel Reis, da cidade de Patrocínio, conquistou o título da categoria E50 correndo em casa. Bastante emocionado, viu o sonho de ser campeão realizado ao lado de amigos e da família, depois de bater na trave por duas vezes.  “Esta era uma meta que traçamos no início do ano, junto com a minha família, de tentar o campeonato. Graças a Deus chegou o momento, conseguimos. Chegamos até o final, com muito cansaço, uma prova muito difícil aqui em Patrocínio, mesmo conhecendo as trilhas tivemos dias atípicos por causa do calor e da umidade do ar muito baixa, então sofremos muito na trilha. Foi um sonho realizado de ser campeão. Fui vice duas vezes, mas agora chegou a vez.”

Em seu primeiro ano disputando o campeonato brasileiro, o piloto Juliano Wilgen foi o campeão da categoria EA (Amadora). E nem bem acabou a última prova, já está planejando a temporada seguinte. “Primeiro ano que participo, foi uma experiência muito bacana, um ano de muito aprendizado, poder andar lado a lado com os ídolos do esporte, de quem gosta do enduro, então é fantástico. A ideia era participar, pegar experiência, mas o título veio, me preparei para isso, então foi um ano que terminou com chave de ouro. Vamos tentar agora viabilizar o ano que vem, para participar de novo, porque é muito legal, muito bacana.”

Campeonato Kids – A temporada 2019 viu surgir um novo campeonato, para pilotos menores de 18 anos. Com quatro categorias e três etapas, a semente foi plantada a já está dando frutos. Na Youth, para pilotos de 16 a 18 anos, o paulista Leo Kauffmann (Enduro MX) foi o campeão brasileiro. “Foi a minha primeira vez no campeonato. Consegui vencer as duas primeiras etapas, então na final fui mais de boa, para não machucar e nem cometer erros. O clima em Patrocínio estava muito quente, muito seco, sofri bastante. É o meu primeiro título brasileiro e agora tenho que treinar bastante porque ano que vem subo de categoria. Vou para a Amadora”, revelou.

Nas demais categorias, domínio dos pilotos capixabas da Equipe BC11, capitaneada pelo piloto Bruno Crivilin. Frederico Rangel foi o campeão da categoria Juvenil, para pilotos de 13 a 15 anos. “Foi um campeonato muito bom, gostei muito do ano, tive ótimos resultados. Agora vamos treinar para o próximo ano, para repetir o título. Ano que vem vamos correr o Brasileiro novamente e o Campeonato Capixaba também.”

Na categoria Cadete, para pilotos de nove a 12 anos, Estevão Mediote Rangel confirmou o título e levou mais um troféu para o Espírito Santo. “Os resultados foram bons, assim como as corridas. Gostei muito da prova de Santa Catarina. Ano que vem continuamos no Brasileiro.” Caçula da equipe, o pequeno Theo Ramos venceu mais uma prova e sagrou-se, apesar da pouca idade, campeão brasileiro de enduro na categoria Infantil, para pilotos de até oito anos. “O campeonato foi muito bom e bem técnico. Ganhamos. Estou muito satisfeito, ano que vem vou correr de novo.”

Campeonato Feminino – Bárbara Neves conquistou o bicampeonato brasileiro na categoria EF. Primeira mulher a integrar a equipe Honda Racing, a goiana conquistou seu primeiro título em 2017. “Estou muito feliz e realizada com o bicampeonato brasileiro. Quero agradecer a toda minha equipe, família, principalmente meu pai, pelo apoio e incentivo durante a temporada. É um imenso orgulho poder trazer mais esse título para a Honda. Com o objetivo principal do ano cumprido, agora é aguardar os próximos desafios’, disse a atleta.

O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019 é patrocinado por Yamaha, Honda e IMS e tem apoio de MXF, Parts 57, Fotop, Motul, Jeri Adventure Ride, Husqvarna, Power Husky, BMP, Airoh, Tech Ride, Edgers, MR Pro Braces, BMS Racing, KTM Sacramento, Race Tech, Motorex, Sig Visual e Borilli.

Classificação final do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019

Enduro GP

1º – Bruno Crivilin – 292 pontos

2º – Romain Dumontier – 273 pontos

3º – Patrik Capila – 202 pontos

E1

1º – Bruno Crivilin – 300 pontos

2º – Júlio Cesar Ferreira – 263 pontos

3º – Rômulo Bottrel – 251 pontos

E2

1º – Romain Dumontier – 300 pontos

2º – Gabriel Soares – 251 pontos

3º – Felipe Legarrea – 230 pontos

E3

1º – Vinicius Calafati – 279 pontos

2º – Gustavo Pellin – 273 pontos

3º – Crispy Arriegada – 262 pontos

EF

1º – Bárbara Neves – 125 pontos

2º – Tainá Aguiar – 64 pontos

3º – Isadora Oliveira – 47 pontos

Categoria EA

1º – Juliano Wilgen – 246 pontos

2º – Roberto Theodoro – 209 pontos

3º – Jonas Sawan – 110 pontos

Categoria EJ

1º – Patrik Capila – 300 pontos

2º – Willian Lauers – 267 pontos

3º – Washington Murillo – 220 pontos

Categoria E4 230 

1º – Fernando Pereira – 282 pontos

2º – Flávio Volpi – 280 pontos

3º – Agenor Varela – 238 pontos

Categoria E4 Pro

1º – Anderson da Luz – 276 pontos

2º – Vítor Borges Garcia – 275 pontos

3º – Uyter Dias – 116 pontos

Categoria E35

1º – Nielsen Bueno – 250 pontos

2º – André Urso – 207 pontos

3º – Tiago Bellaver – 186 pontos

Categoria E40

1º – Cassiano Tebaldi – 269 pontos

2º – Erasmo Klering – 251 pontos

3º – Adriano de Ávila – 249 pontos

Categoria E45

1º – Frederico Garcia – 268 pontos

2º – Fábio Bizarria – 254 pontos

3º – Maurício Fernandes – 237 pontos

Categoria E50

1º – Daniel dos Reis – 274 pontos

2º – José Antônio Cadima – 249 pontos

3º – Washington da Silva – 222 pontos

Categoria Youth

1º – Leonardo Kauffmann – 142 pontos

2º – Vinicius Aguilar – 132 pontos

3º – Thales Uemura – 101 pontos

Categoria Juvenil

1º – Frederico Mediote Rangel – 147 pontos

2º – Danilo Sfalsin – 122 pontos

3º – Bruno Tenutti Daniel – 66 pontos

Categoria Cadete

1º – Estevão Mediote Rangel – 134 pontos

2º – Miguel Margon – 125 pontos

3º – Fernando Almeida – 106 pontos

Categoria Infantil

1º – Theo Ramos – 144 pontos

2º – Pedro Henrique Splinter – 118 pontos

3º – Rian Vassoler – 50 pontos

Resultados – 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019

Enduro GP

1º – Bruno Crivilin

2º – Romain Dumontier

3º – Vinicius Calafati

E1

1º – Bruno Crivilin

2º – Júlio Cesar Ferreira

3º – Tiago Wernersbach

E2

1º – Romain Dumontier

2º – Alexandre Faria

3º – Ithalo Resende

E3

1º – Vinícius Calafati

2º – Crispy Arriegada

3º – Gustavo Pellin

EF

1º – Isadora Oliveira

2º – Bárbara Neves

3º – Tainá Aguiar

Categoria EJ

1º – Patrik Capila

2º – Willian Lauers

3º – Washington Murillo

Categoria E4 Pro

1º – Vítor Borges Garcia

2º – Anderson da Luz

3º – Uyter Dias

Categoria E4 230

1º – Fernando Pereira

2º – Flávio Volpi

3º – Agenor Varela

Categoria EA

1º – Leo Senju

2º – Luciano Paiva

3º – Roberto Theodoro

Categoria E35

1 – Aloisio Filho

2 – Oriel Casagrande

3 – William Cabelo

Categoria E40

1º – Adriano de Ávila

2º – William Meneses

3º – Erasmo Klering

Categoria E45

1º – Fábio Bizarria

2º – Roberto Lamego Júnior

3º – Leonardo Lima

Categoria E50

1º – Daniel dos Reis

2º – Manoel de Jesus

3º – José Antônio Cadima

Categoria Youth

1º – Vinicius Aguilar

2º – Ítalo Maciel

3º – Leonardo Kauffmann

Categoria Cadete

1º – Estevão Mediote Rangel

2º – Miguel Margon

3º – Fernando Almeida

Categoria Infantil

1º – Theo Ramos

2º – Vicente Nunes

3º – Pedro Henrique Splinter

Categoria Juvenil

1º – Frederico Mediote Rangel

2º – Danilo Sfalsin

3º – Eduardo Costa

Por: Mundo Press – Assessoria de Imprensa do Brasileiro de Enduro FIM

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade