Em ação conjunta, as duas equipes chamaram a atenção para o tema, ao disputarem a corrida do Velopark com capôs invertidos
Uma cena incomum chamou a atenção de quem assistia à oitava etapa da Stock Car, disputada neste domingo, 15, no Velopark, em Nova Santa Rita, RS: os carros de Julio Campos, da equipe Prati-Donaduzzi, e de Ricardo Zonta, da Shell V-Power, tiveram seus capôs invertidos pouco antes da largada da primeira corrida do dia.
O ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Zonta correu exibindo as cores da Prati-Donaduzzi e Julio Campos usou o capô da Shell, ambos destoando totalmente do layout padrão. A surpresa, na verdade, fazia parte de uma ação planejada por mais de seis meses pelas duas marcas, visando a conscientização em torno da importância da doação de órgãos.
No próximo dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos.
“São milhares de brasileiros à espera de uma doação. Vidas que podem ser salvas por uma simples ação de amor ao próximo, manifestando aos seus familiares a intenção de ser um doador de órgãos. Quando a Prati-Donaduzzi me procurou para falar sobre esta ação, eu me engajei imediatamente na conscientização da causa”, conta Julio Campos.
“É incrível usar a visibilidade proporcionada pelo automobilismo para chamar atenção para um tema tão relevante quanto o transplante de órgãos. Fico orgulhoso em ser parte desse projeto e ajudar a dar visibilidade para uma pauta tão importante, capaz de salvar vidas”, comenta Ricardo Zonta.
Paralelamente, durante o planejamento da ação, chamada de “Transplanted Cars”, tanto Julio quanto Zonta declaram-se doadores de órgãos.
No Brasil, para que alguém se torne doador, basta informar aos familiares próximos.
Ao aceitarem “doar” suas marcas à outra equipe, abrindo mão da exposição em um dos pontos de maior visibilidade de seus carros, Shell e Prati-Donaduzzi levantam abertamente uma discussão saudável acerca de um tema que, às vezes, ainda soa como tabu.
Uma única pessoa disposta a contribuir para reduzir a fila de transplantes pode salvar mais de vinte vidas.
“Os investimentos da Prati-Donaduzzi no esporte estão alinhados à nossa missão de prover saúde e bem-estar. E quando falamos de uma plataforma de grande alcance como a Stock, isso nos dá a oportunidade de chamar a atenção para causas importantes, que podem salvar vidas, como a doação de órgãos”, comenta Lucas Angnes, gerente de marketing da Prati-Donaduzzi.
“A Shell é a maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e uma das maiores no planeta. Sempre estivemos associados a performance, tecnologia e segurança. É muito importante impactar o público com mensagens que transcendam ao universo esportivo, e foi justamente isso que buscamos nessa ativação conjunta com a Prati-Donaduzzi”, avalia Vicente Sfeir, Gerente de Motorsport & Patrocínios da Raízen.
Sobre a Raízen:
A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Por: Luis Ferrari