Tunico Maciel inicia Sertões 2019 na frente na categoria Production Aberta

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Trajeto inicial entre Campo Grande e Costa Rica (MS) teve muitas dificuldades para a equipe Honda Racing; Bissinho Zavatti sofre fratura no pé e encerra participação de forma prematura

A primeira etapa do Sertões 2019 começou intensa e repleta de dificuldades para a equipe Honda Racing. Neste domingo (25), os pilotos deixaram a capital Campo Grande e seguiram rumo à Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. Foram 487 quilômetros percorridos, sendo 437 de especiais (trechos cronometrados). Tunico Maciel, atual campeão das motos, venceu o dia na categoria Production Aberta e terminou em segundo lugar na classificação geral, com o tempo de 5h16min15. Ele ficou a apenas 27 segundos do líder Ricardo Martins, de acordo com os resultados extraoficiais.

A prova contou com muitas lombas e trechos de média e alta velocidade. “O início do Sertões é sempre muito complicado porque estamos com os nervos à flor da pele. A minha estratégia foi nos primeiros quilômetros conhecer os reais perigos da planilha e entender como a prova ia andar. Em um certo momento, acelerei forte, mas depois entrei na minha zona de conforto, já que estava com receio devido a alguns carros do público que circulavam na especial”, destaca o mineiro Maciel, que acelera a motocicleta Honda CRF 450RX.

Gregorio Caselani, primeiro piloto a largar, concluiu o percurso em terceiro na geral e em segundo na categoria Super Production, seguido de Jean Azevedo. “Não foi como o esperado. A parte técnica ficou muito comprometida. Abri a especial e vinha acelerando bem, quando me deparei com muitos carros dentro do trecho. Também peguei algumas porteiras fechadas, o que atrapalhou o meu desempenho”, lamenta o gaúcho campeão do Sertões em 2016.

O heptacampeão Jean Azevedo também teve dificuldades com os veículos que circularam no percurso da prova. “No quilômetro 135, fui passar um carro desses e acabei saindo da estrada. Bati a moto em um cupinzeiro e caí. Com muita sorte, consegui chegar, porque poderia ter jogado ali o meu rali fora”, conta o paulista, quarto na geral e terceiro na Super Production.

Baixa na equipe Honda Racing – Apesar de todas as dificuldades encontradas pela equipe Honda Racing, o piloto Bissinho Zavatti, sem dúvidas, foi o que teve o dia mais complicado. Representante da Honda Racing na categoria Rally Brasil, com a CRF 250F, ele bateu o pé esquerdo logo no início da especial e teve de abandonar a disputa, já que foi constatada uma fratura no malévolo.

“Com apenas cinco quilômetros de prova, bati o pé esquerdo. Estava com muitas dores e, por isso, acionei o apoio para me levar ao hospital. Fui medicado e passei por uma consulta ortopédica para checar a situação, infelizmente foi confirmado que houve a fratura e isso definiu o meu futuro no Sertões deste ano. É a primeira vez que machuco assim e estou muito chateado, mas são coisas de corrida e preciso levantar a cabeça e olhar para frente”, finaliza o paulista.

Nesta segunda-feira (26/8), os competidores encaram a segunda etapa entre Costa Rica (MS) e Barra do Garça (MT). Serão 644 quilômetros, desses 533 contra o relógio, em trechos de serra, areia, cascalho, travessia de rios e retas de alta velocidade.

Patrocinado pela Honda, o 27º Sertões conta com oito dias de disputas até a chegada em Aquiraz (CE), marcada para 1º de setembro. O rali terá roteiro total de 4.887 quilômetros, sendo 2.858 de especiais (trechos cronometrados), com passagem por seis estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí e Ceará. A prova inclui também categorias para carros, UTVs e quadriciclos.

A equipe Honda Racing de Rally Cross Country é patrocinada por Pro Honda, ASW, Michelin, DID e Seguros Honda.

Programação e o roteiro completo do Sertões 2019*:

26/8 – Segunda-feira 

2ª etapa – Costa Rica (MS) a Barra do Garças (MT)

Deslocamento inicial – 90 km Especial (Cronometrado) – 533 km

Deslocamento final – 21 km Total do dia – 644 km

No segundo dia, a caravana do Sertões entra no estado do Mato Grosso, com uma especial bastante longa, com trechos de serra, areia, cascalho, travessia de rios e retas, nas quais será possível alcançar uma velocidade de 180 km/h. Lombas de curva de nível caracterizarão bem os 200 primeiros quilômetros da etapa. Daí para frente o ritmo de prova mudará e terá zonas de radar nas áreas de pontes.

27/8 – Terça-feira 

3ª etapa – Barra do Garças (MT) a São Miguel do Araguaia (GO)

Deslocamento inicial – 111 km Especial (Cronometrado) – 403 km 

Deslocamento final – 250 km Total do dia – 764 km

A especial começará rápida e terá como marca principal as depressões de poças secas (DEPS), obstáculos durante a pilotagem. O trajeto, que tem como destino final o Estado de Goiás, incluirá algumas pontes, com vão central, que exigirão cuidados nas passagens e atenção na navegação. Grandes retas também estarão no caminho nesse terceiro dia de competição.

28/8 – Quarta-feira 

4ª etapa – São Miguel do Araguaia (GO) a Porto Nacional (TO)

Deslocamento inicial – 69 km| Especial (Cronometrado) – 275 km 

Deslocamento final – 226 km Total do dia – 570 km

O quarto dia entrará no Tocantins e será de preparação para a etapa Maratona, na qual os competidores não poderão ter ajuda da equipe na manutenção dos veículos. Será uma especial do início ao fim bem prazerosa, com cascalho, piçarras, gostosa de acelerar e bem técnica. O percurso incluirá estradas de fazendas, algumas mais estreitas, mas sem grandes dificuldades.

29/8 – Quinta-feira 

5ª etapa – Porto Nacional (TO) a São Félix do Tocantins (TO) – Maratona

Deslocamento inicial – 142 km Especial (Cronometrado) – 330 km

Deslocamento final – 3 km Total do dia – 475 km

A primeira parte da etapa Maratona será com um visual bem bonito do Jalapão, região marcante na história do Sertões. Porém, o desafio estará no piso de muita “quebradeira”, com erosões e pedras, mais abrasivo do que nos dias anteriores. Haverá passagens em rios, grandes retas com areia pesada e terra batida. A atenção deverá estar na mudança de cores no piso e também na hidratação.

30/8 – Sexta-feira 

6ª etapa – São Félix do Tocantins (TO) a Bom Jesus (PI) – Maratona

Deslocamento inicial – 0 km Especial (Cronometrado) – 535 km

Deslocamento final – 2 km Total do dia – 537 km

O dia da última parte da etapa Maratona ficará marcado pela maior especial da história do Sertões, em 27 anos. Será o trecho mais importante da edição, com muita areia, grandes retas, poucas sombras, descidas de serras, bem árido, com todos os tipos de pisos. Destaque para a paisagem durante a passagem pelos cânions de Bom Jesus, no Piauí.

31/8 – Sábado 

7ª etapa – Bom Jesus (PI) a Crateús (CE)

Deslocamento inicial – 2 km Especial (Cronometrado) – 325 km 

Deslocamento final – 628 km Total do dia – 955 km

Depois de seis dias muito intensos nas especiais, o Sertões 2019 começará a diminuir forte o ritmo nos trechos cronometrados. Porém, será a etapa mais longa da edição em quilometragem, com um deslocamento final de 617 km – um desafio extra para todos os pilotos, que terão que controlar o sono e o cansaço antes da chegada no penúltimo destino, em Crateús (CE).

1/9 – Domingo

8ª etapa – Crateús (CE) – Aquiraz (CE)

Deslocamento inicial – 428 km Especial (Cronometrado) – 18 km 

Deslocamento final – 6 km Total do dia – 452 km 

O dia iniciará com um deslocamento direto para a especial de 30 km nas dunas de Aquiraz (CE). Será um circuito de 10 km, com três voltas nas areias, uma dinâmica bem diferente das demais especiais. A largada será em linha e a chegada, no Beach Park, famoso parque aquático da região.

Total de especiais – 2.858 km 

Total da prova – 4.887 km

 *As informações são fornecidas pela organização do evento e estão sujeitas a alterações.

Por: Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil 

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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