Em quatro etapas, grid sobe de 21 para 30 carros, conta com patrocinadores sólidos e interesse dos pilotos faz categoria pensar em fazer novo Dia de Degustação.
A quarta etapa da Copa HB20, marcada para o dia 18 de agosto em Santa Cruz do Sul (RS), já entrou para a história da categoria antes mesmo de ser iniciada. O encontro no interior gaúcho registrará o maior grid do campeonato desde seu início, em abril. Na ocasião, em Campo Grande, 21 carros alinharam para a primeira rodada dupla da história; na próxima semana, serão 30 os carros no Rio Grande do Sul.
Esse interesse crescente na Copa HB20 é um reflexo do que vem acontecendo dentro da pista: competição de alto nível em ambas as classes (Pro e Super) em um dos melhores pacotes custo/benefício do mercado: com apoio de fábrica, fornecedores oficiais e transmissão das etapas ao vivo na televisão a um custo de 180 mil ao ano – que pode ser diluído em dois no caso da formação de uma dupla – fez a Copa HB20 cair no gosto de pilotos e público.
“A cada etapa, chegam mais dois ou três HB20 zero quilômetro para serem transformados. E todos na oficina trabalham em tempo recorde para deixar eles prontos para competir, pois a cada três carros que chegam, são seis interessados que aparecem e as vagas são preenchidas rapidamente. Inclusive neste momento estamos transformando mais HB20s para a etapa de Santa Cruz do Sul. Levaremos 31 carros ao total, mas um ficará de reserva”, destaca Daniel Kelemen, da H Racing Garage.
“Queremos crescer e manter o nível de excelência na preparação dos carros apresentado até aqui – a gente pode contar nos dedos de uma mão os problemas mecânicos nas três etapas disputadas até aqui. Nenhum piloto deixou de treinar ou correr por quebra, o que é uma prova da qualidade da nossa equipe”, ressalta Daniel.
A procura pela Copa HB20 vem sendo tanta que a H Racing Garage, organizadora do campeonato, se viu obrigada a promover um Dia de Degustação no início deste mês em Interlagos para dez pilotos, que tiveram 25 minutos cada para conhecer o carro. Alguns vislumbram já disputar as duas últimas etapas de 2019, enquanto outros já declararam a intenção de competir na próxima temporada.
“Estamos muito felizes com o crescimento e todo esse interesse tão grande logo de cara. Pensamos com cuidado nesse pacote onde o piloto só precisa se preocupar em pilotar e aprender a um preço acessível – isso só melhora com o fato de ele poder ativar seus patrocinadores com ações de pista em um grande evento e também na transmissão ao vivo pela televisão”, destaca Kelemen, da H Racing Garage, referindo-se ao fato de a Copa HB20 competir junto da Copa Truck, um dos campeonatos mais populares do Brasil, e do Mercedes-Benz Challenge.
Prova disso é o fato de a Copa HB20 ter 17 empresas patrocinando e apoiando (Hyundai, Mobil, Movida, Hyundai Financiamentos, Gabardo, Auto Avaliar, HDI Seguros, Dealernet, Brazzo, Webmotors, Mobis, Pirelli, Pro Tune, Beta Ferramentas, Real Radiadores, Hipper Freios e Tecpads). “Além do lado de competição, a ideia é também usar o campeonato como uma plataforma de relacionamento. Depois do sucesso das primeiras etapas, algumas empresas já começaram a aumentar suas ativações. Um bom exemplo é a Movida, que proporciona descontos aos pilotos na locação de carros e leva para o autódromo trikkes, patinetes e bicicletas elétricas – que renderam até uma divertida corrida entre os pilotos”, complementa Kelemen.
Restando mais cinco etapas até o fim do ano (Santa Cruz do Sul/RS, Cascavel/PR, Velopark/RS, Goiânia/GO e Interlagos/SP), a Copa HB20 trabalha com um número na cabeça: 30. “Esse é o número máximo que teremos no grid por enquanto. Vamos introduzir os carros que estão em montagem final na próxima etapa e trabalhar com esse número de carros, que conseguimos atender tranquilamente na H Racing”, completa Kelemen.
A Copa HB20 tem como patrocinadores Hyundai, Mobil, Movida, Hyundai Financiamentos, Gabardo, Auto Avaliar, HDI Seguros, Dealernet, Brazzo , Webmotors e Mobis, além do apoio de Pirelli, Pro Tune, Beta Ferramentas, Real Radiadores, Hipper Freios e Tecpads.
Por: Bruno Vicaria/Edu Antonialli