Academia Shell disputa a Porsche Cup com irmãos Vitor e Felipe Baptista em 2019

0

Felipe estreia com carros de corrida na classe 3.8, na qual Vitor foi campeão no ano passado, enquanto o irmão mais velho, de volta à Academia Shell, busca o título na 4.0

Depois de conquistar seu primeiro título com carros de corrida na Porsche Cup em 2018 com Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta, a Academia Shell Racing chega com a expectativa em alta e aposta na renovação para a temporada 2019. Pelo segundo ano consecutivo a marca estará presente nos grids das classes Carrera Cup 3.8 e Carrera Cup 4.0 e agora será representada pelos irmãos Felipe e Vitor Baptista.

Os dois venceram as seletivas da Porsche Cup para jovens pilotos e correm com subsídios da categoria. Vitor foi o primeiro grande campeão do Junior Program, e Felipe conquistou a vaga para competidores recém-saídos no kart na segunda edição da seletiva.

Aos 15 anos de idade, Felipe parte para seu terceiro ano completo na Academia Shell. Ele vem credenciado por expressivos resultados no kart. Em 2017 e 2018 foi o piloto que mais provas venceu com as cores da Shell: foi ao degrau mais alto do pódio 33 vezes e conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro de kart, nas categorias Graduados e Sudam Júnior; da Copa KGV e duas vezes da Copa SP Light de Kart. Ele assume o carro #121 e vai disputar a Carrera Cup 3.8, justamente a classe vencida por seu irmão no ano passado.

Vitor Baptista retorna à Academia Shell Racing nesta temporada e foi promovido para a classe 4.0, a principal divisão profissional da Porsche Cup. O competidor do carro #120 integrou o programa de desenvolvimento de pilotos da Shell em 2017, disputando meia temporada do Campeonato Brasileiro de Turismo (hoje, Stock Car Light). Teve uma vitória, quatro pódios e três voltas mais rápidas. No ano passado, fez jus ao status de primeiro campeão do Porsche Junior Program e levantou o título na classe 3.8, catapultado por quatro vitórias e sete pódios em 12 corridas.

Aos 20 anos de idade, Vitor tem currículo respeitável, com os títulos da F3 Brasil Light em 2014 e da Euroformula Open em 2015. Em sua trajetória nos monopostos teve ainda passagem pela Fórmula V8 3.5 (a antiga World Series).

Os dois irmãos preenchem os critérios de idade para participar da seletiva global do programa de jovens talentos da Porsche, o “shootout”. Realizada anualmente no segundo semestre em algum circuito europeu, a fase global é disputada por pilotos indicados pelos promotores locais da Porsche Carrera Cup ao redor do mundo. O vencedor ganha subsídios para disputar corridas internacionais com a marca (por exemplo, na Porsche Supercup) e a chance de ser um piloto oficial de fábrica da montadora.

Em 2018, a Shell conquistou na Porsche Cup seus primeiros campeonatos com carros de corrida. A dupla paranaense Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta levantou o título de endurance (o campeonato de prova de longa duração) e, com o somatório da pontuação obtida no campeonato de sprint, Kaesemodel foi também o campeão “overall” da temporada. Nesta temporada porém, ele vai tirar um ano sabático das pistas.

Além de patrocinadora máster de dois carros no grid e apoio a seus pilotos, a Shell novamente será a fornecedora oficial de combustível da Porsche Cup em 2019. Desde agosto de 2016, os carros de corrida mais produzidos no planeta são abastecidos com a gasolina Shell V-Power Racing –rigorosamente, o mesmo produto premium da marca disponível em sua rede de postos.

Dennis Dirani permanece como piloto consultor da categoria, incumbido junto de outros profissionais contratados pela Porsche Cup de realizar testes de verificação com todos os 40 carros, para estabelecer as voltas de referências aos competidores regulares e garantir a isonomia de performance entre todos os equipamentos do grid. Ele acumula ainda a incumbência de realizar as ações promocionais da Shell nos eventos.

A primeira aparição de Vitor e Felipe Baptista como representantes da Shell na Porsche Cup acontece nesta semana, em Interlagos. Os dois participam da pré-temporada da categoria, nos dias 20 e 21 de fevereiro.

A temporada de sprint (corridas curtas) da Porsche Carrera Cup tem em 2019 seis eventos, sempre com rodadas duplas. A primeira etapa é em Interlagos em 16 de março, depois a categoria passa por Curitiba (27 de abril), Velo Città (1º de junho), Termas de Río Hondo (3 de agosto) e retorna a Interlagos em 21 de setembro, para a seguir encerrar seu campeonato no evento suporte do GP Brasil de F1 em 17 de novembro.

 

O que eles disseram:

“Estou muito feliz por voltar para a Academia Shell, já que participei do projeto em 2017, correndo na Stock Light. Agora estou colhendo novamente os frutos. Foquei o máximo possível no ano passado, o meu primeiro andando de Porsche, pela conquista do Junior Program, para conseguir me sagrar campeão na categoria 3.8. Neste ano avancei para a categoria 4.0 graças aos resultados de 2018 e vou continuar sendo o piloto oficial da Porsche no Brasil. Será muito especial representar a Academia Shell e correr junto com meu irmão. Não disputaremos a mesma categoria, mas vamos dividir o mesmo box. Essa parceria vai ser bem divertida, vai ser legal acompanhar o amadurecimento dele nessa sua nova fase da carreira. Vamos torcer pra dar tudo certo, estamos bem focados em fazer um grande trabalho na classe 4.0. E também sempre pronto pra ajudar o Felipe quando for preciso”

Vitor Baptista, piloto do carro #120 da Carrera Cup 4.0

 

“Estou bem animado e muito feliz de acelerar de Porsche. É um carro muito forte, 450 cavalos, acredito que todo o piloto sonha dirigir um carro como esse e acho que vai dar tudo certo durante a temporada. Consegui me adaptar bem em todas as vezes que andei com o carro durante a seletiva do Junior Program. Agradeço à Shell por mais um ano e espero corresponder a esse novo desafio. Espero ser rápido desde a pré-temporada, aproveitando a ajuda do Dennis Dirani, do Max Wilson e do meu irmão, que é o atual campeão. Vou dar o meu máximo para manter a fase que vivi nos últimos dois anos e continuar conquistando vitórias e títulos com a Academia Shell.”

Felipe Baptista, piloto do carro #121 da Carrera Cup 3.8

 

“Decidi que em 2019 não vou participar da Porsche Cup por conta de novos desafios dentro da empresa da minha família, que vão exigir mais dedicação e ocupar mais o meu tempo. Paralelo a isso também, quero aproveitar para curtir mais a minha filha, viajar mais com ela, agora está começando a andar, a se comunicar, é importante curtir essa fase, que passa muito rápido. Quero agradecer ao promotor da Porsche Cup, Dener Pires, que sempre foi muito gentil comigo e a confiança do Vicente Sfeir e todos da Shell por me apoiarem. Desde 2016, quando iniciamos a parceria, tivemos muitas conquistas juntos: 2016 o campeonato da sprint, 2018 o endurance e overall. Fui o primeiro piloto do Brasil a dar um título para Shell em carros, isso vai ficar marcado para sempre. E dizer um até breve, quem sabe em 2020 estarei de volta à Porsche Cup ou outra categoria, pois automobilismo é minha paixão desde criança!”

Lico Kaesemodel, campeão da Porsche Cup endurance e overall em 2018

 

“Antes de mais nada, temos que agradecer ao Lico Kaesemodel pelo desempenho e profissionalismo competindo com a marca Shell nos últimos anos. Ele é um tricampeão da Porsche Cup e marcou seu nome em nossa trajetória nas pistas como o primeiro campeão da Shell nos carros, ao lado do Ricardo Zonta. Terá um ano longe das competições com a consciência tranquila, sabendo que é o grande campeão da categoria em 2018.

Estamos satisfeitos em ter mais um ano apoiando a categoria Porsche Cup e mais um ano alinhando dois carros com a marca Shell, nas categorias 3.8 e 4.0.
O Felipe Baptista é o piloto da Academia que mais corridas venceu nos últimos dois anos, ele vem de duas temporadas fantásticas no kart e poderia perfeitamente ter ido para o kartismo europeu neste ano. Mas, como licenciada da marca Shell no Brasil, é papel de nosso projeto fomentar e desenvolver competidores em território nacional, então começamos a estudar categorias para dar sequência à sua carreira por aqui. O Felipe então participou do Junior Program e teve uma performance excelente com o Porsche. Como acreditamos no compromisso do promotor do evento com a crescente profissionalização da categoria e o desenvolvimento de jovens talentos, embarcamos nessa aventura para desenvolver o Felipe como piloto de carros de turismo e, quem sabe, com o respaldo da categoria no Brasil, trilhar a médio e longo prazo o caminho de piloto de fábrica seguindo uma carreira internacional como piloto oficial da Porsche. Confio na adaptação do Felipe ao novo desafio e acredito que poderá entregar bons resultados já no primeiro ano.

O Vitor já fez parte da Academia em 2017 e conseguiu bons resultados na Stock Light. No ano passado protagonizou a disputa mais importante da categoria, lutando até a prova final contra o Gaetano di Mauro e conquistando o título depois de uma briga muito limpa durante a temporada inteira. Como para 2019 os caminhos dos dois partiram para estradas diferentes, não podíamos deixar passar a oportunidade de ter um piloto de bagagem internacional, jovem e com potencial enorme como ele. São ativos que usamos dentro da Academia para compartilhar as experiências com os jovens talentos. Vitor tem o perfil para integrar nosso projeto e acredito que será um dos fortes candidatos ao título. Ele é muito bem-vindo de volta e com certeza temos um time muito forte para este ano”

Vicente Sfeir, gerente de patrocínio e motorsport da Raízen

 

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade