Brasileiros superam a primeira parte da etapa Maratona no Rally Dakar

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A bordo do UTV Can-Am Maverick X3, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin concluem na quarta posição o trecho disputado entre Arequipa e Tacna, no Peru, sem apoio mecânico externo; Dupla segue na cola dos líderes da prova

Em busca do bicampeonato da categoria para UTVs no Rally Dakar, a dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, da equipe Monster Energy/Can-Am, superou a primeira parte da etapa Maratona, realizada nesta quinta-feira (10) entre as cidades de Arequipa e Tacna, no Peru. Os brasileiros completaram a jornada no quarto posto, mantendo a quarta posição na tabela de classificação com o veículo Can-Am Maverick X3 – o UTV de nove entre os 10 mais rápidos no maior rali do mundo. A disputa foi válida pela quarta etapa da programação, sendo que nesta sexta-feira (11) os competidores seguem proibidos de contar com apoio mecânico externo.

Varela e Gugelmin tiveram contratempos no final da quarta etapa, formada por 664 quilômetros (405 de trechos cronometrados) e paisagens de longas retas, altas velocidades, fesh fesh e muitas pedras.

“Vínhamos numa prova excelente, tirando a diferença para os ponteiros, mas a 10 quilômetros do final batemos em uma pedra gigante e dois pneus foram furados de uma só vez. Perdemos algum tempo para trocar”, contou o navegador catarinense Gustavo Gugelmin. “Apesar disso, o UTV Can-Am Maverick X3 não tem nenhum problema, então na quinta etapa vamos remar tudo de novo e ir atrás dos líderes”, concluiu.

A segunda perna da etapa Maratona irá de Tacna a Arequipa, com 714 quilômetros de percurso (517 quilômetros de especiais). Após o desgastante desafio sem auxílio mecânico externo, haverá uma pausa de um dia para descanso neste sábado (12), em Arequipa.

O 41º Rally Dakar conta com 10 etapas e 5.600 quilômetros no total (sendo 3.096 de especiais), sendo que o término das disputas será no dia 17 de janeiro, na capital peruana. Além de UTVs, a competição, que neste ano será disputada integralmente em território peruano, possui categorias para motos, carros, quadriciclos e caminhões.

Rally Dakar 2019 – Categoria UTVs (SxS)

Resultados da 4ª etapa (extraoficiais)

1 – #344 – Sergei Kariakin (RUS) / Anton Vlasiuk (LET) – 4:23:59 – Can-Am Maverick X3
2 – #421 – Rodrigo Piazzoli / Jorge Diaz (CHI) – 4:38:25 – Can-Am Maverick X3
3 – #358 – Farres Guel / Daniel Carreras (ESP) – 4:40:07 – Can-Am Maverick X3
4 – #340 – Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin (BRA) – 4:50:10 – Can-Am Maverick X3
5 – #361 – Ignacio Casaele / Americo Aliaga (CHI) – 4:57:09
6 – #372 – Miguel Jordão (POR) / Lourival Roldan Justo (BRA) – 5:07:14 – Can-Am Maverick X3
7 – #412 – Marcos Baumgart / Kleber Cincea (BRA) – 5:09:13 – Can-Am Maverick X3
8 – #398 – Cristian Baumgart / Alberto Andreotti (BRA) – 5:15:04 – Can-Am Maverick X3
9 – #343 – Casey Currie (EUA) / Rafael Córdoba (ESP) – 5:17:50 – Can-Am Maverick X3
10 – #378 – Ricardo Porém / Jorge Monteiro (POR) – 5:24:14 – Can-Am Maverick X3

Classificação acumulada após quatro etapas (extraoficial)

1 – #344 – Sergei Kariakin (RUS) / Anton Vlasiuk (LET) – 14:32:33 – Can-Am Maverick X3
2 – #358 – Farres Guel / Daniel Carreras (ESP) – 14:43:59 – Can-Am Maverick X3
3 – #421 – Rodrigo Piazzoli / Jorge Diaz (CHI) – 15:02:33 – Can-Am Maverick X3
4 – #340 – Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin (BRA) – 15:03:03 – Can-Am Maverick X3
5 – #360 – Francisco Contardo / Álvaro Quintanilla (CHI) – 15:41:21 – Can-Am Maverick X3
6 – #412 – Marcos Baumgart / Kleber Cincea (BRA) – 15:44:46 – Can-Am Maverick X3
7 – #372 – Miguel Jordão (POR) / Lourival Roldan Justo (BRA) – 16:01:24 – Can-Am Maverick X3
8 – #361 – Ignacio Casaele / Americo Aliaga (CHI) – 16:10:35
9 – #343 – Casey Currie (EUA) / Rafael Córdoba (ESP) – 16:14:21 – Can-Am Maverick X3
10 – #378 – Ricardo Porém / Jorge Monteiro (POR) – 16:39:12 – Can-Am Maverick X3

Roteiro do Rally Dakar 2019:

5ª etapa – Sexta-feira (11/1)
Tacna/Arequipa (2º TRECHO DA ETAPA MARATONA)
Quilometragem total – 714 km
Trecho especial (Cronometrado) – 517 km

Descanso – Sábado (12/1)
Arequipa

6ª etapa – Domingo (13/1)
Arequipa/San Juan de Marcona
Quilometragem total – 810 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 309 km

7ª etapa – Segunda-feira (14/1)
San Juan de Marcona/San Juan de Marcona
Quilometragem total – 387 km
Trecho especial (cronometrado) – 323 km

8ª etapa – Terça-feira (15/1)
San Juan de Marcona/Pisco
Quilometragem total – 575 km
Trecho especial (cronometrado) – 360 km

9ª etapa – Quarta-feira (16/1)
Pisco/Pisco
Quilometragem total – 409 km
Trecho especial (cronometrado) – 313 km

10ª etapa – Quinta-feira (17/1)
Pisco/Lima
Quilometragem total – 359 km
Trecho especial (cronometrado) -112 km

TOTAL DA PROVA: 5.600 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 3.096 km.

Sobre a BRP – A BRP (TSX: DOO) é líder global em design, desenvolvimento, fabricação, distribuição e comercialização de veículos de propulsão e sistemas de propulsão. O seu portfólio inclui motos de neve Ski-Doo e Lynx, embarcações Sea-Doo, veículos Can-Am off-road e Spyder, sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP suporta sua linha de produtos com um negócio de peças, acessórios e roupas dedicados. Com vendas anuais de CA $ 4,2 bilhões em mais de 100 países, a BRP emprega aproximadamente 8700 pessoas em todo o mundo.

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Ski-Doo, Lynx, Sea-Doo, Evinrude, Rotax, Can-Am, Spyder e o logotipo da BRP são marcas comerciais da Bombardier Recreational Products Inc. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.

Por: Mundo Press – Assessoria de Imprensa BRP Brasil

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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