Lewis Hamilton é pentacampeão Mundial de F1

0

Verstappen conquista quinta vitória, Hamilton o quinto mundial

O britânico Lewis Carl Davidson Hamilton (Mercedes) conquistou neste domingo no autódromo Hermanos Rodrigues (México) o seu quinto título na Fórmula 1, e igualou a marca do argentino Juan Manuel Fangio. O piloto inclusive fez questão de citar o argentino, inclusive pois a marca também foi conquistada pilotando para Mercedes.

A conquista veio com o quarto lugar na prova vencida pelo holandês Max Verstappen (Red Bull). A corrida foi dominada pleo holandês, que largou bem, quase foi superado por Hamilton, mas se manteve à frente durante toda corrida.

O drama da corrida foi o desgaste de pneus, que vitimaram a todos, sendo que a Mercedes foi quem mais teve problemas com o desgaste excessivo. Hamilton já reclamava que seus pneus dianteiros apresentavam desgaste antes da 13ª volta.

Sebastian Vettel  (Ferrari), que ainda tinha chances matemáticas de conquistar o título, largou mal e assumiu a ponta quando Verstappen e Hamilton pararam. Na volta 17 no entanto, a Ferrari chamava Vettel aos boxes para colocar pneus supermacios, e Räikkönen parou imediatamente depois.

Com 18 voltas completadas a ordem era novamente: Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Vettel, Bottas e Räikkönen. Perto da trigésima volta Hamilton voltava a reclamar do desgaste dos pneus dianteiros, e Vettel encostava em Ricciardo tentando assumir o terceiro lugar.

Na 31ª volta Carlos Sainz (Renault) abandona e a direção de prova aciona o VSC (Virtual Safety Car). Duas voltas depois acontece a relargada, e pouco depois Vettel aproveita os retardatários para conseguir sair do vácuo de Ricciardo e assumir o terceiro lugar.

Alheio a batalha pela ponta o mexicano Sergio Perez (Race Point Force India), levava sua torcida ao delírio com várias ultrapassagens, inclusive superando Charles Leclerc (Sauber) por fora, para assumir o oitavo lugar. Na 38ª volta Vettel já tinha encostado em Hamilton, e o britânico nem esboça reação à ultrapassagem.

Perez abandona na volta 40 para tristeza da torcida mexicana, com problemas elétricos no seu carro. Com os pneus totalmente degradados, Hamilton retarda a frenagem para impedir a ultrapassagem de Ricciardo, sai da pista, perde a posição e imediatamente vai aos boxes para colocar pneus ultramacios.

A Ferrari não perde tempo e faz o mesmo com Vettel. Valtteri Bottas faz uma cena igual a de Hamilton, tentando se defender de Räikkönen,e passa reto na mesma curva. Vettel com pneus novos começa a fazer seguidas voltas rápidas e Ricciardo entra na alça de mira do alemão.

A Red Bull avisa Ricciardo que os pneus do alemão não vão aguentar naquele ritmo até o final, e que basta se manter na pista que a segunda posição estaria garantida sem a necessidade de uma nova parada. A sorte no entanto não está ao lado do australiano, e quando já começava a abrir novamente vantagem sobre a Ferrari, na volta 61 mais uma vez o motor do carro de Ricciardo quebra.

Novo safety car virtual, e a Mercedes chama Bottas para nova troca, a terceira. Verstappen tinha a confortável vantagem de 14 segundos sobre Vettel, e Räikkönen era o terceiro, e assim seguiram até a bandeirada. Max Verstappen venceu sua segunda corrida da temporada depois da Áustria, Lewis Hamilton garantiu seu quinto título com o quarto lugar.

Valtteri Bottas com os pneus novos ainda registrou a melhor volta da prova, e novo recorde para o circuito mexicano. Nico Hülkenberg (Renault) garantiu um 6º lugar à frente de Charles Leclerc (Sauber), Stoffel Vandoonre (McLaren) e Marcus Ericsson (Sauber).

O francês Piere Gasly (Toro Rosso), que ano que vem será o companheiro de equipe de Verstappen, completou os dez que pontuaram nesta prova.Fernando Alonso (McLaren) foi o primeiro a abandonar a corrida, devido a uma peça do carro de Ocon que acabou presa embaixo do seu carro logo na largada.

Resta agora somente em disputa o titulo dos Construtores, que está em uma luta titânica entre Mercedes e Ferrari. Somente 55 pontos separam as duas escuderias e ainda restam 86 pontos em jogo.

Resultado do GP do México
1 Max Verstappen (Red Bull RB14 – Renault) – 71 voltas
2 Sebastian Vettel (Ferrari SF71H) – 17s316
3 Kimi Raikkonen (Ferrari SF71H) – 49s914
4 Lewis Hamilton (Mercedes W09) – 1m18s738
5 Valtteri Bottas (Mercedes W09) – 1 volta
6 Nico Hulkenberg (Renault RS18) – 2 volta
7 Charles Leclerc (Sauber C38 – Ferrari) – 2 voltas
8 Stoffel Vandoorne (McLaren MCL33 – Renault) – 2 voltas
9 Marcus Ericsson (Sauber C38 – Ferrari) – 2 voltas
10 Pierre Gasly (Toro Rosso STR13 – Honda) – 2 voltas
11 Esteban Ocon (Race Point Force India VJM11 – Mercedes) – 2 voltas
12 Brendon Hartley (Toro Rosso STR 13 – Honda) – 2 voltas
13 Lance Stroll (WilliamsFW41 – Mercedes) – 2 voltas
14 Sergey Sirotkin (Williams FW41 – Mercedes) – 2 voltas
15 Kevin Magnussen (Haas VF18 – Ferrari) – 2 voltas
16 Romain Grosjean (Haas VF18 – Ferrari) – 3 voltas

Campeonato de Pilotos
1 Hamilton, 358 pontos (Campeão Antecipado)
2 Vettel, 294
3 Räikkönen, 236
4 Bottas, 227
5 Verstappen, 216
6 Ricciardo, 146
7 Hulkenberg, 69
8 Perez, 57
9 Magnussen, 53
10 Alonso, 50
11 Ocon, 49
12 Sainz, 45
13 Grosjean, 31
14 Gasly, 29
15 Leclerc, 27
16 Vandoorne, 12
17 Ericsson, 9
17 Stroll, 6
19 Hartley, 4
20 Sirotkin, 1

Classificação Mundial de Construtores
1 Mercedes, 585 pontos
2 Ferrari, 530
3 Red Bull, 362
4 Renault, 114
5 Haas, 84
6 McLaren, 62
7 Race Point, 47
8 Sauber, 36
9 Toro Rosso, 33
10 Williams, 7

Por: João Vasconcelos – Site Punta Taco (www.puntataco.com.br)

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade