Primeiro campeão mundial da Fórmula E repete o top5 da estreia e ainda leva o ponto de bônus pela melhor volta da prova
Nelsinho Piquet ficou a menos de um segundo do pódio no ePrix de Marrakesh, terceira etapa da Fórmula E. Com o quarto lugar, o competidor da Panasonic Jaguar Racing saltou de sétimo para quarto no campeonato de pilotos.
Mais que os 13 pontos acumulados na etapa africana do campeonato porém, o primeiro campeão mundial da Fórmula E destacou a evolução de seu carro e do entrosamento do novo time durante um fim de semana de corrida.
A Jaguar colocou seus dois carros consistentemente entre os dez primeiros desde a sessão de treino livre que abriu a jornada no Marrocos.
No quali, Piquet foi sorteado para entrar na pista no quarto grupo. Cauteloso em um trecho da pista onde outro competidor havia batido no grupo anterior, deixando a pista molhada após contato na barreira de pneus, o brasiliense registrou o sétimo tempo e partiu confiante para a largada.
Assim que as luzes apagaram, Piquet caiu de sétimo para oitavo. E daí pra frente só fez escalar o pelotão. Apareceu em sexto na segunda volta, na passagem seguinte superou Pechito López e enfileirou duas melhores voltas consecutivas. No giro 7 superou por fora outro adversário e então passou a duelar com Daniel Abt para sustentar o quarto lugar. Mas o alemão teve que cumprir drive-thru por ter causado uma colisão anterior.
Pouco antes da janela de pit-stops, Piquet foi obrigado a gerenciar o consumo de seu carro e entrou para a troca de carros em quinto, quando o ritmo da prova vinha neutralizado por um “full course yellow”. A Jaguar trabalhou bem na parada e devolveu Piquet para a pista em quarto.
Na segunda metade da prova, o brasiliense tratou de neutralizar os ataques de Jean Eric Vergne e era o competidor com maior carga de bateria nas voltas finais. Ele então aproveitou para registrar a melhor volta da prova na penúltima passagem, conquistando mais um ponto no campeonato. Na volta final se aproximou de Sam Bird, mas não o suficiente para disputar a terceira posição e o lugar no pódio, recebendo a bandeirada 0s8 atrás do britânico.
A próxima etapa da temporada 4 da Fórmula E acontece em Santiago, no dia 3 de fevereiro.
O que disse Nelsinho Piquet:
“Cada corrida que passa a gente vai ficando mais perto do pódio e vou tendo a certeza de que a decisão de vir para a Jaguar foi uma boa. Fico muito feliz pelo time, a gente vê que o carro tem uma eficiência boa. O dia todo fomos fortes, desde os treinos livres. O momento mais fraco foi a classificação, então fui um pouco preocupado para a largada. Depois consegui ganhar algumas posições e ataquei um pouco. Mas o carro realmente acendeu depois do pit-stop, quando saí 7s atrás do Sam Bird e cheguei na cola dele. Então vamos avaliar porque o segundo carro foi tão melhor que o primeiro, o que é positivo porque temos o caminho para evoluir mais ainda. Estou contente pelo resultado e vamos seguir trabalhando forte, porque o pódio está se aproximando e estou com saudade dele na Fórmula E.”
ePrix de Marrakesh (top10):
- F. Rosenqvist
- S. Buemi
- S. Bird
- NELSON PIQUET JR
- JE. Vergne
- JM. López
- M. Engel
- N. Heidfeld
- T. Blomqvist
- N. Prost
Fórmula E – Classificação após 3 etapas (top10):
- F. Rosenqvist 54 pontos
- S. Bird 50
- JE. Vergne 43
- NELSON PIQUET JR 25
- E. Mortara 24
- S. Buemi 22
- N. Heidfeld 21
- M. Evans 15
- D. Abt 11
- F. da Costa 8
Por Luis Ferrari