Paranaense vai ao Q3 pela primeira vez na temporada, enquanto Átila Abreu busca corrida de recuperação partindo do 11º lugar no grid
Ricardo Zonta conquistou para a Shell Racing um lugar na segunda fila na primeira prova da rodada dupla da Stock Car em Curvelo (MG). O paranaense chegou à Superpole e terminou o treino classificatório com o quarto melhor tempo. Átila Abreu vai largar na 11ª colocação.
Foi a melhor posição de largada de Zonta em toda a temporada. O paranaense, que já venceu uma corrida na temporada, em Goiânia, mas ainda não havia passado ao Q3, também concorre ao Fan Push, um acionamento extra do botão de ultrapassagem na segunda prova – a votação termina minutos antes da segunda bateria, no site oficial da categoria (www.stockcar.com.br).
Átila Abreu, que não concorre ao Fan Push nessa rodada dupla por já ter sido um dos contemplados na Corrida do Milhão de Curitiba, tentará se recuperar nas duas baterias para se manter entre os primeiros no campeonato – o sorocabano do carro #51 é o quinto na tabela.
Na primeira etapa do treino, Átila Abreu entrou na pista no grupo inicial e ficou na sétima colocação, a 0s289 do melhor tempo. Já Zonta andou no segundo grupo e, depois de uma bandeira vermelha após um acidente, teve apenas uma tentativa para confirmar sua presença no Q2. Mas o piloto do carro #10 conseguiu, em sexto. Átila caiu para décimo no geral, mas também avançou.
O equilíbrio permaneceu na segunda etapa do treino, com os 15 mais rápidos separados por apenas 0s858. Ricardo Zonta conseguiu avançar ao Q3 ao conquistar a quarta colocação, a 0s183 da volta mais rápida. Átila Abreu levou o carro #51 ao 11º lugar, a 0s033 de um lugar no top10.
No Q3, Zonta foi o terceiro piloto a entrar na pista e superou seus dois concorrentes anteriores, mas no fim acabou mesmo com o quarto lugar no grid, a 0s399 do pole position.
O SporTV3 transmite as duas baterias deste domingo em Curvelo a partir das 13h.
Grid de largada:
1º – F.Fraga – 1m22s244
2º – D.Serra – 1m22s315
3º – R.Maurício – 1m22s341
4º – R.Zonta – 1m22s643
5º – T.Camilo – 1m22s688
6º – J.Campos – 1m22s996
7º – R.Suzuki – 1m22s322
8º – M.Wilson – 1m22s359
9º – C.Bueno – 1m22s451
10º – F.Lapenna – 1m22s488
11º – Á.Abreu – 1m22s521
O que eles disseram:
“Estou muito feliz por estar entre os quatro primeiros, mostra que eu e o carro estamos bem conectados com a equipe. Agora que é a metade do campeonato acho que vai virar para o lado bom de resultados, vamos trabalhar nisso. É uma pista que eu me adaptei bastante bem, é claro cada volta que você dá fica diferente, por causa de sujeira que vem para o asfalto. Foi meu primeiro Q3 do ano, então não sabia o que esperar do carro em uma volta só. Abusei um pouco, fui conservador também em outras curvas e acredito que com isso, pegando experiência para a próxima etapa se formos para o Q3, já vamos saber o que fazer”
Ricardo Zonta, piloto do carro #10
“Depois de todos os treinos, não foi o resultado que esperávamos. No treino da manhã, o carro estava superbem, mas no Q1 já demoramos a virar o tempo, o que aconteceu apenas na terceira volta, quando gastou um pouco mais de pneu. No Q2 eu entraria entre os seis primeiros mas dei uma forçadinha na penúltima curva num lugar que achei que daria, mas deu uma traseirada muito grande e perdi um tempo precioso ali. Perdi a volta do pneu e depois o carro foi ficando cada vez mais traseiro e com um pneu mais gasto o que os outros. Agora é recuperar e que bom que o Zonta se classificou bem, importante para a equipe. Vamos para uma corrida de recuperação pensando em pontos para o campeonato”
Átila Abreu, ploto do carro #51
“Em termos gerais, tem sido um bom fim de semana. Nossos carros sentiram um pouco o calor, não ficaram com o equilíbrio perfeito para a classificação e isso cria um pouco mais de dificuldades para os pilotos. Os dois não conseguiram uma volta perfeita, acredito que o Átila entraria para o Q3, e o Zonta mais duas posições à frente. Sempre buscamos a perfeição, mas temos uma boa base para amanhã, creio que será um bom fim de semana em termos de resultados, quem sabe com os dois no pódio”
Thiago Meneghel, chege da Shell Racing
Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:
A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia nove pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, DTM, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.
Sobre a Raízen:
A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Por Luis Ferrari