Atual campeão da F-3 Inglesa, piloto brasileiro de apenas 18 anos teve final de semana de destaque ao vencer pela segunda vez seguida na Indy Lights e assumir a vice-liderança do campeonato após ser o maior pontuador da rodada dupla em Road America
Com duas vitórias seguidas na Indy Lights, uma na estreia em ovais na preliminar da Indy-500 e ontem no circuito misto de Road America, o jovem piloto Matheus Leist assumiu a vice-liderança do campeonato, consolidada também após a quarta colocação na segunda prova da rodada dupla disputada hoje em Elkhart Lake, nos Estados Unidos.
A ótima fase do gaúcho de 18 anos o colocou na luta direta pelo título da divisão de acesso da Fórmula Indy – que inclusive garante um prêmio importante para que o campeão consiga subir para categoria principal no ano seguinte. Leist tem 172 pontos e é o melhor novato na briga, já que está em segundo na tabela atrás apenas de Kyle Kaiser, norte-americano que está em seu terceiro ano na Light e tem 27 pontos de vantagem.
“Foi um ótimo final de semana aqui em Road America, começando pelos treinos classificatórios, em que consegui uma pole e um segundo lugar. Na primeira prova, no sábado, tive uma vitória de ponta a ponta, em uma prova praticamente perfeita. Hoje, largando por fora, acabei perdendo duas posições, mas o quarto lugar foi importante para me colocar como o maior pontuador desta rodada dupla e nos colocar em posição de brigar pelo campeonato”, diz Leist, que corre pela equipe Carlin.
Nove etapas já foram disputadas e o campeonato da Indy Lights entra em sua fase decisiva, com sete provas restantes nos circuitos ovais de Iowa e Madison e nos mistos de Toronto, Mid-Ohio e Watkins Glen, que será sede da grande final em 3 de setembro.
“Estou muito confiante nesta fase decisiva: conseguimos ter um carro competitivo em todos os tipos de circuito: tivemos vitórias tanto no oval em Indianápolis quanto num circuito bem seletivo e misto como o de Road America. Este é meu primeiro ano na categoria e também no automobilismo norte-americano e é ótimo que a adaptação esteja sendo rápida para que a gente consiga brigar pelo título mesmo em minha temporada de estreia”, diz Leist, que tem como coach o experiente piloto Danilo Dirani.
Os bons resultados do gaúcho de Novo Hamburgo renderam também neste mês excelentes oportunidades como o convite para o primeiro teste com o carro da Fórmula Indy, também no circuito de Road America, vindo da multi campeã equipe Andretti. Leist foi o mais rápido entre os novatos e ficou bastante feliz com a chance.
“Com o título da F-3 Inglesa, a gente sabia que algumas portas se abririam e a decisão de vir aos Estados Unidos tem se mostrado muito acertada por isso. Foi um dia inesquecível andar em um carro de uma categoria de ponta do automobilismo mundial e espero ter novas chances em breve. Agora é seguir trabalhando focado na Indy Lights para lutarmos por mais vitórias e seguir brigando pelo campeonato”, diz Leist.
A próxima etapa da Indy Lights será no circuito oval de Iowa Speedway no dia 9 de julho.
Resultado da prova 1 em Road America
1- Matheus Leist
2- Santi Urrutia
3- Kyle Kaiser
4- Ryan Norman
5- Juan Piedrahita
6- Nico Jamin
7- Neil Alberico
8- Shelby Blackstock
9- Dalton Kellett
10- Zachary Claman de Melo
Resultado da prova 2 em Road America
1- Zachary Claman de Melo
2- Kyle Kaiser
3- Colton Herta
4- Matheus Leist
5- Aaron Telitz
6-Shelby Blackstock
7- Ryan Norman
8- Neil Alberico
9- Dalton Kellett
10- Juan Piedrahita
Por RF1 Serviços Jornalísticos