A disputa das 24 Horas de Le Mans mais uma vez foi espetacular. No primeiro quarto de prova algumas trocas de posições na LMP2 e GTE-Pro.
Na LMP1 a disputa entre Toyotas e Porsche se mostravam totalmente favorável aos japoneses, mas isso mudou no começo da noite. O Toyota #8 apresentou problemas com o sistema hibrido e ficou muito tempo parado nos pits. A dor de cabeça aumentou quando o Toyota #7 que estava na liderança perdeu potência e tentou levar o modelo até os pits, mas não conseguiu gerando o primeiro abandono do time.
A situação piorou quando o carro #9 da equipe que havia ficado para trás estava buscando a recuperação do time, mas o modelo acabou sendo tocado e foi parar na caixa de brita. O #9 conseguiu voltar mas passou a andar muito danificado e teve principio de fogo, mais um modelo da montadora não conseguiu chegar até os pits e abandonou. Situação dramática para a Toyota que no meio da noite viu sua disputa simplesmente acabar.
Para quem imagina que apenas a Toyota teve problemas, se engana. A Porsche teve problemas no #2 na primeira parte da corrida e voltou a disputa na 57° posição na categoria. O trio do modelo #2 voltou a pista e passou a remar para os lideres. Enquanto Toyotas e o Porsche #2 apresentavam problemas, o Porsche #1 assumiu a ponta no meio da noite, mas o carro alemão também apresentou problemas de pressão de óleo e abandonou a corrida, com isso, o LMP2 da Jackie Chan assumiu a liderança geral, com o Porsche #2 que passou a madrugada toda correndo atrás do prejuízo aparecia em segundo lugar.
Se na categoria principal os modelos principais apresentavam problemas, a LMP2 via uma grande disputa com os carros da rebellion #31 de Senna e #13 de Piquet se alternando na liderança, mas no meio da noite, o #31 apresentou problemas e caiu na classificação com a disputa da categoria se mantendo entre três carros, o Jackie Chan #38 em 1°, o Rebellion #13 de Piquet em 2° e o Signatec Alpine #35 de André Negrão em 3°, que infelizmente teve problemas com o desgaste de freio na última hora de corrida e saiu do traçado quando ocupava a segunda colocação da corrida caindo para o quarto colocado na categoria.
Na GTE-Pro a disputa ficou monopolizada entre o Aston Martim #97 de Daniel Serra e o Corvette #63 do Jordan Taylor. Ambos os carros andaram bem durante todo o dia e chegaram a última meia hora de disputa com 0.8s de diferença entre eles com o Corvette e frente.
Na GTE-Am a trica da Ferrari se manteve na pronta com sobras. o brasileiro Fernando Rees andou bem enquanto esteve no carro, mas seus companheiros não conseguiam manter o mesmo rendimento na pista e com isso o Corvette #50 caiu para o final do pelotão.
Faltando 23 minutos para o término da disputa, o Porsche #2 liderava na LPM1 e na geral, na LMP2 a liderança é do carro da Jackie Chan #38, na GTE-Pro pertencia ao Corvette #63 com o Aston Martim #97 colado e na GTE-Am era da Ferrari #84, 27 colocado na classificação geral.
Com nove minutos para o final da disputa das 24 Horas, Todas as categoria estavam consolidadas, menos uma, a GTE-Pro. Corvette #63 e Aston Martim #97 colado com menos de 0.8s de diferença, um final de corrida na categoria de tirar o folego.
Faltando cinco minutos, o Aston Martim #97 tentou a ultrapassagem mas acabou perdendo o traçado e ficou a 1,5s atrás do Corvette, mas foi ai que o Corvette perdeu o freio e com isso o Aston Martim se aproximou e passou na reta assumindo a primeira colocação na categoria. O #97 ainda concluiu toda a última volta em Le Mans.
A vitória na categoria LMP1 e na disputa geral ficou com o Porsche #2 do trio Hartley, Bernhard e Bamber, com o LMP2 #38 da Jackei Chan em segundo do trio Tung, Laurent e Jarvis e na terceira posição no geral o Rebellion #13 do trio Piquet, Hansson e Beche, resultado histórico pois dois LMP2 subindo no pódio da categoria geral. O Toyota #8 terminou a disputa nove voltas atrás, apesar de ficar em segundo colocado na categoria da LMP1.
Na LMP2 o carro de Jackie Chan #38 venceu com o trio Tung, Laurente e Jarvis, em segundo o Rebellion #13 de Piquet, Hansson e Beche e em terceiro na categoria ficou o outro carro da Jackie Chan #37 com Cheng, Gommendy e Brundle. André Negrão terminou em quarto lugar na LMP2 com o Signatec #35, Barrichello com a equipe Netherland/Jumbo em 14° colocado na categoria geral.
NA GTE-Pro com o Aston Martim #97 o trio Daniel Serra, Darren Turner e Jonathan Adam subiu no ponto mais alto do pódio após grande disputa com o Corvette #63. A segunda colocação ficou com o Ford GT #67 do trio Harry Tincknell, Andy Priaulx e Pipo Derani e em terceiro o Corvette #63 do trio Jan Magnussen, Antonio Garcia e Jordan Taylor.
NA GTE-Am a vitória ficou com a Ferrari #84 do trio Dries Vanthoor, Rob Smith e Will Stevens, a segunda colocação ficou com a Ferrari #55 de Marco Cioci, Aaron Scott e Duncan Cameron e na terceira posição ficou com a Ferrari #62 do trio Townsend Bell, Bill Sweedler e Jeff Segal. Infelizmente o Corvette #50 de Fernando Rees não conseguiu chegar ao pódio.
Cada carro que venceu garantiu sua vaga na disputa das 24 Horas de Le Mans em 2018 e o WEC volta as pistas entre os dias 14 e 16 de julho com as 6 Horas de Nurburgring, na Alemanha.
Curta: www.facebook.com/templodosesportes
Por Matheus Furlan