Guilherme Samaia foi o nome da primeira passagem da F-3 por Interlagos. Pole na primeira corrida, ele liderou todas as voltas, cravou a melhor volta e venceu com autoridade pela manhã. À tarde, saltou de sexto para segundo na largada e era líder ao término da primeira volta. Perdeu a liderança momentaneamente depois da segunda largada, mas recuperou a duas voltas do fim e encerrou a etapa com a pontuação máxima. De quebra, assumiu a liderança do campeonato com 12 pontos sobre o vice-líder, Murilo Colleta.
Na F-3 Academy as disputas foram muito intensas –prova disso foi a vitória de Enzo Elias na segunda corrida, com a exígua margem de 0s082 sobre Pedro Goulart. A primeira vitória do dia na classe de entrada ficou nas mãos de Igor Fraga, autor de belas ultrapassagens em Interlagos.
A liderança na categoria introdutória é de Marcel Colleta, com Enzo Elias e Igor Fraga a seguir.
A próxima etapa da F-3 Brasil vai marcar a primeira vez dos carros mais rápidos do País no Velo Città, moderno circuito particular localizado em Mogi Guaçu, nos dias 2 e 3 de junho.
As Corridas
Prova 1
Guilherme Samaia largou na pole position e liderou todas as voltas da corrida, não sendo ameaçado em nenhum momento. A disputa pelo segundo lugar entre Murilo Colleta e Christian Hahn, no início da prova, permitiu que Samaia abrisse vantagem de cerca de 1s por volta. Pela F-3 Academy, Igor Fraga liderou com personalidade e acabou em primeiro da classe e em quinto no geral.
A primeira prova aconteceu com a pista seca, apesar da leve garoa antes da largada. Samaia segurou a ponta, seguido por Hahn e Artur Fortunato. A F-3 Academy começou com Marcel Colleta na lideraça.
Murilo Colleta logo assumiu o terceiro lugar e alcançou Hahn. Na quinta volta entretanto, Murilo começou a perder rendimento e foi ultrapassado por Fortunato e Giuliano Raucci.
Na oitava volta, Igor Fraga pressionou bastante Marcel Colleta e conseguiu a ultrapassagem em grande estilo para assumir a liderança na F-3 Academy.
Airton Santos ficou atravessado na pista na volta 10, determinando a entrada do safety car. Murilo Colleta, então, aproveitou para passar nos pits e trocar os pneus de chuva por slicks. Perdeu posições na pista, mas conseguiu alinhar no fundo do pelotão para a relargada.
Fortunato tentou atacar Hahn pelo segundo lugar na relargada, mas não conseguiu segurar o carro na entrada do S do Senna. Hahn também bloqueou roda para evitar o contato e acabou perdendo rendimento a seguir. Com isso, Fraga assumiu o teceiro lugar no geral e abriu vantagem na liderança da Academy.
Samaia repetiu o desempenho que exibia antes do safety car, enfileirando volta mais rápida atrás de volta mais rápida, abrindo vantagem sobre Giuliano Raucci, que vinha em segundo. A três minutos do fim, Igor Fraga foi alcançado por Fortunato e Murilo Colleta e abriu caminho para os adversários da F-3.
Samaia venceu com 13s de vantagem sobre Giuliano Raucci e 14s sobre Fortunato. Em quinto no geral, Igor Fraga acabou ficando com a vitória na F-3 Academy.
Prova 2
Murilo Colleta largou na frente e segurou a ponta. Passou a ser pressionado por Guilherme Samaia, até escapar na tomada da Junção e ceder a liderança ao primeiro colocado no campeonato –que partiu do sexto lugar no grid após vencer pela manhã. Giuliano Raucci também aproveitou e avançou para segundo lugar.
Na F-3 Academy, Igor Fraga veio firme em primeiro. Mas seu carro ficou lento na volta 3, quando estava na frente inclusive de oponentes da F-3 Brasil. Enzo Elias herdou a dianteira na classe de acesso.
Na volta 8, Alberto Cesar escapou da pista no fim da reta dos boxes e foi acionada a bandeira vermelha para resgate do piloto e remoção do carro da área de escape.
Depois da barreira de pneus recuperada, Raucci largou melhor pelo lado emborrachado da pista e passou Samaia. Murilo, em terceiro, também entrou na briga pela liderança. Em quarto no geral, Enzo Elias segurava a dianteira na F-3 Academy.
Nos cinco minutos finais a disputa pelos pódios ficou eletrizante. Chris Hahn –que havia largado e relargado do box–, alcançou Murilo. Cerca de 3s à frente, Samaia vinha embutido na traseira de Raucci.
Na F-3 Academy não era diferente, com Pedro Goulart obrigando Enzo Elias a usar todos os recursos para manter a primeira posição.
Na penúltima volta, Samaia conseguiu a ultrapassagem no fim da reta oposta, e Chris Hahn também deixou Murilo para trás para subir merecidamente no pódio.
Já a disputa na Academy foi até a bandeirada. Goulart tirou do vácuo de Enzo Elias na subida dos boxes e recebeu a bandeirada apenas 0s082 atrás do vencedor na classe de entrada. Pena que acabou desclassificado pelo fato de o carro #119 ter apresentado peso abaixo do limite mínimo na verificação dos comissários.
O que eles disseram:
“O segredo é foco e treino. Foi uma corrida bem difícil até, no início tive uma boa largada, pulei lá para frente na primeira volta, depois o Giuliano manteve o ritmo forte atrás de mim. Eu estava puxando, não dei 100% porque eu achei que ele ia durar duas, três voltas rápidas até o pneu dele acabar. Mas, ele veio atrás. Então deu bandeira vermelha e relargada, uma decisão da qual eu discordo. Mas felizmente consegui recuperar a liderança e ganhar a segunda”
Guilherme Samaia
“Foi uma corrida muito difícil com uma parada no meio, deu uma esfriada nos ânimos mas consegui largar bem e mantive a ponta até o final, só que no finalzinho dei uma vacilada e o Samaia conseguiu me passar”
Giuliano Raucci
“Foi difícil, primeira vitória na categoria e na segunda etapa que eu corro. Foi bastante difícil para falar a verdade, eu tinha aberto uma boa distância, relargou, deu bandeira vermelha e aí a gente veio disputando a corrida toda. No finalzinho teve um sufoco, eu errei na última curva, ele subiu a reta do meu lado e passou por oito centésimos de novo porque na última corrida em Curitiba, passou a mesma coisa só que agora eu tive a felicidade de ganhar. Então, a primeira vitória na carreira de um piloto de fórmula é inesquecível”
Enzo Elias
“A corrida foi bem legal. A gente não conseguiu terminar a primeira com problema no motor, a gente veio de traz e conseguiu acelerar bastante e chegar em Segundo”
Pedro Goulart
“Na largada, eu tive problemas com a primeira marcha, então, tive que largar com a segunda. Fui ultrapassado por todo mundo, tive que fazer uma corrida de recuperação e felizmente deu tudo certo”
Igor Fraga
Resultados
Corrida 1
1-) 77 Guilherme Samaia (F3A – Cesário Fórmula) – 18 voltas em 30min10s773 (média de 171,52 km/h)
2-) 112 Giuliano Raucci (F3A – RDC Motorsport) – a 13s311
3-) 41 Artur Fortunato (F3A – Fortunato Racing) – a 14s433
4-) 7 Murilo Coletta (F3A – Cesário Fórmula) – a 19s223
5-) 54 Igor Fraga (F3B – PropCar Racing) – a 20s785
6-) 177 Marcel Coletta (F3B – Cesário Fórmula) – a 50s268
7-) 73 Enzo Elias (F3B – Hitech Racing) – a 3 voltas
8-)12 Cristian Hahn (F3A – Cesário Fórmula) – a 7 voltas
9-) 62 Airton Santos (F3A – Kemba Racing) – a 11 voltas
10-) 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsport) – a 11 voltas
11-) 55 Leo Barbosa (F3B – PropCar Racing) – Sem tempo
Corrida 2
1-) 77 Guilherme Samaia (F3A – Cesário Fórmula) – 19 voltas em 28min57s821 (média de 171,56 km/h)
2-) 112 Giuliano Raucci (F3A – RDC Motorsport) – a 0.981
3-) 12 Cristian Hahn (F3A – Cesário Fórmula) – a 3.343
4-) 7 Murilo Coletta (F3A – Cesário Fórmula) – a 6.523
5-) 73 Enzo Elias (F3B – Hitech Racing) – a 51.758
6-) 55 Leo Barbosa (F3B – PropCar Racing) – a 1 volta
7-) 62 Airton Santos (F3A – Kemba Racing) – a 11 voltas
8 -) 54 Igor Fraga (F3B – PropCar Racing) – a 11 voltas
9-) 67 Alberto Cesar (F3B -) – a 12 voltas
10-) 177 Marcel Coletta (F3B – Cesário Fórmula) – sem tempo
11-) 41 Artur Fortunato (F3A – Fortunato Racing) – sem tempo
12-) 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsport) – desclassificado
Campeonatos
F-3 Brasil
- Guilherme Samaia 50
- Murilo Colleta 38
- Giuliano Raucci 24
- Pedro Caland 24
- Leonardo de Souza 14
- Artur Fortunato 9
- Vitor Baptista 9
- Airton Santos 0
F-3 Academy
- Marcel Colleta 42
- Enzo Elias 36
- Igor Fraga 27
- Leo Barbosa 24
- Pedro Goulart 14
- Rafael Barranco 9
Por Luis Ferrari