O time do Santos tinha tudo a seu favor: jogava em casa e tinha o retorno de Ricardo Oliveira. Mas nem com o artilheiro em campo o Peixe segurou a Locomotiva. A Ferroviária fez seu melhor jogo no Paulistão, contou com o vacilo do zagueiro santista e venceu os donos da casa por 1 a 0, na Vila Belmiro, neste sábado (18), pelo Campeonato Paulista.
O primeiro tempo foi um verdadeiro ataque contra defesa, com o Santos FC pressionado a Ferroviária desde o princípio. Chegando a alcançar 75% de posse de bola. A equipe santista comandada pelo araraquarense Dorival Junior chegou até a marcar, com Ricardo Oliveira, aos 36 minutos. Mas o tento foi anulado pela arbitragem, que marcou impedimento.
Na segunda etapa seguiu o Peixe foi para cima. A Ferroviária só conseguia levar perigo ao gol santista em bolas paradas. Com 20 segundos da etapa final, o zagueiro Cléber tomou amarelo por parar contra-ataque da Ferroviária. Aos 22 minutos, perdeu a bola e, de novo, teve que parar contra-ataque com falta. Tomou o segundo amarelo e acabou expulso.
Com um jogador a mais a Ferroviária tomou conta da partida. Aos 28 minutos, Alan Mineiro cobrou escanteio pela direita e Leandro Amaro subiu muito mais que Thiago Maia para colocar a bola nas redes. No duelo dos técnicos araraquarenses, o ‘novato’ PC Oliveira, que é o treinador da seleção brasileira de futsal, venceu na sua estreia.
Essa foi a primeira vitória da equipe araraquarense, que até então somava duas derrotas e um empate. O time grená chegou a 4 pontos, se afastou das últimas colocações, na 12ª colocação geral, e entrou na zona de classificação para a próxima fase do estadual, agora na vice-liderança do Grupo B, atrás apenas do São Paulo, com 7 pontos, e a frente do Linense (3 pontos) e Red Bull (1 ponto).
O Santos entra em campo na terça feira contra o Ituano às 21h30 e a Ferroviária na próxima quarta-feira, às 19h30, na Arena Fonte Luminosa, diante do Santo André.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 1 FERROVIÁRIA
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data/Hora: 18 de fevereiro de 2017, às 19h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Herman Brumel Vani
Cartões amarelos: William Cordeiro, Patrick e Matheus (FER); Cleber (SAN)
Cartão vermelho: Cleber (SAN)
Público/Renda: 5.655 / R$ 165.565
Gol: Leandro Amaro, aos 28’/2T (0-1)
SANTOS: Vladimir; Victor Ferraz, Cleber, Yuri e Zeca; Leandro Donizete (Arthur Gomes, aos 18’/2T), Thiago Maia e Léo Cittadini (Bruno Henrique, aos 35/2T); Vitor Bueno, Copete e Ricardo Oliveira (Thiago Ribeiro, aos 33’/2T). Técnico: Dorival Júnior.
FERROVIÁRIA: Matheus; William Cordeiro, Patrick, Leandro Amaro e Léo Veloso; Flávio, Claudinei (Kelvy, aos 26’/2T), Fabio Souza e Alan Mineiro (Raniele, aos 48’2T); Capixaba (Tiago Marques, aos 37’/2T) e Elder Santana. Técnico: PC Oliveira.
Por Luiz Morelo para o site Jogo em Pauta (www.jogoempauta.com)