No último sábado, (22), foi realizada a oitava etapa da temporada da Copa São Paulo Light de Kart, em Aldeia da Serra, Grande São Paulo, e como não poderia ser por menos, emoções, disputas e claro chuva em solo paulista. A competição que teve as categorias Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sprinter, Graduado, Sênior, Super Sênior e F4.
Depois de uma disputa decepcionante na Copa Brasil em Cascavel, Fernando Croce foi para disputa em solo paulista e mesmo de preparador novo, o piloto voltou a ter problemas de desempenho. “Para a disputa o preparador meu ofereceu dois motores e os carburadores, dentre esses dois motores, um estava competitivo, mesmo assim acabamos perdendo dois treinos com o motor ruim. O preparador me ofereceu mais um motor, que também não estava de acordo. Outro fato que atrapalhou nosso desempenho foram os carburadores. Não não conseguimos o acerto do carburador com o motor que estava bom, sendo assim, fomos para a classificação com um outro carburador e acabou não rendendo bem e tive que largar da parte de trás do pelotão. Para a corrida eu decidi colocar o carburador no motor que estava melhor e tive um bom desempenho terminando a primeira corrida na sexta posição”, contou Fernando Croce.
“Na segunda corrida os cinco primeiros invertem o grid e como eu cheguei na sexta colocação, e com toda a minha certeza que largaria em sexto eu mexi no meu kart para a disputa. Foi somente na formação do grid que fui informado que largaria da primeira posição, se eu soubesse que largaria na primeira posição eu não teria mexido no meu carro. Sei que não era o mais rápido da pista, mas partindo de primeiro e com a regulagem da primeira bateria eu conseguiria fazer uma boa corrida na segunda bateria”, disse.
“Como era o único conjunto que eu tinha, eu mexi e em vez de melhorar acabou piorando o desempenho do carro. Na largada, a organização da Copa São Paulo Light cometeu um erro grave. Eles autorizaram o inicio da disputa com o segundo colocado mais de três karts de distância a minha frente sendo que eu era o pole position. Isso foi um absurdo! Um erro drástico, pois me prejudicou e acabei caindo de minha posição para quarto lugar e no final da primeira volta eu estava em quinto, ou seja, foi uma palhaçada o que fizeram, pois o primeiro tem que estar a frente do segundo sempre e quando foi dado a largada o segundo estava na frente do primeiro”.
“Se eles fizeram de proposito ou não, eles erraram drasticmante e isso não pode acontecer. Isso tem que ser falado e tem que haver punição para quem deu a largada, isso me prejudicou, eu estava ciente que meu equipamento não estava bom, mas isso não interessa. A largada é a largada e eles tinham que ter dado a largada comigo na primeira colocação. Para se ter uma ideia antes de terem dado a largada, eu passei uma volta na frente do segundo como deveria ser, mas não deram autorização para largar, quando passamos novamente e o segundo estava na minha frente eles permitiram a partida da disputa. Isso é um absurdo!”
“No final terminei a disputa na sexta colocação geral da categoria Graduados, mas eu poderia ter tido um desempenho superior se eu tivesse um equipamento competitivo e lutado por uma posição melhor na segunda bateria caso não tivesse havido aquele erro drástico da organização”, concluiu o piloto.
A vitória na categoria Graduados ficou com Olin Galli, que chegou em segundo a primeira bateria e venceu a segunda disputa. Marcel Coletta que marcou a pole position acabou sucumbido a pressão dos adversários. A segunda posição foi de Bruno Bertoncello e o terceiro lugar ficou com Allan Croce.
Na categoria Cadete a vitória ficou com João Victor Camargo que largou na pole position na primeira bateria, e acabou por terminar em segundo a disputa e vencer a segunda corrida da categoria A segunda posição foi de Lucas Staico e Gabriel Gomez terminou em terceiro.
A disputa na categoria Júnior Menor foi uma das mais empolgante e teve a vitória de Roberto Faria que obteve um quinto lugar na primeira bateria e um segundo posto na segunda bateria, a segunda posição no geral foi de Gabriel Fonseca e o terceiro lugar de Vinícius Dias.
Na disputa da categoria Júnior não teve para ninguém. Diego Ramos que venceu a Copa Brasil anotou a pole e conquistou o título da categoria ao vencer a primeira bateria e terminar em segundo a segunda corrida. Gianluca Petecof terminou em segundo e Felipe Batista em terceiro.
Na Sprinter, Enzo Prando marcou a pole position e venceu as duas baterias não dando chance aos adversários. A segunda posição foi de João Vitor Dias e em terceiro ficou Pietro Guglielmi.
A Sênior A e B dividiram a pistas, mas com pódios diferentes. Na Sênior A a vitória ficou com Alain Sisdeli que vinha da conquista da Copa Brasil e venceu as duas corridas, a segunda posição ficou com Danilo Ramalho e o terceiro posto Paulo Lopes. Na Sênior B o título ficou com Lucas Salles com Daniel Sanchez em segundo e Márcio Menezes fechando o pódio na terceira posição.
Na categoria Super Sênior a vitória ficou com Marcos Peli que estava retornando as pistas e venceu a primeira corrida e terminou em segundo a segunda disputa, além de anotar a pole position. A segunda colocação ficou com José Augusto Dias e Ricardo Thomazi foi o terceiro colocado.
A categoria F4 foi a última a ir para a pista e com grandes emoções. O título ficou com Diego Ramos que já havia conquistado o título da categoria Júnior. Ramos anotou uma vitória e um segundo lugar para ficar como primeiro posto. A segunda colocação ficou com Luciano Taue e a terceira posição foi de André Salmoria.
A Copa São Paulo Light de Kart voltas as pistas no dia 5 de novembro, para a disputa nona etapa da temporada.
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Por Matheus Furlan