LNB promoverá evento do Tratado Antirracista no Teatro do Corinthians

0

Na véspera do Dia da Consciência Nega, LNB fará palestra sobre a importância da cultura negra na formação do basquete brasileiro; evento será aberto ao público e gratuito

Na próxima terça-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, a Liga Nacional de Basquete (LNB) realizará um evento gratuito no Teatro do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo (SP), às 10 horas, com tema “A importância da cultura negra na formação do basquetebol brasileiro”.

O encontro contará com uma palestra de Rafael Garcia, Coordenador de ESG da LNB, e um debate com participação de atletas do NBB CAIXA e do NBB Trio, além de Dandara Almeida (diretora do Centro Cultural São Paulo) e MC Max (percursor do movimento Hip Hop e comunicador).

A ação será realizada pela Liga em parceria com o Corinthians, por meio de seu Diretor de Esportes Terrestres, Marco Polo Lopes Pinheiro. O evento será gratuito e aberto ao público, mediante cadastro nesse link.

O ano de 2024 será o primeiro em que o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) terá abrangência nacional. Seguindo o compromisso do Tratado Antirracista pela Diversidade, a LNB promoverá uma palestra com o objetivo de ampliar a conscientização dos amantes do basquete e mostrar que a modalidade deve contribuir no combate ao racismo através da educação e de ações constantes para o entendimento da tolerância e convívio com a diversidade.

O evento, que terá até duas horas de duração, será ministrado por Rafael Garcia, que já trabalhou no Sport Clube Corinthians Paulista e coordena todas as práticas ESG que a LNB adota e apoia. Ele foi o autor do Tratado Antirracista pela Diversidade, que vigora nas competições da Liga e da Associação Nacional de Basquete (ANB 3×3).

A palestra abordará desde a criação do esporte na América do Norte, a inserção dos atletas negros e a construção de sua imagem, a inserção da cultura negra e de rua na modalidade e a explicação dos contextos histórico-sociais que atravessaram o Brasil no decorrer do período, mostrando como o basquete esteve presente.

“A Liga Nacional de Basquete dá mais um passo importante no compromisso feito com a comunidade pelo Tratado Antirracismo pela diversidade. O evento tem o objetivo do reconhecimento histórico da cultura negra no país e na modalidade e a data é importante para reforçar esse objetivo”, afirmou Rafael Garcia, Coordenador de ESG da Liga Nacional de Basquete.

O Tratado Antirracista pela Diversidade surgiu de maneira pioneira no esporte nacional como um documento para combater manifestações discriminatórias nos ginásios e arredores das competições que a LNB promove, afim de acolher e proteger eventuais vítimas, sejam jogadores, comissões técnicas, arbitragem e departamento técnico e torcedores que possam sofrer tais atos. No decorrer do ano de 2024, ainda antes de completar seis meses de existência, já foi aderido pela ANB 3×3 em competições que a entidade organiza no basquete de meia quadra.

Além do exemplo de conduta em competições, o documento visa trazer maior visibilidade para o debate através de ações, tal como a palestra que ocorrerá no dia 19. E estar aliado a um espaço dentro de um clube que disputa o NBB CAIXA e é ligado, historicamente, à questões de cunho social, torna o evento ainda mais relevante dentro do processo reflexivos dos comportamentos em busca de inclusão, justiça e oportunidades.

Serviço

O evento: Evento do Tratado Antirracista pela Diversidade – A importância da cultura negra na formação do basquete brasileiro

Data: 19/11 – terça-feira, às 10h

Local: Teatro Corinthians – Rua São Jorge, 777 – Tatuapé, São Paulo/SP

Entrada: Gratuita, mediante inscrição no link

Organização: Liga Nacional de Basquete/ Rafael Garcia (coordenador de ESG) em parceria com Corinthians

Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade