Beneficiária do Programa Talento Esportivo, judoca levou o ouro na Gymnasiade ao bater três adversárias
Logo na sua estreia na Gymnasiade, a “Olimpíada escolar”, Rafael Cavalcanti fez por onde ser lembrada. A judoca, que é beneficiária do Programa Talento Esportivo, plataforma de financiamento da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, não deu chance às adversárias no Bahrein e levou o ouro na categoria até 52 kg.
“Esse era um título que eu não tinha. Foi a primeira vez que disputei um campeonato mundial escolar e conquistar o ouro aliviou um pouco a mágoa de ter perdido a final do Mundial Cadete. A experiência no Bahrein foi incrível”, disse a atleta, referindo-se ao vice-campeonato no Mundial sub-18 de Lima, no Peru, que aconteceu em agosto.
Para chegar ao título na Gymnasiade, Rafa precisou bater três rivais: a chilena Karol Vasquez, a marroquina Amina Cherifi e a azerbaijana Sona Guliyeva. “[O ouro na Gymnasíade] encerrou 2024 com chave de ouro. Foi um ano de muitas vitórias, aprendizado e evolução. Pretendo continuar assim em 2025, buscando sempre a melhora”, diz ela.
A Gymnasiade é um evento poliesportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar que acontece desde 1974 e reúne os melhores atletas escolares do mundo até 18 anos. Nesta edição, o Brasil fechou sua participação na liderança da ranking de medalhas, com 55 pódios (27 de ouro, 17 de prata e 11 de bronze).
Programa Talento Esportivo
O Programa Talento Esportivo é uma plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 3241-5822, Ramais 1160 e 1204.
Por; Assessoria de Comunicação – Secretária de Esportes