Brasil domina Sulamericano de Wrestling e conquista 165 medalhas no Rio de Janeiro

0

Delegação brasileira garante vagas no Bolsa Atleta Internacional que desenvolverá wrestlers sênior e sub 17/20

A delegação brasileira dominou o pódio conquistando 61 ouros, 53 pratas e 51 bronzes no Sul-Americano de Wrestling que terminou hoje na cidade do Rio de Janeiro.

A competição realizada no ginásio do CEFAN da Marinha do Brasil contou com a participação de 11 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Jamaica, Paraguai, Peru, Uruguai e o anfitrião Brasil.

O Sulamericano, que não era disputado desde 2019, quando foi sediado em Santiago (Chile) no Chile), reuniu 100 lutadores estrangeiros e 258 nacionais para as disputas nas classes sênior e sub 15, 17 e 20, nos estilos greco-romano (masculino) e livre (feminino e masculino).

Dentre os brasileiros e as brasileiras que brilharam no tapete, Gabriel Silva, Pedro da Silva, Cesar Alvan, Thalia de Freitas, Sabrina Tapajós, Viviane Bentes, Amanda Leal, Thais Sales e Meiriele Hora faturaram o ouro no estilo livre sênior (acima de 18 anos). No estilo greco-romano sênior, disputado somente por homens, o primeiro lugar ficou com Pedro Rodrigues, Angelo de Oliveira, Calebe Ferreira, Kauan Gomes, Thalyson Macedo e Guilherme Lima.

A equipe brasileira permanente sub-17 do estilo greco-romano, comandada pelo treinador português David Maia, também colecionou 14 medalhas (5 ouros, 4 pratas e 5 bronzes). Com destaque para os ouros de Yuri Landim Ribeiro, Matheus Araújo, Cauã Ferreira dos Santos, Miguel dos Santos e Raphael Duarte.

A competição foi marcada pela homenagem à wrestler Giullia Penalber, que ficou na quinta colocação na categoria até 57 kg em Paris 2024, a melhor colocação da história do wrestling brasileiro em Jogos Olímpicos. Na solenidade realizada no primeiro dia do evento, a atleta carioca esteve ao lado do secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder.

Para conferir mais informações sobre todos os resultados da competição, acesse:

https://www.cbw.org.br/noticia/3372/sul-americano-2024-encanta-paises-e-mostra-forca-continental-do-wrestling-brasileiro

Vídeo na íntegra dos confrontos no Youtube da CBW: https://www.youtube.com/user/brazilwrestling

(as lutas da classe sênior foram no primeiro dia do evento)

Sobre a CBW

A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico). 

Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.

Por: Comunicação – CBW

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade