Participantes ganham as trilhas no primeiro dia de Aparados Off-Road

0

Nesta quinta-feira (19), as duplas do rally de regularidade enfrentaram percurso bastante técnico em torno de Cambará do Sul, aumentando a promessa de mais dificuldades para o segundo dia. Já as categorias de passeio rumaram para São José dos Ausentes

Superado o primeiro dos três dias do Aparados Off-Road, que tem sede na cidade de Cambará do Sul (RS)! Com tempo bom e temperatura amena, a quinta-feira (19) abriu a disputa pelos primeiros lugares no rally de regularidade 4×4 e, também, desafiou os participantes das três categorias de passeio – Trilha 4×4, Passeio Radical e Passeio 4×4 – pelos Campos de Cima da Serra Gaúcha; para eles, o destino foi São José dos Ausentes, com muita diversão aos longo dos caminhos escolhidos pelos respectivos diretores técnicos.

Para as duplas do rally de regularidade – divididas nas categorias Master, Graduado, Turismo e Novato –, o percurso de 210 quilômetros exigiu habilidade e técnica dos competidores, com médias de velocidade justas e diferentes tipos de terreno, em meio a belos visuais. O ponto alto do roteiro foi a travessia do Passo da Ilha, pelo Rio Tainhas, caminho usado desde o tempo dos tropeiros. Alguns dos candidatos à vitória enfrentaram problemas, como furos de pneu e outras avarias mecânicas que os deixaram fora das primeiras posições. Não faltaram elogios ao roteiro e à planilha. O certame é válido pelo Campeonato Brasileiro de Regularidade 4×4.

Na categoria Master, que reúne os pilotos e navegadores mais experientes, Gustavo Schimidt (o Guga) e Tiago Poisl, superaram as dificuldades para vencer a etapa e começar a disputa na frente no ranking. Em segundo lugar ficaram Fernando Lage e Enedir Silva Júnior, o Bolacha. “O dia foi bem difícil, uma prova completa em todos os sentidos: rápida, com trechos lisos, outros mais secos, com pedras e troncos nos escapes, qualquer vacilo colocaria tudo a perder. Tivemos a preocupação em andar forte, mas cuidando do carro”, disse o piloto catarinense, campeão da primeira edição do Aparados Off-Road (2021). 

Entre os competidores da Graduado, a primeira posição dos paulistas Marco Carraresi (o Charada) e seu filho Leonardo (o Charadinha) surpreendeu à própria dupla diante do que eles enfrentaram: “Não esperávamos. O veículo estava falhando, com a bobina solta, fomos arrumando durante o rally. A prova foi boa, dura, mas prazerosa, a ideia é continuar curtindo nos próximos dias”. A segunda posição ficou com os mineiros Eduardo Pereira Silva e Maria Beatriz de Andrade Silva. Festa também para as irmãs brasilienses Silvana e Silmara Leal, com uma quinta posição bastante comemorada.

Na Turismo, Ramon Oliveira de Souza e Fábio Augusto Conte começaram à frente, seguidos pelos também catarinenses Marcelo Vandressen e Paulo de Oliveira Júnior. Na Novato, vitória dos gaúchos Odirlei Balestrin e Cleiton Pasa, com Marcos Antônio Nunes e Matheus Silva de Souza Colombo, na segunda posição. 

Data especial

A sexta-feira (20), promete emoções especiais no Aparados Off-Road, com a previsão de chuva em torno de Cambará do Sul mas, acima de tudo, por se tratar de uma data que expressa o máximo do orgulho e da tradição gaúchos. O dia 20 de setembro, feriado no estado, celebra a Revolução Farroupilha. Uma história cantada pelo coral dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudente de Morais durante a cerimônia de premiação da primeira etapa.

Pilotos e navegadores do rally terão pela frente 220 km de percurso, definido pelo diretor de prova Alexandre Rech como ainda mais cansativo e exigente que o do primeiro dia – a previsão é de mais de sete horas para completar o desafio. Pelo caminho, nova travessia do Rio Tainhas, agora pelo Passo do S.

As categorias de passeio deixam São José dos Ausentes pela manhã para desbravar caminhos que levarão, no caso da Trilha 4×4 e da Passeio 4×4, ao município de Bom Jesus. Já os participantes da Passeio Radical 4×4 pernoitarão em Jaquirana.

Aparados Off-Road

Etapa 1 – 19 de setembro

Classificação

Master
1. Gustavo Schmidt / Tiago Poisl (Toyota Hilux), 1.048 pontos perdidos
2. Fernando Lage / Enedir Silva Júnior (Troller T4), 1.168 p.p
3. Marcelo Cominesi / Lucas Cominesi (Troller T4), 1.396 p.p
4. Deonilson Salla / Ronaldo Rodrigues dos Santos (Troller T4), 1.486 p.p
5. José Antônio Neumann / Marcelo Ritter (Troller T4), 1.748 p.p

Graduado
1. Marco Carraresi / Leonardo Carraresi (Mitsubishi Pajero GLS), 1.289 p.p
2. Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz de Andrade Silva (Troller T4), 1.379 p.p
3. Rafael Silveira Colonetti / André Vanor Pacheco (Troller T4), 1.461 p.p
4. Dirceu Araújo Salla / Diego Salla (Troller T4), 2.329 p.p
5. Silvana Fiquer Leal / Silmara Fiquer Leal (Troller T4), 12.881 p.p

Turismo
1. Ramon Oliveira de Souza / Fábio Augusto Conte (Mitsubishi Pajero), 1.204 p.p
2. Marcelo Vandressen / Paulo de Oliveira Júnior (Mitsubishi Pajero Full), 2.790 p.p
3. Ricardo Santos / Gustavo Hardt (Mitsubishi Pajero Full), 4.070 p.p
4. Ricardo Lins / Gabriel Lins (Mitsubishi TR4 ER), 8.257 p.p
5. André Furtado / Iran Barbosa (Troller T4), 18.089 p.p

Novato
1. Odirlei Balestrin / Cleiton Pasa (Mitsubishi Pajero Full), 73.293 p.p
2. Marcos Antônio Nunes / Matheus Silva de Souza (Troller T4), 781.841 p.p
3. José Victor Balen / Alexandre Balen (Suzuki Jimny), 1.313.674 p.p

Etapa 2 – 20/9

Programação

7h30 – Largada Trilha 4×4 (Igreja Matriz – São José dos Ausentes)
8h – Largada Passeio 4×4  e Passeio Radical (Igreja Matriz – São José dos Ausentes)
8h – Largada Rally de Regularidade 4×4 (Praça Central – Cambará do Sul)
15h30 – Chegada Rally de Regularidade 4×4 (Praça Central – Cambará do Sul)
17h – Chegada Passeio Radical (Praça Municipal – Jaquirana)
17h30 – Chegada Passeio 4×4 – (Praça Municipal – Bom Jesus)
18h – Chegada Trilha 4×4 – (Praça Municipal – Bom Jesus)
18h30 – Divulgação dos resultados e premiação da etapa Rally de Regularidade 4×4 – (Praça Central – Cambará do Sul)

Siga-nos @aparadosoffroad

O projeto Aparados Off Road é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Esporte e Lazer – Pró-Esporte RS, Fusopar, Keko e Resfriar, pela lei número 13.924/2012, através do ICMS, recurso público pago por toda sociedade civil.

Uma promoção da Associação Gaúcha de Pilotos e Navegadores de Rally Trancos e Barrancos com a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo e a Confederação Brasileira de Automobilismo.

#novasfaçanhasnoesporteelazer

Por: Liberdade de Ideias

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade