Depois de oito meses afastada para cuidar da gestação, atleta inicia o recondicionamento físico
Dia 15 de dezembro de 2023, Pinheiros x Bluvôlei pela Superliga. Essa foi a última vez que a levantadora do Pinheiros, Jackeline Pina, esteve em quadra para uma partida da equipe. Nesta quarta-feira, 18 de setembro de 2024, a atleta voltou aos treinos, após dar à luz a Isaac Pina, seu filho primogênito.
“Fiquei muito feliz em retornar, fisicamente também é muito importante. Para nós que somos atletas é ruim ficar um tempo parada. Por outro lado, tive uma recepção incrível, tanto com as meninas que permaneceram no Clube, quanto com as novas que chegaram”, contou Jacke.
Todo retorno após um período afastado requer cuidados especiais, por isso, Jacke está sendo acompanhada de perto pelo preparador físico da equipe, Cesar Lima, que organizou um planejamento especial de treinamento.
“Montamos um plano de retorno e vamos acompanhar como será a evolução dela. Até a metade de outubro ela ficará somente na parte física e técnica, depois vamos avaliar e, se tiver uma resposta positiva, começamos a acrescentar os treinos Táticos. Seu retorno as quadras dependente da sua evolução”, indicou.
E nesse retorno, o maior desafio apontado por Jacke foi o ritmo de treinamento. “Eu vinha treinando em casa, então foi um pouco menos difícil, mas, o ritmo é totalmente diferente. Quando estamos jogando é um, agora ter que voltar depois de um tempo, é outro: Fazer treinos de adaptação com séries de repetições altas é diferente. Essa readaptação é o mais desafiador”, relatou a levantadora.
O Pinheiros também tem dado todo o suporte para Jacke, tanto no período da gestação, quanto agora no pós. Algo que deu segurança à atleta. “Fiquei muito feliz pela atitude do Clube em relação a minha gestação, foi muito importante o apoio que me foi dado, não só temporada passada, mas como também na continuidade desta. Sinceramente era uma coisa que eu não esperava. Agradeço muito ao Clube por continuar me apoiando”, destacou.
Para o preparador físico da equipe, Cesar Lima, a vontade de Jacke em voltar fez total diferença. “Nesse primeiro contato, percebi o quanto ela estava a fim de voltar. Sendo liberada pela sua médica e também pelo departamento médico do clube, a equipe multidisciplinar está trabalhando para que o seu retorno as quadras seja o mais adequado possível. Ela se sentiu muito bem durante seu primeiro treinamento e, apesar da gestação, o DNA de atleta ainda está em seu biotipo, principalmente na vontade de querer vencer”, relatou.
Agora, a levantadora pensa passo a passo para retornar aos jogos. “Estou voltando gradualmente. Este ano vamos ver como será a minha evolução e a readaptação. Vamos trabalhar passo a passo para voltar e poder ajudar o time na temporada”, contou Jacke.
Fato é, que agora há uma motivação maior para jogar o quanto antes. “O Isaac é minha nova inspiração. Ser mãe muda a nossa forma de enxergar a vida, então com certeza minha forma de jogar vai ser influenciada por ele”, finalizou a levantadora.
Ficha técnica:
Nome: Jackeline Moreno Figueiredo Pina
Posição: Levantadora
Altura: 1,73
Por: ESPORTE CLUBE PINHEIROS