Com 37 Porsches e 74 pilotos, campeonato de provas de longa distância terá corrida de 300 km neste domingo no moderno circuito na Argentina
Após três meses, o Porsche C6 Bank Endurance Challenge, campeonato de corridas de longa duração da Porsche Cup C6 Bank, está de volta. E na temporada mais internacional da categoria, nada melhor que outra etapa no exterior. O desafio agora é na Argentina, no moderno Circuito Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, no noroeste do país e distante 1.130 quilômetros da capital Buenos Aires.
Assim como a etapa inaugural, disputada no Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido como autódromo do Estoril, em Portugal, a prova na Argentina terá 300 quilômetros ou 2h30min de duração. Serão 37 Porsches na pista, um a mais que na etapa do Endurance Challenge em Termas de Río Hondo em 2023. Além disso, são 74 pilotos confirmados, em duplas que unem os principais nomes da categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo com estrelas de trajetória internacional. São 25 carros inscritos na Carrera e 12 na Challenge.
Os pilotos vieram de nove categorias diferentes – a mais representada é a Stock Car, com 13 deles. Além dela, Mundial de Endurance (FIA WEC), Fórmula Indy, Indy NXT, Euroformula Open, TCR South America, Nascar Brasil, Fórmula 4 Brasil e o kartismo nacional terão pilotos no grid.
Os principais nomes entre os pilotos são Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet, dois ex-Fórmula 1; Tony Kanaan, campeão da Fórmula Indy em 2004 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2013; Caio Collet, estreante do ano na Indy NXT; Felipe Baptista e Dudu Barrichello, líder e vice-líder da temporada 2024 da Stock Car; e Nicolas Costa, único representante brasileiro no Mundial de Endurance (FIA WEC).
Na primeira etapa do Endurance Challenge, no Estoril, em Portugal, a vitória no geral ficou com a dupla formada por Rubens Barrichello e Werner Neugebauer, no carro #8. Já na classe Challenge, Sadak Leite e Fábio Carbone subiram ao alto do pódio.
Sucesso desde a primeira corrida de longa duração da Porsche Cup C6 Bank em 2015, o Endurance Challenge se consolidou pela competitividade e intercâmbio entre os talentos regulares da Porsche Cup C6 Bank e seus convidados – no melhor estilo Pro-Am dos grandes eventos de endurance do mundo. O desafio agora é no moderno traçado de 4.806 metros e 14 curvas que já foi sede do Mundial de Motovelocidade.
No regulamento esportivo, a prova segue sendo dividida em dois segmentos, com 40% dos pontos conferidos às equipes que tiverem percorrido 75% do segmento inicial e realizado pelo menos um pit stop obrigatório. Em Termas de Río Hondo, a corrida terá 63 voltas – o tamanho do primeiro segmento será divulgado no regulamento particular da prova, no fim de semana do evento. Uma mudança para este ano é que todos os carros, seja da Carrera Cup (992) ou da Challenge (991.2) passam a disputar a Carrera geral, dando chances para todos disputarem a vitória no geral na corrida.
O piloto com a maior experiência da dupla (B.O.P., Balance of Performance) terá uma limitação de voltas na corrida. Nenhum deles poderá fazer stints seguidos: ou seja, a troca de pilotos será obrigatória em cada um dos pit stops. Cada um deles é categorizado como platina, ouro, prata, bronze ou cobre.
O status de cada competidor é definido por uma intricada combinação de elementos, que considera há quanto tempo o piloto está ou não em atividade, a categoria onde compete regularmente, a categoria onde competiu pela última vez, sua idade, retrospecto em eventos da Porsche Cup C6 Bank, entre outros. Assim como em 2023, cada dupla terá de fazer três pit stops obrigatórios de no mínimo seis minutos na primeira etapa. As equipes terão janelas de oito minutos para fazerem suas paradas, em voltas pré-determinadas e informadas no Regulamento Particular da Prova (RPP).
Assim como no campeonato de Sprint, cada equipe pode descartar um segmento na pontuação final. Dessa forma, um carro que tenha problemas no meio de uma prova pode seguir vivo na disputa do título até o fim. A definição do grid é determinada pela média das melhores voltas de cada piloto nos qualis, de modo que prevalecem as duplas mais velozes independentemente de o piloto ser o mais rápido na sua sessão.
Outro traço característico dos principais eventos de longa duração do planeta está presente no evento: várias categorias simultaneamente batalhando na pista. São duas divisões distintas, cada uma com três subcategorias. A Carrera Cup é destinada aos Porsche 911 GT3 Cup da geração 992, equipados com motor 4.0 litros e freios ABS. A classe Challenge usa os da versão anterior, 991-2. Cada uma se subdivide em geral – em que todos competem – Sport e Trophy. O enquadramento das tripulações nas classes Sport e Trophy é estabelecido pelo B.O.P. combinado de cada time.
No total, são 15 etapas internacionais na história da Porsche Cup C6 Bank. Portugal já recebeu sete eventos: cinco no Estoril (2011, 2012, 2014, 2019 e 2024) e dois em Portimão (2012 e 2013). Já a Argentina voltou a receber a categoria no ano passado, após cinco anos de ausência. Antes, o país da América do Sul sediou corridas em Buenos Aires (2010, 2011 e 2017) e em Termas (2016, 2017, 2022 e 2023). O outro país a receber um evento dos carros de competição mais produzidos no planeta foi a Espanha, no Circuit de Barcelona-Catalunya, em 2013.
Os canais sportv e os canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank exibem a segunda etapa do Endurance Series ao vivo a partir das 13h (de Brasília) no domingo.
Lista de inscritos por ordem numérica*:
Carrera Cup
#1. Alceu Feldmann e Guilherme Salas
#3. Franco Giaffone e Cesar Ramos
#7. Miguel Paludo e Alan Hellmeister
#8. Werner Neugebauer e Rubens Barrichello
#12. Marco Pisani e Renan Guerra (R)
#14. Carlos Campos e Tony Kanaan (S)
#15. Leonardo Sanchez e Átila Abreu (R)
#25. Paulo Sousa e Galid Osman (R)
#27. Josimar Junior e Sergio Ramalho (S)
#29. Rodrigo Mello e Thiago Camilo
#31. Marcos Regadas e Jeff Giassi (S)
#33. Bruno Campos e Nicolas Costa (R)
#56. Peter Ferter e Diego Nunes (S)
#60. Ramon Alcaraz e Matheus Iorio (R)
#70. Lucas Salles e Rafael Suzuki
#74. Piero Cifali e Edu Guedes (R)
#77. Francisco Horta e William Freire (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr. (S)
#85. Eduardo Menossi e Caio Collet (R)
#88. Pedro Boesel e Ricardo Maurício
#100. Sebá Malucelli e Marcos Gomes (R)
#111. Fefo Barrichello e Dudu Barrichello
#199. Nelson Marcondes e Luiz Razia (S)
#544. Marçal Muller e Enzo Elias
#888. Lineu Pires e Beto Gresse (S)
(S) Sport / (R) Rookie
Challenge
#17. André Gaidzinski e Tiago Gonçalves (S)
#19. Luiz Landi e Tom Filho (R)
#23. Leonardo Herrmann e Vitor Baptista (S)
#38. Eric Santos e Gabriel Robe (R)
#44. Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano (S)
#45. Matheus Roque e Felipe Baptista (S)
#66. Sadak Leite e Fabio Carbone
#72. Antonella Bassani e Leticia Bufoni (R)
#83. Alceu Feldmann Neto e Gabriel Casagrande (R)
#808. Iago Garcia e Cecília Rabelo (R)
#999. Cláudio Reina e João Gonçalves (R)
(S) Sport / (R) Rookie
* LISTA DE INSCRITOS ATUALIZADA ATÉ O DIA 13 DE SETEMBRO
Porsche Cup C6 Bank Endurance Challenge – Termas de Río Hondo, Argentina
Sexta-feira, 20 de setembro:
13:15 – Treino opcional 1 – Carrera Cup
14:20 – Treino Opcional 1 – Challenge
15:25 – Treino Opcional 2 – Carrera Cup
16:30 – Treino Opcional 2 – Challenge
Sábado, 21 de setembro:
10:00 – Treino Livre 1 – Carrera Cup
10:35 – Treino Livre 1 – Challenge
13:15 – Treino livre 2 – Carrera Cup
13:50 – Treino Livre 2 – Challenge
15:15 – Classificação 1 – Carrera Cup
15:35 – Classificação 2 – Carrera Cup
15:55 – Classificação 3 – Carrera Cup
16:15 – Classificação 1 – Challenge
16:35 – Classificação 2 – Challenge
16:55 – Classificação 3 – Challenge
Domingo, 22 de setembro:
13:00 – Corrida (63 voltas: 300km ou 2h30)
Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Por: Luis Ferrari