Com recorde de inscritos nos últimos anos, corrida acontece em 13 de outubro no parque Ibirapuera com expectativa de mais de 10 mil participantes
Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, também conhecido como Outubro Rosa. Em 2024, o IBCC Oncologia realizará mais uma edição da Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama no dia 13 de outubro (domingo), a partir das 7h, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. O evento já está em sua 61ª edição e a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas participem.
A corrida acontece em prol da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, que gera recursos para o IBCC Oncologia, hospital filantrópico, localizado no bairro Mooca em São Paulo, referência no combate ao câncer de mama que atende principalmente pacientes do Sistema Único de Saúde.
A ação já reuniu mais de 210 mil pessoas desde o seu início em 1999, entre aqueles que participaram ou estiveram presentes para prestigiar o evento. A corrida terá caminhada de 3,5 KM e corrida de 5 KM e 10 KM. O evento também tem o patrocínio da Cosan, o copatrocínio da Britânia e Drastosa, e o apoio da Chamex, Centro Universitários São Camilo, Smartfit, Exchange Informática, Supermercado PegPese, e Nutry, com realização do pelo IBCC Oncologia com a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, além da organização da Sagaz Esportes.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres, no entanto, quando diagnosticado precocemente possui uma chance de 95% de cura.
“A realização da corrida é um momento especial para enfatizarmos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer”, destaca Márcio do Espírito Santo, Diretor Adjunto da Superintendência da região Sudeste.
O INCA acredita que, entre 2023 e 2025, surgirão cerca de 73 mil casos de câncer de mama no Brasil. Além disso, o instituto ainda aponta que São Paulo possui uma taxa de 56,37 casos para cada 100 mil mulheres.
Ainda dá para participar?
Para participar, é necessário se inscrever por meio do site oficial: https://corridaibcc.com.br. As inscrições ainda estão à venda e os valores são revertidos para subsidiar o IBCC Oncologia, hospital que é referência no combate ao câncer. Nesse ano existem duas opções de kit para inscrição – o Kit Atleta, com direito a uma camiseta, uma sacochila, medalha pós-corrida, e o Kit Premium, com os componentes do Kit Atleta MAIS uma camiseta Rosa Finisher extra.
Criada em 1999, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama já faz parte do calendário de milhares de pessoas, atletas ou não, que todos os anos vestem a camiseta estampada com o Alvo Azul, e participam do evento para comemorar a vida e a importância da prática regular da atividade física.
O IBCC já realizou edições do evento em mais de 10 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Blumenau, Brasília, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Florianópolis e Porto Alegre.
“A campanha dissemina a conscientização a respeito da importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. 95% dos casos, quando diagnosticados nos estágios iniciais, têm chance de cura. Quem corre conosco, luta pelo pódio e pela conscientização sobre um dos tipos de câncer que mais atinge as mulheres”, finaliza Márcio do Espírito Santo.
Serviço 61ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama
Dia: 13 de outubro de 2024 (domingo) a partir das 7h
Local: Parque Ibirapuera
Valor da inscrição 3º Lote:
Kit Atleta R$119,90 + taxa de serviço
Kit Premium R$164,90 + taxa de serviço
Saiba mais: https://corridaibcc.com.br
Sobre a Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”
A Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” foi idealizada em 1994 por Ralph Lauren junto com seus colegas do Council of Fashion Designers of America (CFDA), que criaram uma fundação (CFDA Foundation) para angariar recursos para o combate ao Câncer de Mama. O IBCC Oncologia – São Camilo é o detentor exclusivo da marca no Brasil desde 1995. Licenciando a marca do “Câncer de Mama no Alvo da Moda” para produtos de consumo e realizando parcerias com empresas, os recursos arrecadados desde o início da Campanha têm sido revertidos em instalações, equipamentos, e melhorias no atendimento aos pacientes do SUS. Em 2024 a Campanha completará 30 anos nos EUA, e será realizada a 61ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama.
Siga à campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” nas redes sociais: @alvoazul
Sobre o IBCC Oncologia
Fundado em 1968, o IBCC Oncologia é conhecido por ser um Centro de Tratamento Oncológico de alta complexidade e possuir um Centro de Pesquisa Clínica renomado. É pioneiro no combate ao câncer de mama e ginecológico e trouxe o primeiro mamógrafo para o Brasil em 1971.
Durante a década de 70 e 80, atuou com o maior programa de prevenção do câncer do colo uterino e de mama já realizado por uma instituição, com atendimento a mais de 2 milhões de pessoas. Foi considerado pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de SP o melhor hospital em atendimento humanizado e classificado entre os 10 melhores hospitais do estado, assim como, entre os anos de 2004 a 2007, recebeu, consecutivamente, o Troféu “Hospital Best” na categoria Instituição Filantrópica.
Desde 1988, a instituição passou a ser Entidade Camiliana, se tornando o IBCC Oncologia. Também foi escolhido para ser no Brasil a instituição detentora da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, em 1995. Há 56 anos é referência na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em São Paulo. Para mais informações: https://ibcc.org.br/
Por: Fernanda Fernandes da Cruz