Skatista de apenas 15 anos manteve o favoritismo e dividiu o pódio com o conterrâneo Augusto Akio
Neste sábado (07), o skatista Gui Khury, de apenas 15 anos, venceu o título mundial de skate vertical, em Roma, na Itália. Um dos principais nomes da modalidade atualmente, Gui conseguiu confirmar seu favoritismo para conquistar o título e dividiu o pódio com o seu conterrâneo, o curitibano Augusto Akio, que ficou com o vice-campeonato do evento.
Gui foi dominante durante o mundial. Nas fases qualificatórias, passou para a final em segundo lugar e, nas finais, alcançou um somatório de 268. 49 pontos, liderando a competição de forma disparada. Augusto Akio, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris na modalidade Park, ficou com a segunda colocação, com um total de 249.96 pontos. Completando o pódio, o terceiro lugar ficou com o americano Collin Graham, com 246.42 pontos.
Mesmo com a pouca idade, Gui Khury é uma potência do vert, sendo considerado um dos melhores do mundo na modalidade. Ao todo, Gui já coleciona 9 medalhas nos X-Games, o principal torneio de esportes radicais do mundo, sendo a maioria deles no vertical, além de 3 recordes no livro dos recordes.
O feito mais recente dele foi durante o último mês de agosto, na qual fez história novamente e se tornou o primeiro skatista a acertar o Kickflip Body Varial 900. O feito foi alcançado durante os seus treinamentos na pista vertical da Greenbox, um complexo de treinamento em Curitiba.
Para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028, diversos membros da comunidade do skate e lendas do esporte, estão discutindo para a inclusão da modalidade no programa Olímpico, que é considerada uma base importante para todas as outras, principalmente para o Park.
Por: Renan Gabriel