No dia da corrida 100 da Stock Car no Rio Grande do Sul, top-3 da sprint em Nova Santa Rita teve Felipe Baptista em segundo e Zezinho Muggiati em terceiro. Em comum, além de todo o talento, ambos têm 21 anos
A Stock Car Pro Series protagonizou uma tarde histórica neste sábado (7 de setembro) no Autódromo Velopark. Localizada em Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre, a pista que recebe a oitava etapa da temporada 2024 foi cenário de uma prova sprint marcante e recheada de fatos singulares. A nova geração, que vem protagonizando o campeonato, entregou um pódio inédito com a primeira vitória de Gianluca Petecof (Full Time Sports), o primeiro top-3 da carreira de Zezinho Muggiati (KTF Sports) na categoria e o segundo lugar de Felipe Baptista, que volta à liderança de 2024. Um grande dia para os chamados “New Kids on the Track”, como é conhecida a nova geração da Stock Car. Todos os três pilotos que subiram ao pódio nesta tarde têm a idade em comum: 21 anos.
Outro grande destaque da corrida foi a escalada do atual campeão. Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) largou em 16º lugar e, com estratégia certeira e notável performance, cruzou a linha de chegada em quarto lugar depois de impor forte pressão sobre o “rookie” Muggiati nas voltas finais. Quem também que se notabilizou por ter conquistado muitas posições ao longo da prova foi Thiago Camilo (Ipiranga Racing), que largou em 18º e terminou logo atrás do bicampeão em quinto.
O top-10 foi completado por Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time), Daniel Serra (Eurofarma RC), Felipe Massa (TMG Racing), Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli) e Bruno Baptista (RCM Motorsport). Por sua vez, Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports) largou de 26º, escalou 13 posições e fechou a prova em 13º.
A corrida deste sábado também marcou a centésima largada da Stock Car em solo gaúcho, além de ter sido também a 300ª prova de Átila Abreu (Pole Motorsport) na categoria. O Autódromo Velopark ainda contou com a ilustre presença de Carlos Caetano Bledorn Verri, nome de batismo de Dunga, capital do tetra da Seleção Brasileira, em 1994, um dos símbolos da raça gaúcha nos gramados e também uma das muitas figuras públicas que se engajaram nas doações e na reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes que devastaram o estado entre abril e maio.
Uma tarde especial — 12º na classificação pela manhã, Gianluca Petecof garantiu a chance de puxar um grid na Stock Car pela primeira vez na sua carreira. O paulista de 21 anos foi seguido por nomes de grande cancha na categoria, como Julio Campos e Bruno Baptista, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Zezinho Muggiati e Vitor Baptista vieram na sequência no grid.
Antes mesmo da largada, Julio Campos enfrentou problemas no carro e recolheu, abandonando a disputa em Nova Santa Rita. Assim, Petecof largou sem ninguém ao seu lado na primeira fila, enquanto Zezinho Muggiati aproveitou a pista livre à sua frente para tomar a segunda posição. Mais atrás, na entrada da curva 1, vários carros se envolveram em incidentes, entre eles Dudu Barrichello, Ricardo Maurício, Enzo Elias, Felipe Fraga e Cacá Bueno. Por tal motivo, a direção de prova acionou o safety-car.
A relargada foi autorizada na quinta volta da prova com Petecof puxando a fila e trazendo Zezinho Muggiati, com forte ritmo, logo atrás. Bruno Baptista era pressionado por Rubens Barrichello na disputa pelo terceiro lugar e Felipe Baptista vinha na quinta posição. Este foi o cenário antes da abertura da janela de pit-stop obrigatório.
Mas a Stock Car não se cansa de surpreender, e muita coisa mudou depois das paradas nos boxes. Com grande pilotagem, Petecof manteve a liderança da corrida, mas Felipe Baptista saiu de quinto e assumiu o segundo lugar, em nova atuação pautada pela ousadia e arrojo. Muggiati permaneceu bem na prova, na terceira posição, porém logo à frente de Gabriel Casagrande, que conseguiu grande salto na prova após ter largado em 16º. E Thiago Camilo, que partiu da 18ª posição, era o quinto, à frente de Barrichello.
Seguro na frente, Gianluca rumou para a vitória no Velopark, triunfando assim pela primeira vez na Stock Car. Felipe Baptista marcou um segundo lugar que o colocou novamente na liderança do campeonato, ainda com uma corrida para disputar na rodada deste fim de semana. E Zezinho Muggiati conquistou seu primeiro pódio na categoria em dia de festa para a nova geração das pistas, que já brilha demais na principal categoria do automobilismo brasileiro.
“Dia perfeito” — A grande glória do dia ficou com a jornada de Gianluca Petecof. Até então vindo de uma campanha complicada na sua segunda temporada completa na Stock Car, o paulista de 21 anos escalou o topo do pódio pela primeira vez na categoria. Jovem talento que brilhou no kartismo, tendo conquistado o título de Campeão Brasileiro na classe Junior Menor com dez anos, Gianluca trilhou o caminho do automobilismo europeu, disputou a Fórmula 4 Alemã e Italiana e foi campeão da Fórmula Regional Europeia em 2020.
No ano seguinte, o piloto ainda disputou algumas etapas da Fórmula 2, mas faltou combustível financeiro para continuar no Velho Mundo, até que veio a oportunidade para correr na Stock Car e de brilhar no automobilismo brasileiro. Hoje, enfim, o piloto comemorou seu primeiro triunfo na categoria. “Deu tudo certo! Foi um dia perfeito! Uma vitória que significa muito. Penso na minha conquista pessoal. Fazia quatro anos da minha última vitória, na Fórmula Regional Europeia, na Áustria, em 2020. Voltar a vencer é inexplicável. Que essa maré continue”, vibrou.
Felipe Baptista consolidou a grande fase em 2024 e escalou o pódio pela sexta vez na temporada. Neste sábado, terminou em segundo lugar após ter largado da nona posição: O piloto destacou o jovem pódio ao lado de colegas da época do kart e enalteceu a forma na temporada.
“É muito legal. Começamos bem cedo no kart e já naqueles tempos disputávamos lado a lado. E hoje estamos aqui na principal categoria do automobilismo brasileiro. Hoje foi incrível. Tive uma grande prova, largando de oitavo. Só que os meninos também tiveram um ritmo muito bom, estava bem difícil chegar no Gianluca, mas estou bem animado com o que fizemos hoje e com o que podemos fazer amanhã. Vamos dormir hoje na liderança, e agora é fazer um bom trabalho no domingo para sair daqui na frente”, disse.
E Zezinho Muggiati, que chegou à Stock Car Pro Series impulsionado pelo maior prêmio pago pelo automobilismo brasileiro, o equivalente a R$ 2,5 milhões para que o campeão da Stock Series suba à categoria principal, festejou pelo seu primeiro pódio na competição ter vindo em grande estilo. “Segurar um bicampeão como o Gabriel Casagrande não é fácil. Mas é muito feliz por conquistar meu primeiro pódio assim, conquistado na raça. Será o primeiro de muitos. Quero agradecer aos meus patrocinadores pela paciência que tiveram comigo para que eu consiga começar a demonstrar com resultados. É um trabalho duro meu e da minha equipe para representar vocês. Gastei muitos pushes hoje, mas vamos amanhã tentar buscar mais um bom resultado”.
Domingo fecha etapa gaúcha — Depois das emoções da corrida sprint, a Stock Car volta a acelerar neste domingo com a principal prova da rodada no Rio Grande do Sul. Com Rafael Suzuki na pole position, a categoria largará para 50 minutos mais uma volta a partir de 12h30. Antes, às 10h10, acontecerá a concorrida visitação aos boxes, momento em que o fã pode interagir com seu piloto preferido, conhecer de perto os carros da Stock Car e ainda ganhar brindes exclusivos.
50% da renda arrecadada com bilheteria neste fim de semana será revertida para ações que priorizam o amparo às vítimas e a reconstrução do Rio Grande do Sul.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.
Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 8, Velopark, Nova Santa Rita (RS)
Corrida sprint (sábado), resultado final
1º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 30 voltas em 31min27s672
2º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 2s497
3º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 3s651
4º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 3s848
5º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 5s179
6º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 6s985
7º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 7s785
8º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 13s908
9º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 15s159
10º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 18s869
11º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 20s141
12º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 20s883
13º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 21s426
14º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 22s631
15º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 23s850
16º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 24s693
17º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 26s360
18º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 31s076
19º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 32s139
20º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 34s274
21º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 35s237
22º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 44s335
23º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 2 voltas
Não completaram
Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 29 voltas
Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 30 voltas
Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 30 voltas
Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), não largou
Classificação do campeonato*
1º – Felipe Baptista, 595 pontos
2º – Felipe Massa, 581
3º – Ricardo Zonta, 563
4º – Dudu Barrichello, 551
5º – Julio Campos, 536
6º – Rafael Suzuki, 517
7º – Gabriel Casagrande, 508
8º – Bruno Baptista, 508
9º – Enzo Elias, 459
10º – Rubens Barrichello, 456
*pontuação extraoficial
Programação no Velopark
Domingo, 8 de setembro
08h35 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h15 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h10 – Visitação aos boxes
12h30 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Por: Stock Car Pro