Porto-alegrense viveu um grande sábado com a conquista da pole position, triunfou na abertura da etapa gaúcha e ainda abriu 18 pontos de vantagem para Enzo Bedani na luta pelo título e pelo superprêmio
Um dia quase perfeito. Foi assim que Arthur Gama viveu este sábado de feriado (7 de setembro) com a primeira corrida válida pela quinta e penúltima etapa da temporada 2024 da Stock Series. Gaúcho de Porto Alegre, o piloto da Artcon Racing conquistou a pole position da rodada no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, e neste começo de tarde dividiu a primeira fila com seu principal adversário na luta pelo título e pelo superprêmio equivalente a R$ 2,5 milhões para garantir a vaga na Stock Car Pro em 2025, Enzo Bedani. Gama contou com uma escapada do paulista da W2 Racing ProGP para arrancar rumo à sua sexta vitória no campeonato.
Vindo de grande campanha em Goiânia, com três pódios na quarta etapa, Vinícius Papareli fez mais uma grande corrida e emplacou o segundo lugar no Velopark com o carro #218 da RTR Sport Team. E Gustavo Frigotto, outro que vive momento sólido e estável na frente, foi o terceiro, colocando assim a Artcon Racing pela segunda vez no pódio. Foi o oitavo top-3 do curitibano.
Restou a Enzo Bedani terminar na sexta colocação, um cenário que agora o deixa a 18 pontos de Arthur Gama no campeonato. O gaúcho ressaltou a campanha positiva neste sábado e traçou a perspectiva de somar pontos importantes na sequência da etapa. “Estou muito feliz por vencer na minha casa, com minha família e torcida aqui no Velopark. Foi uma conquista muito boa para o campeonato”, vibrou um dos donos da casa neste fim de semana.
“Depois do que aconteceu com o Bedani, consegui focar bastante para manter a distância até o fim da corrida, então estou muito feliz e, ao mesmo tempo, focado para tentar repetir essa vitória, largando da pole position, para tentar buscar abrir mais pontos e chegar à final com uma diferença mais ampla e mais tranquila. Amanhã vou com o objetivo de vencer a Corrida 2 e pontuar ao máximo na última prova complementar”, acrescentou Arthur Gama.
Como foi a corrida — Coube a Enzo Bedani puxar a fila do grid depois de ter feito o melhor tempo em meio a segunda volta mais rápida de cada piloto na classificação realizada mais cedo em Nova Santa Rita. O paulista da W2 Racing ProGP largou lado a lado com Arthur Gama, em uma primeira fila toda dos protagonistas do campeonato. Vinícius Papareli alinhou em terceiro, seguido por Mathias de Valle e Felipe Barrichello Bartz.
Depois da chuva que desabou no Velocitta durante a manhã, a prova começou com pista pouco úmida e com trilho seco na maior parte da sua extensão. Foi diante deste cenário que Bedani manteve a liderança da prova, enquanto Papareli passou Gama para assumir a segunda posição. Mais atrás, ‘Pipe’ Barrichello Bartz e Mathias de Valle escaparam da pista na curva 1.
Só que, duas voltas depois, Gama acionou o push-to-pass para superar Papareli na entrada da curva 1, tomar de volta a segunda posição e partir para cima de Bedani na disputa pela vitória. Ao mesmo tempo, Gustavo Frigotto se uniu ao primeiro pelotão da prova.
Mas tudo mudou depois que Bedani rodou na saída da curva 2 e perdeu qualquer chance de vitória. O paulista caiu para oitavo lugar, enquanto Gama viu o triunfo cair no colo, em cenário muito favorável para o líder do campeonato nesta reta final de temporada.
Bedani ainda esboçou uma reação, galgou posições e chegou a lutar com Guto Rotta pelo quarto lugar, mas acabou por finalizar a prova em sexto lugar. A vitória ficou mesmo com Arthur Gama, enquanto Vinícius Papareli mais um pódio na temporada e Gustavo Frigotto foi o terceiro, chegando a oito top-3 em 2024. Guto Rotta cravou o quarto lugar, também correndo em casa, enquanto Erick Schotten fechou a lista dos cinco primeiros.
Triunfo fundamental — Com a conquista nesta tarde, Gama saltou para 302 pontos na temporada e abriu 18 para Bedani. Os dois estavam separados por apenas três tentos antes da jornada no Velopark. Enzo soma agora 284 na classificação do campeonato. Gustavo Frigotto é o terceiro, com 242 e segue em condições de chegar à última etapa da temporada entre os finalistas.
Vinícius Papareli aparece em quarto na tabela, com 206, enquanto Guto Rotta é o quinto, com 187, um a mais que Mathias de Valle. Felipe Barrichello Bartz e Bruna Tomaselli estão empatados, com 178. Erick Schotten tem 174 e Alfredinho Ibiapina é o décimo, com 169.
Domingo vai marcar o desfecho da etapa do Velopark, com as duas provas restantes da rodada sendo disputadas também no período da manhã: às 8h35 e, logo em seguida, às 9h15.
A Stock Series tem transmissão ao vivo no canal oficial da Stock Car no YouTube, BandSports, canais SporTV, Motorsport.tv, canal do Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil, MAVTV América do Norte, Portal High Speed e Parc Fermé, com narração em italiano.
Stock Series, temporada 2024
Etapa 5, Velopark, Nova Santa Rita (RS)
Corrida 1, resultado final
1º – Arthur Gama (Artcon Racing), 27 voltas em 26min35s765
2º – Vinícius Papareli (RTR Sport Team), a 2s283
3º – Gustavo Frigotto (Artcon Racing), a 6s352
4º – Guto Rotta (Garra Racing Team), a 17s854
5º – Erick Schotten (W2 Racing ProGP), a 19s002
6º – Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), a 23s484
7º – Bruna Tomaselli (Garra Racing Team), a 30s633
8º – Felipe Barrichello Bartz (W2 Racing ProGP), a 33s305
9º – Kaká Magno (RTR Sport Team), a 1min15s410
10º – Hugo Cibien (W2 Racing ProGP), a 1min17s712
11º – Mathias de Valle (W2 Racing ProGP), a 1 volta
12º – Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP), a 1 volta
Não completou
Akyu Myasava (Garra Racing Team), a 21 voltas
Programação no Velopark
Domingo, 8 de setembro
08h35 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h15 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h10 – Visitação aos boxes
12h30 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Por: Stock Series