Equipe sai das Quatro Horas de Interlagos com segundo lugar na GT3 e sexta vitória consecutiva na GT4
A Stuttgart Motorsport teve um fim de semana vitorioso durante as Quatro Horas de Interlagos, sexta etapa do Império Endurance Brasil, realizada neste domingo (1) no autódromo José Carlos Pace. Com um sólido segundo lugar, Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller ampliaram a liderança do campeonato na GT3. Na GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister sustentaram a invencibilidade com a sexta vitória consecutiva. A dupla ganhou a companhia de Giuliano Bertucelli ao volante do 718 Cayman GT4 Clubsport MR.
Um dos pontos altos da prova foi a disputa entre Ricardo Mauricio e Rafael Suzuki, no stint final da prova. Após uma ultrapassagem precisa, o piloto da Stuttgart Motorsport não deu mais chances de revide ao adversário. O ótimo resultado do trio no comando do numeral 55 é resultado das melhorias desenvolvidas ao longo da temporada no Porsche 911 GT3 R “992”. “Esse carro pode ser configurado com três tipos de transmissão. Começamos o ano com a mais longa, e em Interlagos não era possível sequer engatar a sexta marcha. Agora, com a intermediária, encontramos o caminho certo. O carro agora está ótimo”, avalia Visconde.
Na GT4, o destaque foi a sexta vitória consecutiva do Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR, invicto na temporada. Quartiero fez o primeiro e o último stint da prova, em condições completamente diferentes: “Nos primeiros metros, fiquei ‘encaixotado’ atrás de um protótipo e o Audi me passou por fora. Consegui recuperar a liderança e entreguei carro para o Giuliano em primeiro lugar. Estava muito calor e isso foi um desafio a mais. No segundo stint, fiquei mais tranquilo depois que nossos companheiros do carro número 718 tiveram a infelicidade de ser tocados e terem que abandonar a prova”, afirmou.
Alan Hellmeister acrescentou: “Parece que está fácil, mas não está não. Perdemos a liderança no começo, depois o Jacques recuperou, e nas paradas a gente tem uma penalidade muito grande. Não esperávamos ganhar essa etapa. Mas campeonato é assim. O Emerson Fittipaldi ganhou vários campeonatos mostrando constância, e é o que buscamos. E a última etapa vale mais pontos, portanto não estamos acomodados. Estamos bem contentes com o carro, super confiável”.
Bertuccelli, que passou a correr no carro 21 nesta etapa, alcançou sua primeira vitória no Endurance Brasil. “Correr com os amigos é gostoso e ganhar com eles é melhor ainda”, resume o piloto, que assumiu o carro número 21 no segundo stint.
O segundo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR, número 718, pilotado por Eric Santos, João Tesser e Kreis Júnior chegou a liderar na classe GT4 e estava em segundo lugar quando recebeu uma batida de um carro de outra categoria e foi jogado contra o muro logo depois da entrada dos boxes. Os danos na lateral direita obrigaram o trio a abandonar a corrida, mas a distância percorrida foi suficiente para classificar o carro 718 em quinto lugar.
A próxima (e penúltima) etapa do Império Endurance Brasil será no dia 19 de outubro, no Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).
4 Horas de Interlagos – resultados
Classe GT3
1) 8-Guilherme Figueiroa/Júlio Campos/Linneu Pires (Mercedes-Benz AMG GT3)
2) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
3) 27-Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes-Benz AMG GT3)
4) 83-Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3)
Classe GT4
1) 21-Jacques Quartiero/Giuliano Bertuccelli/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
2) 44-Fernando Gorayeb/Adriano Buzaid (Audi RS3 LMS)
3) 56-Marcelo Servidone/Andrew Maciel (Audi DTCC)
4) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2 CS)
5) 718-Eric Santos/João Tesser/Kreis Júnior (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral) e 2023 (classes GT3 e GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Por: Stuttgart Porsche – Imprensa