Em um jogo muito disputado, o mineiro e o parceiro Daniel Rodrigues avançaram para as quartas de final das duplas nas Paralimpíadas. Agora, eles terão que encarar os franceses Cattaneo e Houdet, quarta melhor dupla do torneio
O paratenista Gustavo Carneiro, integrante do Time Ajinomoto, segue vivo no sonho de um feito inédito no tênis em cadeira de rodas do Brasil. Neste domingo (1º), ele e o parceiro Daniel Rodrigues avançaram para as quartas de final da chave de duplas das Paralimpíadas de Tóquio, derrotando a forte dupla do Japão, formada por Daisuke Arai e Takashi Sanada. Após 2h09min de partida, eles venceram por 2 a 1, com parciais de 4/6, 7/5 e 10/7 no set tie-break.
Após as duas primeiras vitórias, o integrante do Time Ajinomoto já mira uma vaga na semifinal, resultado que seria inédito para o tênis em cadeira de rodas brasileiro nas Paralimpíadas. Porém, o desafio que ele e Daniel terão pela frente não será nada fácil. Nesta terça-feira (3), ainda sem horário confirmado, eles vão enfrentar a dupla francesa formada por Frederic Cattaneo e Stephane Houdet, cabeça de chave nº 4 do torneio. Individualmente, os rivais estão entre os melhores do mundo: Cattaneo é o 11°º e Houdet o 5º do ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis).
Neste domingo, eles tiveram uma prévia do que irão encarar, em um jogo eletrizante contra os fortes japoneses Arai e Sanada, cabeça de chave nº 6. No longo primeiro set, que durou 39 minutos, a dupla brasileira sofreu com o saque da dupla do Japão, que marcou quatro aces (ponto direito de saque) e teve ótimo aproveitamento nas devoluções (47% de pontos convertidos). Ainda assim, os brasileiros conseguiam equilibrar a partida, mas no nono game, Arai e Sanada quebraram o saque da dupla do Brasil, abrindo caminho para a vitória em 6/4.
No segundo set, o primeiro saque dos brasileiros começou a funcionar, forçando mais erros dos rivais. O equilíbrio no placar permaneceu até o 12º game, quando após terem duas chances para quebrar o saque, Gustavo e Daniel fecharam em 7/5, após novo erro dos japoneses. No set tie-break, os japoneses começaram em ritmo forte e logo abriram 3 a 0, depois ampliando para 5/2. Foi então que começou a empolgante reação dos brasileiros, que passaram à frente marcando quatro pontos seguidos (6/5). Depois, Gustavo e Daniel controlaram a partida, não permitiram uma reação japonesa e venceram a partida por 10 a 7.
“Que jogo! Essa dupla japonesa era fortíssima, favorita ao título. Perdemos o primeiro set e conseguimos reagir nos dois seguintes, avançando para as quartas de final. Estamos nas quartas de final das Paralimpíadas, isso é sensacional”, comemorou o atleta do Time Ajinomoto ao final da partida.
Na preparação para os Jogos Paralímpicos, Gustavo Carneiro contou com o suporte nutricional e acesso ao programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, da Ajinomoto, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta. Parte desse suporte nutricional é representada pelos produtos aminoVITAL® GOLD, suplementos alimentares compostos por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição, por meio do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi®.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite www.ajinomoto.com.br.
Por: Race Comunicação