Ao lado do parceiro Daniel Rodrigues, o paratenista mineiro venceu o jogo de estreia, diante dos australianos Parker e Weekes. Neste domingo (1º), eles voltam à quadra, contra dupla do Japão que é a sexta melhor do torneio
O paratenista brasileiro Gustavo Carneiro, integrante do Time Ajinomoto, conquistou neste sábado (31) sua primeira vitória no tênis em cadeira de rodas dos Jogos Paralímpicos Paris-2024. Pela chave de duplas, ele e seu parceiro Daniel Rodrigues derrotaram os australianos Anderson Parker e Bem Weekes por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 6/2 e 10/8, em 2h08min de partida.
Agora, pela segunda rodada, os brasileiros terão pela frente neste domingo (1º) os japoneses Daisuke Arai e Takashi Sanada, cabeça-de-chave nº 6. A programação começará às 7h (horário de Brasília) e o jogo de Gustavo e Daniel será o quarto previsto para a quadra 13 de Roland Garros.
O integrante do Time Ajinomoto nem teve muito tempo para lamentar a sua eliminação na chave individual, na sexta-feira. Com o parceiro Daniel Rodrigues, 25°º do ranking mundial, os dois fizeram um duelo muito equilibrado no primeiro set, em que tanto eles quanto os australianos se alternavam nas quebras de saque. Mas foi somente no 12º game que os brasileiros conseguiram fechar o primeiro set em 7/5, após uma dupla falta dos rivais australianos.
O segundo set começou com Gustavo e Daniel embalados, tanto que fecharam o primeiro game rapidamente. Porém, após Parker e Weekes quebrarem o saque duas vezes, abriram boa vantagem e venceram o set por 6/2. A partida foi então para o tie-break, quando os brasileiros tiveram um início arrasador e logo abriram 8/3. Os australianos encostaram no placar em um momento de instabilidade da dupla brasileira, mas após um winner certeiro, eles fecharam o set em 10/8 e avançaram para a segunda rodada.
A vitória serviu também para diminuir com a frustração do integrante do Time Ajinomoto após ser derrotado pelo sul-africano Alwande Sikhosana, em um jogo tenso que demorou oito horas para ser concluído, por causa das paralisações devido à chuva. “Fiz um bom jogo, mas o menino da África do Sul é um atleta que vem jogando muito bem. Pelas parciais, a vitória poderia ir para qualquer um. O torneio individual tem um nível bem alto, com uma chave de 48 jogadores”, disse Gustavo, comentando a partida da última sexta-feira.
Na preparação para os Jogos Paralímpicos, Gustavo Carneiro contou com o suporte nutricional e acesso ao programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, da Ajinomoto, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta. Parte desse suporte nutricional é representada pelos produtos aminoVITAL® GOLD, suplementos alimentares compostos por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição, por meio do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi®.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite www.ajinomoto.com.br.
Por: Race Comunicação