Júlio César Agripino, do atletismo, foi destaque no segundo dia de provas; Time SP ainda conquistou três medalhas de bronze
O dia 30 de agosto nas Paralimpíadas de Paris 2024 foi marcado por competições intensas e conquistas para o Brasil. As provas do atletismo tiveram início com a prova dos 5000m para atletas cegos, que correm acompanhados por atletas-guias. Com dois brasileiros na disputa, o atleta do Time SP levou a melhor: Júlio César Agripino finalizou a prova em 14:48:85 min – recorde mundial da categoria.
O Time SP também conquistou três bronzes: um no tênis de mesa, com Joyce Oliveira e Cátia Oliveira; e dois na natação, ambos com Talisson Glock nos 200m medley (SM6) e no revezamento 4X50 livre por equipes. A equipe da SEDPcD, representada pelo secretário Marcos da Costa, acompanhou as competições diretamente de Paris.
Atletismo
O Brasil esteve no topo do pódio em três provas do atletismo, sendo uma delas com representante do Time SP: Júlio César Agripino conquistou ouro e o recorde mundial. Outros atletas também tiveram destaque, como Christian Gabriel, Edson Pinheiro e Lucas Pereira, que se classificaram para as finais de suas provas, mas não chegaram ao pódio.
Vale mencionar Lorena Spoladore, Giovana Boscolo e Kesley Teodoro, que participaram de suas classes, mas não conseguiram avançar para as provas finais.
Bocha
Com as derrotas de Evani Calado e Evelyn de Oliveira, Maciel Santos ficou com a missão de classificar o Brasil na bocha. O atleta do Time SP venceu o holandês Marco Dekker por 7 a 2 e se classificou para a próxima fase da competição.
Ciclismo
Lauro Chaman foi eliminado do contra-relógio 1000m, mas disputará amanhã na modalidade perseguição C5.
Goalball
A seleção brasileira masculina de goalball conquistou a segunda vitória seguida. Os atletas do Time SP venceram a seleção dos EUA pelo placar de 12 a 7, confirmando o favoritismo dos atuais campeões mundiais.
Natação
O destaque brasileiro nas piscinas foi Talisson Glock, do Time SP. Ele conquistou dois bronzes: nos 200m medley (SM6), e no revezamento 4×50 livre. Lucas Mozela e Esthefany Rodrigues também disputaram classificatórias, mas não avançaram nas provas dos 100m livre S5 e 100m peito SB9, respectivamente.
Remo
Na fase de bateria do skiff simples PR1 feminino, Cláudia Cícero chegou em quarto lugar e disputará a repescagem neste sábado (31) contra as remistas do Quênia e da França.
Taekwondo
Nathan Torquato, que foi ouro em Tóquio 2020, iniciou o dia de provas com vitória sobre o adversário iraniano. Com o resultado, avançou para as semifinais, mas uma lesão o afastou da partida e o atleta do Time SP deixou as Paralimpíadas.
Tênis de mesa
Joyce Oliveira, que integra o Time SP, subiu ao pódio com sua dupla, Cátia Oliveira. Elas disputaram as semifinais contra a dupla sul-coreana, mas não avançaram às finais. O resultado garantiu medalha de bronze para o Brasil na classe WD5.
Outra promessa de medalha é da dupla formada por Danielle Rauen, do Time SP, e Bruna Alexandre, que se classificaram para as semifinais da classe WD20. A cor da medalha será definida nas competições deste sábado (31).
Vôlei sentado
A Seleção Masculina, com Daniel Yoshizawa, Levi Cesar Gomes, Luis Fabiano, Marcio Borges, Renato Leite e Thiago Rocha do Time SP, disputou a fase de grupos contra os alemães, porém, foi derrotada por 3 a 0. Neste domingo (1), a seleção joga contra o Irã.
Por: SEDPcD