Sertões: cronometro aberto para mais uma disputa do maior rally das Américas

0

Definida a ordem de largada para a primeira etapa da competição, evento levanta acampamento na Arena Mané Garrincha, para onde retorna no dia 31 de agosto, após percorrer os 3.704 km previstos. Goiás e Bahia estão na rota

O som de motores acelerados anunciou que o 32º Sertões começou na capital federal. Nesta sexta-feira, 23, foi disputado o prólogo – tomada de tempo que definiu a ordem de largada para a primeira etapa, que tem como destino a cidade de Formosa (GO). Os competidores aceleraram por um percurso de 11 km dentro do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, em Brasília (DF). 

Trechos de alta velocidade e em terreno batido, com algumas curvas e depressões serviram para aquecer os participantes que, até o dia 31 de agosto, vão encarar 3.704 km, com 2.306 km de cronometro aberto. Na disputa pelo título do 32º Sertões estão pilotos e navegadores de 40 carros, 51 motos, 5 quadriciclos e 89 UTVs. 

A equipe Braço Curto MotorSport coloca a sua força à prova em duas categorias de destaque: Ultimate T1, com a dupla Luiz Manara e Léo Telles Silva (#358) e Ultimate Brasil, com Mário Marcondes e Artêmio Pauluci (#360). 

A bordo da XRanger – preparada pela X Rally – Marcondes e Pauluci garantiram o 10º melhor tempo do prólogo, e começam o Sertões no pelotão da frente.  “O prólogo serve como um bom aquecimento para encarar o que vem pela frente. Além de estarmos com uma nova picape (Ranger), este ano vamos navegar com a planilha digital, algo um pouco diferente, mas que já estávamos preparados para utilizar”, fala Pauluci. “O trecho inicial foi técnico, com partes mais travadas e outras de alta velocidade, além da poeira que adicionou um desafio extra. Foi um ótimo início para nós”, completou. 

Já Manara e Telles – que aceleraram uma Mitsubishi L200 Evo – ficaram na 31ª posição. Manara destacou a dificuldade do terreno e um problema que, “felizmente” aconteceu no exato momento da chegada. 

“Andamos bem, mas tivemos um pequeno contratempo com o freio traseiro, assim que terminamos o trecho cronometrado. Uma pedra entrou entre a pinça e o disco de freio, mas, devido a qualidade da peça (Hipper Freios), nada foi danificado”, explicou o piloto. “O chão estava duro e escorregava em alguns momentos, o que proporcionou uma boa diversão e, o mais importante, nos mantivemos competitivos entre os concorrentes da nossa categoria”, destacou. 

De acordo com a organização do evento, o prólogo foi apenas o começo de uma das edições mais desafiadoras do Sertões. O roteiro deste ano inclui etapas em Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Com etapas em formato “margarida” ou “laço”, o deslocamento das equipes de apoio será reduzido, ficando em 1.453 km. 

O cronometro será aberto neste sábado (24), com uma etapa de 535 km rumo a Formosa. A especial tem 253 km e tende a exigir bastante do conjunto mecânico e dos participantes, pois começa em trecho de serra estreia, com muitas subidas e descidas e erosões. Para completar, terreno de areia, cascalho e piçarra ao longo de todo o roteiro. 

32º Sertões 

24 de agosto (sábado) Etapa 1

Brasília (DF) a Formosa (GO)

DI: 38 km

SS: 236 km

DF: 253 km

Total: 527 km

25 de agosto (domingo) Etapa 2

Formosa (GO) a Santa Maria da Vitória (BA)

DI: 29 km

SS: 433 km

DF: 208 km

Total: 670 km

26 de agosto (segunda-feira) Etapa 3

Santa Maria da Vitória (BA) a Luís Eduardo Magalhães (BA)

DI: 3 km

SS: 336 km

DF: 47 km

Total: 386 km

27 de agosto (terça-feira) Etapa 4

Luís Eduardo Magalhães (BA)

DI: 6 km

SS: 418 km

DF: 10 km

Total: 434 km

28 de agosto (quarta-feira) Etapa 5

Luís Eduardo Magalhães (BA)

DI: 16 km

SS: 263 km

DF: 14 km

Total: 293 km

29 de agosto (quinta-feira) Etapa 6

Luís Eduardo Magalhães (BA) a Formosa (GO)

DI: 139 km

SS: 218 km

DF: 277 km

Total: 634 km

30 de agosto (sexta-feira) Etapa 7

Formosa (GO)

DI: 85 km

SS: 349 km

DF: 63 km

Total: 497 km

31 de agosto (sábado) Etapa 8

Formosa (GO) a Brasília (DF)

DI: 29 km

SS: 133 km

DF: 101 km

Total: 263 km

A Braço Curto MotorSport tem patrocínio de Conasa Infraestrutura, Companhia Águas de Itapema, AMC Construções, New Holland – Shark Máquinas, Hipper Freios e Makmo Infraestrutura

Por: Liberdade de Ideias

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade