Fase de grupos acontece de 10 a 15 de setembro, em Bolonha, na Itália
O capitão da Copa Davis, Jaime Oncins, convocou nesta sexta-feira (23) o experiente mineiro Marcelo Melo para integrar o Time Brasil BRB na fase de grupos das finais da Copa Davis, que acontece de 10 a 15 de setembro, na Unipol Arena, em Bolonha, na Itália.
Na primeira convocação, em julho passado, Oncins havia chamado Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Gustavo Heide, João Fonseca e Rafael Matos, mas sinalizou que poderia mudar a lista até dez dias antes da competição, conforme prevê o regulamento da Federação Internacional de Tênis (ITF).
“Desde a primeira convocação, eu já trabalhava com a possibilidade de uma mudança. Dessa vez, a regra obrigava fazer a convocação dois meses antes, tempo esse em que muita coisa pode acontecer. Normalmente, definimos o grupo 15, 20 dias antes do confronto”, afirmou o capitão.
Oncins explica que a decisão da mudança foi baseada no formato da disputa em que o Brasil enfrentará na fase de grupos a Itália, anfitriã e atual campeã, Bélgica e Holanda: “Iremos jogar contra três times diferentes. Então, acho muito importante termos, pelos menos, duas formações possíveis de duplas (Meligeni/Matos e Melo/Matos) ou até três (Melo/Meligeni), além das três possibilidades de simples”.
A primeira fase das finais é realizada no formato round-robin (todos contra todos) e os confrontos são disputados por equipes, onde são jogadas duas partidas de simples e uma de duplas. Vence o duelo a equipe que conquistar duas vitórias primeiro. Se ficar entre as duas primeiras colocadas do grupo, a equipe avança à fase final, que acontecerá de 19 a 24 de novembro, em Málaga, na Espanha.
Os atletas
Thiago Monteiro
Mais experiente da equipe, o cearense ocupa a 74a colocação da ATP e recebe a 14a convocação. Ao todo, o tenista soma 14 títulos, sendo nove deles de nível Challenger. Os maiores são o ATP Challenger de Salzburg, na Áustria; o ATP Challenger 125 de Gênova, na Itália; e o ATP 100 de Campinas, em São Paulo.
O brasileiro ainda possui um bom retrospecto recente contra os principais adversários do mundo. No ano passado, Monteiro teve a maior vitória da carreira ao vencer o então número 4 do mundo, Holger Rune, pela Copa Davis contra a Dinamarca. Já em 2024, o tenista bateu Stefanos Tsitsipas, quando o grego era o sétimo da ATP, além do ex-top 10 Gael Monfils, da França.
Felipe Meligeni
O paulista de 26 anos terá sua oitava oportunidade na Copa Davis. Número 139º no ranking da ATP, Meligeni conta com três títulos ATP challengers, o último deles no ano passado, na França. Este ano, ele estreou em Grand Slams, passando os qualifyings de Roland Garros e Wimbledon.
João Fonseca
Com apenas 18 anos e 162º no ranking da ATP, o carioca vem realizando grandes feitos na carreira e integra o Time Brasil BRB pela segunda vez. Fonseca encerrou seu ciclo juvenil no ano passado como número 1 do ranking da ITF, além de ganhar o título do US Open Junior. Nesta temporada, ele conquistou seu primeiro título profissional no ATP Challenger 75 de Lexington, tornando-se o segundo jogador nascido em 2006 a vencer um Challenger e o mais jovem sul-americano ao conquistar esse feito.
Rafael Matos
Atual 33° no ranking de duplas da ATP, o gaúcho está na sexta convocação para a Copa Davis. Na carreira, conquistou seis títulos ATP 250 e foi campeão do Australian Open de 2023 nas duplas mistas, ao lado da também brasileira Luisa Stefani.
Marcelo Melo
Atual 38º no ranking de duplas da ATP, o mineiro defende o Brasil na Copa Davis desde 2008. Na carreira, é recordista brasileiro em número de títulos, com 38 conquistas, sendo dois Grand Slam – Roland Garros (2015) e Wimbledon (2017) e nove Masters 1000, além de 11 ATP 500 e 16 ATP 250. Único tenista do país na história a ser número 1 do mundo em duplas.
Por: Imprensa CBT