A capital federal sedia a largada e a chegada do maior rally das Américas que, neste ano, conta com um grid formado por 180 veículos. Equipes estão prontas para darem início a competição que tem 3.704 km
Está oficialmente aberta a programação da 32ª edição do Sertões que, a partir desta terça-feira (20), recebe as equipes inscritas na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). A largada é no dia 23 (sexta-feira) e, até lá, além das vistorias técnicas e administrativas, acontecem briefings, coletiva de imprensa e diversas ações nas áreas de saúde, meio ambiente, social e cultura com engajamento do público da região. A Vila Sertões é aberta de forma gratuita a todas as pessoas que desejam ver de perto as máquinas e os pilotos e navegadores.
A competição tem 3.704 km, com 2.386 km de trechos cronometrados, formada pelo prólogo e mais oito etapas. As cidades anfitriãs são Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA), retornando à Brasília para a grande chegada, no dia 31 de agosto.
Quando o assunto é velocidade e resultado, o 32º Sertões promete disputas bem intensas pelas trilhas do interior do país, afinal, o grid está bem competitivo: 47 motos, 5 quadriciclos, 89 UTVs e 39 carros, incluindo grandes nomes do rally nacional e internacional. Para completar, o Sertões é válido pelos campeonatos Brasileiro e Latinoamericano de Rally Raid, o que dá ainda mais fôlego aos competidores para acelerarem fundo e buscarem o melhor tempo de cada prova.
Contagem regressiva
O Sertões é o evento mais aguardado do ano pelos adeptos do off-road. O certame impõe diversos desafios a serem superados que envolvem resistência física e emocional, além de inteligência e estratégias bem definidas na busca do melhor tempo. “Porém, mais do que o resultado em si, primeiro, é preciso focar em terminar cada etapa, pois os trechos cronometrados são longos e há muitos os obstáculos pelo caminho. Saber dosar a velocidade, respeitar os limites do conjunto mecânico para evitar quebras e manter-se sempre entre os primeiros colocados, costuma ser a receita mais acertada, pois no rally o fator sorte também conta bastante”, falou o piloto Flavio Lunardi, da Bulldog Racing, que faz dupla com o navegador Fred Budtikevitz. Eles disputarão o pódio da categoria Ultimate T1.
Fato que será vivenciado logo na primeira etapa do Sertões, que tem destino à Formosa (GO), em uma especial de 236 km. “O diretor de prova avisou que o rally começa duro, e os primeiros 60 km exigem muita atenção; neles não se ganhará o dia (ou seja, não adianta querer buscar tempo), mas um erro pode colocar tudo a perder. A etapa se inicia em uma serra estreita e sinuosa, com uma sucessão de subidas e descidas e erosões. Vai colocar os freios a ‘prova de fogo’”, detalha Fred.
Para encarar esse Sertões, Flávio e Fred estão a bordo de uma XRanger, preparada pela X Rally Team. Dias antes do carro embarcar para Brasília, eles testaram a picape. “Trocamos várias peças, inclusive, a bomba de lubrificação e melhoramos a ventilação do sistema de freio. Agora é seguir em frente e acelerar, mas fazendo a leitura rápida do terreno para saber até onde podemos exigir da XRanger. Nosso objetivo maior é terminar o Sertões, mas é claro que sonhamos com o pódio”, pondera o piloto.
Os motores serão oficialmente ligados com o prólogo – tomada de tempo que definirá a ordem de largada para a primeira etapa. Os oito melhores de cada modalidade (motos, quadriciclos, UTVs e carros) se classificam para o Super Prime – disputas eliminatórias, onde os melhores de cada rodada avançam até que restem dois finalistas. Tanto prólogo quanto Super Prime não valem tempo para a classificação do rally.
32º Sertões
24 de agosto (sábado) Etapa 1
Brasília (DF) a Formosa (GO)
DI: 38 km
SS: 236 km
DF: 253 km
Total: 527 km
25 de agosto (domingo) Etapa 2
Formosa (GO) a Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km
SS: 433 km
DF: 208 km
Total: 670 km
26 de agosto (segunda-feira) Etapa 3
Santa Maria da Vitória (BA) a Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km
SS: 336 km
DF: 47 km
Total: 386 km
27 de agosto (terça-feira) Etapa 4
Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 6 km
SS: 418 km
DF: 10 km
Total: 434 km
28 de agosto (quarta-feira) Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 16 km
SS: 263 km
DF: 14 km
Total: 293 km
29 de agosto (quinta-feira) Etapa 6
Luís Eduardo Magalhães (BA) a Formosa (GO)
DI: 139 km
SS: 218 km
DF: 277 km
Total: 634 km
30 de agosto (sexta-feira) Etapa 7
Formosa (GO)
DI: 85 km
SS: 349 km
DF: 63 km
Total: 497 km
31 de agosto (sábado) Etapa 8
Formosa (GO) a Brasília (DF)
DI: 29 km
SS: 133 km
DF: 101 km
Total: 263 km
A Bulldog Racing tem patrocínio de Axia Vectra e Henz Engenharia, apoio de Malai Manso Resort, Metalúrgica Imam, AIOLFI Seguros e Omunga Grife Social e Instituto
Por: Liberdade de Ideias