O palco da 40ª vitória de Thiago Camilo na Stock Car – que fez ele se isolar ainda mais como maior vencedor em atividade e se igualar a Paulo Gomes como segundo maior vencedor da principal categoria do automobilismo nacional – não poderia ser melhor: a primeira corrida de rua realizada em Belo Horizonte, que levou dezenas de milhares de fãs à esplanada do Mineirão.
O sábado começou de forma dramática para Thiago Camilo: o piloto da Ipiranga estava fazendo uma volta de classificação excelente, marcou o melhor segundo setor, e no terceiro e último setor o carro de Lucas Foresti ficou atravessado na sua frente, obrigando-o a frear forte e perder sete décimos de segundo em relação ao setor do pole position, Daniel Serra. Com um 12º lugar que só foi confirmado na última volta de Felipe Massa, no finzinho da classificação, Camilo largou na frente na Sprint Race, que começaria cerca de duas horas depois.
Na corrida, Camilo largou na frente de Enzo Elias, com quem dividiu a primeira fila, e só foi ameaçado no pit stop. O piloto da Ipiranga entrou uma volta antes, trocou o pneu traseiro direito, como todos fizeram, e saiu quase emparelhado com Elias quando esse saiu do pit, mas vinha com mais ação e pneus mais aquecidos e na volta seguinte já tinha 1,6 segundo de vantagem para o adversário, vantagem essa que só aumentou até a bandeirada final.
“Pode dar a impressão que a corrida foi tranquila pela vantagem que eu construí, mas numa prova de rua, onde qualquer erro é muro, e te faz perder não uma posição, mas corrida toda, a pressão mental é enorme, não dá pra relaxar com a vantagem”.
“Eu fui criado vendo corridas da Stock Car em Interlagos, meu pai e meu tio eram, pilotos, e a criança Thiago Camilo não poderia nem sonhar em se igualar ao ídolo Paulo Gomes, essa marca para mim é muito significativa”.
Com a vitória em Belo Horizonte, Thiago Camilo se tornou o único piloto com vitórias nas três praças que receberam corridas de rua: Salvador, Ribeirão Preto e BH.
Por: Alexandre Kacelnik