Tupis fazem a estreia nas Eliminatórias neste domingo, 18, contra o Paraguai, em São Paulo
Após as Yaras conquistarem uma vaga inédita na edição 2025 da Copa do Mundo de Rugby Feminino, agora é a vez dos Tupis iniciarem a luta pela classificação para o terceiro maior evento esportivo do planeta, que ocorre na Austrália, em 2027. A seleção brasileira masculina abre sua participação nas Eliminatórias Sul-americanas neste domingo, 18, às 15h30, contra o Paraguai. A partida será realizada na casa do Nacional, o estádio Nicolau Alayon (Rua Comendador Sousa, 348), com entrada gratuita, e terá transmissão ao vivo da NSports.
“O caminho até a Copa do Mundo será muito difícil e estamos trabalhando para fazermos o melhor. Fizemos um trabalho muito forte na parte física e também nos treinamentos de campo para evoluirmos técnica e taticamente”, diz o treinador da seleção brasileira, Emiliano Caffera.
A primeira fase das Eliminatórias reúne ainda o Chile, que será o adversário do Brasil no dia 5 de outubro. Após os Tupis visitarem os chilenos, os dois primeiros colocados dentre as três seleções avançam para a segunda fase, em 2025, juntando-se ao Uruguai. Já o último colocado desse triangular vai para a repescagem contra o campeão de um quadrangular que reúne Colômbia, Costa Rica, Peru e Venezuela. O vencedor da repescagem também avança à próxima fase.
O campeão das Eliminatórias Sul-americanas tem classificação assegurada para a Copa do Mundo, enquanto o vice-campeão vai disputar uma repescagem contra o quarto colocado da zona do Pacífico (com seleções de Oceania e América do Norte).Já o terceiro colocado ainda terá uma última chance de classificação na repescagem mundial, disputada em formato de quadrangular com o perdedor do duelo entre América do Sul e Pacífico; o quinto colocado nas Eliminatórias Europeias e o vencedor do duelo entre os segundos colocados nas Eliminatórias Africanas e Asiáticas. Vale lembrar ainda que o Mundial de 2027 terá 24 seleções, quatro a mais que a última edição.
No último mês de julho, os Tupis deixaram boa impressão em dois amistosos disputados: vitória por 47 a 25 contra a Bélgica e derrota por 26 a 25 para Hong Kong.
“Foi uma boa preparação para o início das Eliminatórias e agora, contra o Paraguai, o que importa é a vitória. E vamos seguir buscando a evolução do time”, complementa Caffera.Brasil e Paraguai já se enfrentaram 29 vezes na história, com 18 vitórias dos Tupis, incluindo os últimos seis jogos. Já são nove anos de invencibilidade.
Além do jogo válido pela abertura das Eliminatórias Sul-americanas, o torcedor que comparecer ao estádio Nicolau Alayon poderá aproveitar a “Vila dos Tupis”, espaço com comidas, bebidas e atrações musicais.
Sobre a Copa do Mundo de Rugby e a nova Liga Mundial
Atrás apenas da Copa do Mundo de futebol e dos Jogos Olímpicos em termos de impacto econômico, a Copa do Mundo de Rugby foi disputada pela primeira vez em 1987 e será realizada pela 11ª vez em 2027. Os maiores campeões são: África do Sul (4 títulos: 1995, 2007, 2019 e 2023), Nova Zelândia (3 títulos: 1987, 2011 e 2015), Austrália (2 títulos: 1991 e 1999) e Inglaterra (1 título: 2003).
Intercalada com a versão masculina, a Copa do Mundo feminina ocorrerá antes, em 2025, na Inglaterra, com o Brasil já classificado. Será a primeira vez que as Yaras disputarão a competição.
“O objetivo é que a experiência de uma seleção brasileira ajude a outra. O que fizemos de certo e de errado com as Yaras servirá para aprimorarmos o trabalho dos Tupis, e vice-versa”, explica o diretor técnico das seleções brasileiras, Josh Reeves.
Entre os homens, a edição de 2027 marcará época como a primeira com 24 seleções. As 12 primeiras colocadas da Copa do Mundo de 2023 já estão garantidas: Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Inglaterra, Argentina, França, Irlanda, Fiji, Gales, Escócia, Japão e Itália.
As outras 12 vagas serão distribuídas da seguinte forma:
- . 4 vagas para a Europa (4 melhores do Rugby Europe Championship 2025)
. 3 vagas para o Pacífico (3 melhores entre as seleções de Samoa, Tonga, Estados Unidos e Canadá na Pacific Nations Cup 2025)
. 1 vaga para a América do Sul
. 1 vaga entre o 2º da América do Sul e o 4º do Pacífico
. 1 vaga para a África (campeão da Africa Rugby Cup 2025)
. 1 vaga para a Ásia (campeão do Asia Rugby Championship 2025)
. 1 vaga para a Repescagem Mundial de 2025, que envolverá 4 seleções:
-3º do Sul-Americano 2025
-Perdedor da Repescagem América do Sul vs Pacífico
-5º colocado do Rugby Europe Championship 2025
-Vencedor do duelo entre o vice da Africa Rugby Cup 2025 e o vice do Asia Rugby Championship 2025
Com todos os classificados para a Copa do Mundo de 2027 conhecidos já em 2025, a World Rugby lançará a nova Liga Mundial de rugby XV em 2026, com 12 seleções na primeira divisão (as 12 já garantidos na Copa do Mundo) e outras 12 na segunda (as que se classificarem em 2025).
Por: Assessoria Brasil Rugby