Especialista da OMO Lavanderia aponta cuidados para preservar por mais tempo o manto sagrado dos torcedores
Quem tem um carinho especial por camisas de futebol entende a dor comum que é higienizar seu manto sagrado. Afinal, não é todo dia que o bolso permite comprar uma camisa nova do clube favorito. Por isso, mais do que nunca, torcedores, colecionadores e amantes do futebol, precisam estar atentos sobre como higienizar e armazenar o uniforme dos seus clubes, a fim de preservar a qualidade do tecido e aumentar a durabilidade do manto sagrado.
O especialista em tecidos da OMO Lavanderia, empresa que faz parte da multinacional Unilever e que oferece uma série de serviços de lavanderia profissional, José Previero, aponta quais devem ser os principais cuidados para manter a qualidade das peças e aumentar a durabilidade das camisas. Veja a seguir:
Atenção a etiqueta: É importante estar atento às instruções de lavagem disponíveis na etiqueta da peça. Há camisas que podem ser lavadas a mão, enquanto outras, dependendo do tecido, podem ser higienizadas na máquina. Seguir as instruções é fundamental para não comprometer a peça;
Não esfregue o tecido: Se a limpeza do manto for realizada à mão, evite esfregar o tecido para não danificá-lo. Deixe o sabão neutro agir por alguns minutos e, em seguida, enxágue bem.
Aposte no cuidado profissional: Se possível, aposte no cuidado especializado, principalmente se forem peças colecionadas. As lavanderias profissionais, como a da OMO Lavanderia, contam com processos próprios que ajudam a preservar e manter a durabilidade das peças.
Processo de secagem: No caso da lavagem não profissional, opte pela secagem do manto na sombra. A exposição solar pode danificar as estampas da camiseta. Outro ponto importante é não utilizar pregador, pois ele pode acabar puxando algum fio do tecido quando retirado.
Armazenamento: O armazenamento também é outro ponto importante e que difere entre torcedores e colecionadores. Há quem guarda os mantos em cabines, caixas, gavetas e até mesmo em sacos apropriados para guardar roupas. No entanto, a melhor forma de guardá-las é pendurando-as em cabines. Isso auxilia para que o tecido não fique em atrito com outras peças. Ao optar pela opção de dobrar as peças, é necessário manter o cuidado redobrado para evitar que a personalização – seja de nome ou número da camisa – estrague.
“Esses são apenas alguns cuidados que podem ajudar a garantir a durabilidade dos mantos. Há sempre um certo risco de deteriorar se esquecer de lavar e deixar a peça muito tempo sem lavar. Esses problemas, em geral, são mais evidentes em camisas brancas, mas podem acontecer em peças de outras tonalidades também”, pontua Previero.
OMO Lavanderia Especializada:
No mercado desde 2019, a OMO Lavanderia Especializada, empresa que faz parte da multinacional Unilever, oferece uma série de serviços de lavanderia profissional e cuidado especializado de tecidos. Com mais de 300 lojas em todas as regiões do Brasil, a marca é, atualmente, a segunda maior rede de lavanderias do país, e tem a projeção de se tornar a top 1 nos próximos anos. São três modelos de negócios abertos ao público geral: sendo as lavanderias Especializadas, o Express, Self-service.
Por: PinePR – Assessoria de Comunicação da Omo Lavanderia – Unilever