Gabriel Lima vê SAF do Coxa bem estruturada, mas reforça importância de conquistar de novas receitas
O Coritiba contratou recentemente Gabriel Lima como novo CEO do clube. Homem de confiança do ex-atacante Ronaldo, o executivo foi o responsável por reestruturar o Cruzeiro e colocar o time mineiro novamente na Série A do Campeonato Brasileiro. Agora, em sua chegada a Curitiba, ele afirmou que encontra o time alviverde em melhores condições se comparado a quando assumiu a equipe mineira em 2021.
“O Coritiba está mais bem estruturado na questão do passivo. Eu tive que gastar muito esforço lá [no Cruzeiro]na reestruturação da dívida que aqui não existe. Aqui a dívida está reestruturada, os pagamentos estão sendo feitos. Eu largo com uma vantagem muito grande do que eu larguei lá atrás no Cruzeiro”, falou o executivo em sua apresentação. Ele completou o raciocínio: “Temos a dívida completamente organizada. Até o final do ano vai ter sido pago um terço do total dela. As bases para o crescimento estão sendo colocadas e estão se solidificando. Agora precisamos solidificar um projeto desportivo. Como eu falei, estar estabilizado na Série A do Brasileiro”, completou.
Desde que assumiu o Coritiba em maio de 2023 como principal acionista da SAF com 90% das ações, a Treecorp tem trabalhado forte para reorganizar o clube estruturalmente.
O primeiro passo foi oferecer aos parceiros maior longevidade, gerando em contrapartida a exploração de alguns ativos do clube e garantindo credibilidade nos pactos firmados.
Nomes como o da casa de apostas Reals, do Zé Delivery, plataforma da Ambev, chegaram. O clube também renovou acordo com a Neodent, empresa líder em implantes dentários no Brasil. Outro bom negócio feito pela gestão coxa-branca aconteceu com a chegada da Diadora para tornar-se fornecedora de material esportivo. Isso porque além do acordo tradicional que costuma ser feito com os clubes e implica no fornecimento dos uniformes completos durante a temporada, o Coritiba também passou a ter participação no desenvolvimento de novas coleções e aditivos financeiros no contrato.
Com o caminho pavimentado, Gabriel Lima enxerga como desafio criar e gerar novas receitas para o clube. Em 2023, o Coritiba registrou diferentes fontes de receita. Entre as principais estiveram: direitos de transmissão (R$ 33,5 milhões); mensalidade dos sócios (R$ 12,9 milhões); uso de placas de publicidade; locação do Couto Pereira; royalties da cessão do uso da marca (R$ 8,6 milhões); patrocinadores (7,3 milhões) e bilheteria (R$ 3,8 milhões).
A continuidade na reorganização das questões estruturais também é uma preocupação que será mantida. Até aqui, a SAF do Coxa já realizou o aporte de R$ 100 milhões.
A atenção agora ao lado do head esportivo, William Thomas, será utilizar a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro para tentar buscar o acesso para a elite do futebol. “É nosso objetivo esportivo conquistar estabilidade na Série A”, concluiu Gabriel Lima.
Por: Alexandre de Aquino|Press FC Assessoria e Consultoria