McLaren celebra 50 anos de seu primeiro título no Campeonato Mundial de Fórmula 1

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• Prestes a completar 50 anos, a conquista do primeiro título mundial de Fórmula 1 da McLaren será comemorada junto com seu histórico em corridas e a nova categoria McLaren Trophy America no The Quail, a reunião do esporte a motor, no próximo dia 16

• Em 1974, Emerson Fittipaldi tornou-se o primeiro campeão mundial de pilotos de Fórmula 1 da McLaren. Ao lado do companheiro de equipe Denny Hulme, no mesmo ano eles conquistaram o primeiro dos oito Campeonatos Mundiais de Construtores da McLaren.

• O McLaren M23 dirigido por Fittipaldi durante a temporada de F1 de 1974 estará em exibição.

• Mais expressões da herança automobilística da McLaren serão apresentadas no McLaren Senna com a pintura “Senna Sempre” e o McLaren 750S com o tema “3-7-59”.

A presença da McLaren no Monterey Car Week 2024 se concentrará em sua notável história nas corridas e em como o pedigree de Fórmula 1 inspira seus supercarros na comemoração do 50º aniversário de seu primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1 no The Quail, a reunião do esporte a motor, em 16 de agosto.

1974 representa um ano marcante na história da McLaren. O piloto brasileiro Emerson Fittipaldi conquistou seu segundo título na Fórmula 1, o primeiro de um piloto da McLaren. Dois anos antes, Emerson havia se tornado o campeão mundial de F1 mais jovem da história, condição que ostentou até 2005. Ao mesmo tempo, a McLaren garantiu o seu primeiro Campeonato Mundial de Construtores.

A dupla vitória foi a validação definitiva do propósito da equipe McLaren. Concebida para vencer ao mais alto nível, a equipe alcançou seu objetivo quatro anos após a trágica morte do fundador Bruce McLaren, em junho de 1970. A McLaren conquistou 12 Campeonatos Mundiais de Pilotos e oito títulos mundiais de Construtores, estabelecendo-se como uma força de elite não apenas na Fórmula 1, mas em um amplo espectro de esportes motorizados globais.

Fittipaldi venceu três corridas no caminho do título de 1974. Denny Hulme (um compatriota de Bruce que correu com ele na Fórmula 1 e na Can-Am durante a dominante sequência de cinco títulos consecutivos da McLaren) foi vitorioso no Grande Prêmio da Argentina, na abertura da temporada. Juntos, eles conquistaram o Campeonato Mundial de Construtores para a equipe inglesa.

Marcando a ocasião, o McLaren M23 de Fittipaldi, vencedor do título de 1974, estará em exibição. As evoluções subsequentes do carro participaram do Campeonato Mundial de F1 até meados da temporada de 1977. No total, o M23 ganhou 16 GPs e mais um Mundial de Pilotos com James Hunt, em 1976. É um dos projetos de Fórmula 1 de maior sucesso da McLaren e uma peça fundamental da rica herança automobilística da marca.

Refletindo a intersecção do DNA de pista da McLaren com o espetacular acabamento dos supercarros, um dos seis McLaren 750S com o tema “3-7-59” estará no estande com o M23. Revelada em novembro de 2023, a pintura especial apresenta obras de arte celebrando a conquista da Tríplice Coroa do automobilismo pela McLaren, homenageando as vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis de 1974, no Grande Prêmio de Mônaco de 1984 e nas 24 Horas de Le Mans de 1995.

Neste ano, a McLaren celebrou o legado de Ayrton Senna 30 anos após sua morte com a revelação de dois carros especiais no Grande Prêmio de Mônaco. Complementando uma pintura única para os Fórmula 1 MCL38 dirigidos por Lando Norris e Oscar Piastri, a McLaren Automotive revelou o McLaren Senna com a decoração “Senna Sempre”. Este carro único e impressionante, com obras de arte pintadas à mão pelos especialistas técnicos da McLaren Special Operations (MSO), é uma ousada homenagem a Senna nas pistas. O carro estará na América do Norte pela primeira vez e será apresentado ao lado de dois carros de Fórmula 1 de Senna.

McLaren Trophy

Outro anúncio importante é que a temporada inaugural do McLaren Trophy America acontecerá em 2025. O campeonato de dez etapas começará em março e incluirá corridas no Indianapolis Motor Speedway e no Circuit Of The Americas em Austin, no Texas. Esta série oferece corridas competitivas para pilotos amadores de GT e aspirantes a pilotos profissionais.

“50 anos depois da nossa primeira vitória no campeonato mundial, continuamos inspirados pela nossa história de corridas através dos tempos. Hoje, competimos na Fórmula 1, corridas de GT, IndyCar, Fórmula E, Extreme E e no mundo virtual, e cada supercarro que criamos é uma continuação dessa herança automobilística. A expansão disso com o McLaren Trophy America em 2025 só prova nosso compromisso em fazer mais história na pista”, declarou Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive.

Sobre a UK Motors

A UK Motors é representante oficial e exclusiva da Aston Martin e da McLaren para o Brasil, e responde pela importação, comercialização e pós-vendas das operações das duas marcas britânicas. Tanto a Aston Martin quanto a McLaren estão entre as mais conceituadas fabricantes de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a McLaren Automotive

A McLaren Automotive é uma produtora de supercarros leves e de altíssimo desempenho. Lançada em 2010, a empresa é hoje a maior parte do Grupo McLaren.

Com sede no Centro de Tecnologia McLaren (MTC, McLaren Technology Center) em Woking, Surrey, Inglaterra, a McLaren Automotive é movida pelo desafio de criar os veículos mais emocionantes, envolventes e de referência do mundo. Aproveitando a história de 60 anos de desempenho autêntico e de corrida do nome McLaren, ele entregou alguns dos supercarros mais espetaculares já feitos.

O portfólio de produtos da empresa, composto por modelos GTS, supercarros, Motorsport e Ultimate, é vendido em mais de 40 mercados ao redor do mundo. Seus carros são montados manualmente no McLaren Production Center (MPC), localizado no mesmo campus da MTC em Woking.

A McLaren é uma pioneira que ultrapassa continuamente os limites. Em 1981, introduziu a tecnologia de chassis de fibra de carbono leve e resistente na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1.

Em 1993, projetou e construiu o lendário carro de rua McLaren F1. Construído em torno de um chassi de fibra de carbono, ele estabeleceu o DNA de supercarro da McLaren, concretizado no século 21 em 2011 com a introdução do McLaren 12C, o primeiro carro de produção em série da McLaren Automotive.

A McLaren foi a primeira a entregar um hipercarro híbrido, o McLaren P1™, em 2013. Ao lançar a linha de veículos Ultimate Series, o P1™ foi seguido pelo McLaren Senna em 2018 e seu derivado GTR somente para pista foi lançado um ano depois. 2019 também viu a introdução do hiper-GT híbrido Speedtail. Seu modelo Ultimate mais recente, Elva, é o carro de rua mais leve da McLaren de todos os tempos.

Os modelos LT da McLaren representam a expressão máxima do desempenho em pista em supercarros de produção em série. O nome deriva da versão ‘Longtail’ do F1 GTR, introduzida em 1997, e foi incorporada à nomenclatura da McLaren Automotive em 2015 com a chegada do cupê 675LT baseado no McLaren 650S e do Spider. Em 2018, a lenda do LT continuou com o 600LT baseado no McLaren 570S. O capítulo mais recente da história do LT foi escrito em 2020 e 2021, com a introdução do cupê 765LT e do Spider.

Também em 2021, a empresa revelou seu novíssimo supercarro híbrido de alto desempenho, o McLaren Artura. O Artura é o primeiro McLaren a se beneficiar da McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA). O MCLA foi projetado, desenvolvido e fabricado no McLaren Composites Technology Center, na região de Sheffield, na Inglaterra, usando processos pioneiros no mundo, e liderará o futuro eletrificado da marca.

Em 2022, a McLaren anunciou o Solus GT, um carro de corrida de assento único e cabine fechada que deu vida a um conceito futurista originalmente criado para jogos virtuais.

Em 2023, a McLaren revelou seu supercarro de produção em série mais leve e potente, o 750S – um desenvolvimento completo do premiado supercarro 720S. A McLaren também apresentou o novo GTS, substituindo o McLaren GT.

O McLaren Artura Spider foi revelado no início de 2024 como o primeiro conversível híbrido de alto desempenho da marca. Sua introdução foi parte de uma grande atualização do ano modelo para a placa de identificação Artura e significou que a linha de produção em série do GTS da McLaren, o novo Artura e o 750S foram introduzidos com 12 meses de diferença.

A McLaren Automotive também opta por fazer parceria com empresas e organizações líderes mundiais com ideias semelhantes, que ultrapassam os limites em seus respectivos campos. Estes incluem Ashurst, Bowers & Wilkins, Dynisma, Gulf, Monroe, Pirelli, Plan International, Richard Mille e Tumi.

Sobre o Grupo McLaren

O Grupo McLaren é líder global na produção de supercarros de alto desempenho e no automobilismo de elite.

Fundado em 1963 pelo piloto, engenheiro e empresário Bruce McLaren, o Grupo é formado pela McLaren Automotive, que constrói à mão supercarros leves e com eles compete em séries globais, incluindo o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC); e uma participação majoritária na McLaren Racing, que compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1, na série INDYCAR, na Fórmula E, na Extreme E e na F1 Academy.

O Grupo está sediado globalmente no icônico Centro de Tecnologia McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.

Com reputação de inovação e excelência tecnológica, a McLaren é uma das maiores empresas independentes do Reino Unido.

Por: Assessoria de Imprensa: LetraNova Comunicação

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