Judoca brasileiro dá adeus em Olimpíadas com o bronze na competição de equipes mistas, igualando os feitos de Londres-2012 e Rio-2016
A despedida olímpica de Rafael Silva, o Baby, atleta do Time Ajinomoto, veio em forma de medalha. Neste sábado (3), ele ficou com o bronze na competição de equipes mistas do judô dos Jogos Paris-2024, sua terceira medalha em Olimpíadas, igualando as conquistas de Londres-2012 e Rio-2016. Com isso, ele se torna o maior medalhista entre os homens no judô brasileiro e se iguala a Mayra Aguiar em número de pódios na história da modalidade. Além disso, aos 37 anos, tornou-se o judoca mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos.
O terceiro lugar do Brasil foi assegurado após uma vitória por 4 a 3 sobre o time da Itália. Na competição por equipes mistas, realizada pela primeira vez nos Jogos de Tóquio-2020, três homens e três mulheres disputam combates alternados, vencendo a equipe que ganhar quatro lutas.
Nos dois primeiros confrontos – vitória de 4 a 2 sobre o Cazaquistão e derrota de 3 x 4 para a Alemanha – Baby ficou como reserva de Leonardo Gonçalves. Na repescagem, diante da Sérvia, a comissão técnica mudou a estratégia e usou a experiência do atleta do Time Ajinomoto para seguir na disputa. E a participação dele foi decisiva.
O Brasil vencia o duelo por 2 a 1 e uma nova derrota empataria a série. O brasileiro fez uma luta tática contra o sérvio Aleksandar Kokolj, onde os dois levaram duas punições por falta de combatividade antes do golden score. No tempo extra, Rafael Silva tomou mais a iniciativa da luta e forçou a terceira punição do sérvio, que decidiu a luta. O Brasil acabou vencendo por 4 a 1 e partiu para a conquista do bronze contra a Itália.
Com isso, a equipe brasileira encerrou sua participação no judô dos Jogos de Paris-2024 com quatro medalhas: ouro de Beatriz Souza, prata de Willian Lima e bronze de Larissa Pimenta, além do bronze por equipes.
Na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, Rafael Silva contou com o suporte nutricional da Ajinomoto e acesso ao programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta. Parte desse suporte nutricional é representada pelos produtos aminoVITAL® GOLD, suplementos alimentares compostos por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição, por meio do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi®.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, HONDASHI®, SABOR A MI® e SABOR A MI® Receita de Casa, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO®, a linha TERRANO® Veggie Burger, SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões no ano fiscal de 2023. Atualmente, está presente em 34 países, possui 116 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
Por: Imprensa | Projeto Vitória