Finlandês domina oitava etapa, enquanto francês completa 1-2 da fabricante, que agora está apenas um ponto distante do líder do Mundial de Construtores
A TOYOTA GAZOO Racing garantiu mais uma vitória no WRC neste final de semana. Kalle Rovanpera foi o ganhador do Rally da Letônia, oitava etapa da temporada 2024, após vencer nada menos que 11 das 20 especiais disputadas no país do norte europeu. A fabricante ainda viu Sébastien Ogier ficar com o segundo lugar, completando o 1-2 na primeira vez do Mundial de Rally em território letão.
Rovanpera, que triunfou na Polônia, na etapa anterior, venceu a primeira especial, ainda na quinta-feira, e se manteve na liderança ao longo de todo o rali. De quebra, o atual bicampeão do mundo superou 200 vitórias em especiais, além de completar 50 largadas no WRC, onde chegou a 14ª vitória. Já Ogier retornou ao campeonato após ficar de fora da etapa polonesa por conta de um acidente. Elfyn Evans foi o quinto colocado, seguido por Takamoto Katsuta.
Os resultados foram importantes para a TOYOTA GAZOO Racing, que segue na vice-liderança do Mundial de Construtores, apenas um ponto distante da ponta da tabela de classificação. No Mundial de Pilotos, Elfyn Evans é o terceiro colocado, distante 13 pontos do líder. Ogier é o quarto, com Rovanpera em sexto e Katsuta em sétimo.
“Esse foi um rali fantástico para nós. Depois do Rally da Polônia, conseguimos mais um segundo lugar e conquistamos alguns pontos importantes e vitais para o campeonato, diminuindo a diferença na classificação dos fabricantes. Kalle fez um trabalho incrível liderando desde a primeira especial, acho que ele foi ainda mais dominante do que o esperado”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“Também foi muito bom ver como Seb pilotou bem para conquistar o segundo lugar, já que ele não disputava provas rápidas há algum tempo. Elfyn largou muito bem na sexta-feira, considerando sua posição na estrada, embora eu saiba que ele gostaria de ter conquistado mais pontos. O desempenho do carro neste fim de semana foi excelente, nossos pilotos foram rápidos e isso nos dá muita confiança para o próximo evento em casa, o Rally da Finlândia”, completou.
O resultado também foi elogiado por Akio Toyoda, chefe da TOYOTA GAZOO Racing, que celebrou o segundo triunfo consecutivo de Rovanpera na atual temporada do Mundial de Rally. O dirigente ainda destaca que a próxima etapa, marcada para a Finlândia, casa da fabricante no campeonato, será de busca pela liderança do Mundial de Construtores.
“Parabéns a Kalle por vencerem duas etapas consecutivas. Seb completou em segundo, completando o 1-2. Com os pontos que eles conquistaram, diminuímos a vantagem para os líderes para apenas um ponto. Não conseguimos chegar ao Rally da Finlândia como líderes, espero que os fãs possam nos ver recuperar a primeira posição em nossa casa. Não resta muito tempo para nos prepararmos, mas tenho certeza de que a equipe vai conseguir fazer isso”, disse Toyoda.
A próxima etapa do WRC será o Rally da Finlândia, marcado para entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.
Por: Rodrigo Franca – RF1 Jornalismo