Vice-líder da Stock Car, Ricardo Zonta busca regularidade em Goiânia, pista onde já tem nove pódios

0

Um palco que traz grandes memórias para Ricardo Zonta. É onde a Stock Car vai realizar sua sexta etapa da temporada, no traçado misto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. O circuito de 3.835 metros e 12 curvas já foi palco de duas vitórias, uma pole e nove pódios do atual vice-líder do campeonato. E o piloto da equipe Shell-RCM quer mais neste fim de semana para seguir forte na luta pelo título.

Ricardo Zonta marcou sua pole position no circuito em 2020 e já venceu duas vezes, em 2017 e 2020. O piloto Shell, aliás foi o primeiro vencedor da atual geração de carros, que mescla o chassi tubular presente na Stock Car desde 2009 com a lataria dos modelos de rua; no caso de Zonta, o Toyota Corolla GRS. Será a despedida de Goiânia desses carros, já que a categoria planeja a estreia de um novo projeto para 2025, com um chassi completamente novo e carenagem baseada nos SUVs de produção.

O único porém deste fim de semana para Ricardo Zonta é o lastro de sucesso. Por ser o vice-líder do campeonato, o paranaense carrega 25 quilos extras no carro. A regularidade, então, será essencial nas duas corridas do fim de semana, que entregam muitos pontos. Dois bons resultados seriam perfeitos para manter uma posição entre os cinco primeiros na classificação do campeonato e, ao mesmo tempo, manter-se próximo de um eventual líder. Mas até mesmo a liderança é possível em Goiânia.

Vale lembrar que a etapa deste fim de semana estava programada para o anel externo, mas a organização da categoria decidiu correr no misto de Goiânia. Uma ajuda às equipes, que já andaram com o novo regulamento na abertura do campeonato, em março. A gestão dos botões de ultrapassagem não é mais um mistério.

A programação da etapa de Goiânia será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown e dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.

O que ele disse:

“Chegamos em Goiânia na vice-liderança do campeonato, em uma temporada extremamente equilibrada, em que a regularidade com o formato de duas corridas no final de semana é fundamental. Em Goiânia, temos um histórico muito positivo. Apesar de uma falha técnica na primeira etapa desse ano ter nos prejudicado, sempre tivemos bons resultados. A expectativa é voltarmos a liderança e seguirmos nessa crescente na disputa do título. Pela nossa posição no campeonato, levamos 25 kg de lastro de sucesso, o que muda bastante no comportamento do carro. Nosso trabalho é buscarmos um acerto para essa configuração para não perdermos velocidade.”
Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 6 – Goiânia, GO

Sexta-feira, 26 de julho:
08:30 – Shakedown
10:05 – Treino Livre 1
14:25 – Treino Livre 2

Sábado, 27 de julho:
11:25 – Classificação
15:30 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 28 de julho:
14:00 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade